Efeitos da suplementação com citrulina

12 de fevereiro de 2020
A cada dia conhecemos novos componentes da alimentação que possuem efeitos benéficos para a nutrição ou como suplementação esportiva. Hoje, falaremos da citrulina, elemento escondido em algumas frutas como, por exemplo, na melancia ou, em menor medida, no melão.

A citrulina malata é um composto formado da citrulina, um aminoácido de tipo não-essencial, e do malato, um ácido presente nos cítricos. A sua principal função é a síntese de arginina no organismo, indispensável para a atividade muscular como suporte metabólico.

No entanto, a L-citrulina é o aminoácido isolado sem as propriedades que lhe são fornecidas pelo ácido málico. As duas formas do produto são benéficas, mas a citrulina malata costuma levar a maiores benefícios. A escolha, sem dúvida, dependerá das preferências e necessidades de cada pessoa.

Podemos encontrar a citrulina malata tanto em certos produtos naturais (por exemplo, melancias, cebolas, alhos, leite, legumes, carne, peixe) quanto em comprimidos oupó para smoothies, como suplementos dietéticos e esportivos. A quantidade diária recomendada pode variar dependendo do sujeito e do objetivo.

Principais efeitos da citrulina

A sua ingestão proporciona melhores níveis de L-arginina, ornitina e óxido nítrico no sangue.Isso favorece o rendimento esportivo e a recuperação muscular. Além disso, no que se refere à saúde, ela causa melhorias orgânicas em diversos processos fisiológicos.

Redução da fadiga e da dor muscular

Por um lado, aumentar os níveis de arginina acelera processos fisiológicos como a recuperação muscular. Igualmente, a citrulina participa de reações metabólicas importantes na produção de ATP, fonte energética base do ser humano.

Efeitos da suplementação com citrulina

Aumento do fluxo sanguíneo e da oxigenação muscular

A arginina é um precursor da produção de óxido nítrico, que se encarrega de diversos processos, como, por exemplo, os seguintes:

Ao realizar tais processos, o fluxo de sangue no corpo aumenta e, assim, todas as tarefas ósseo-musculares da região exercitada são simplificadas.Aliás, é possível usá-la cotidianamente, na hora de fazer qualquer atividade.

Redução da pressão arterial

Outro benefício da citrulina é que ela melhora significativamente a pressão arterial nas pessoas hipertensas leves. Desse modo, ela propicia uma passagem adequada do sangue pelos vasos sanguíneos para a conservação da saúde.

Leve melhora em disfunções eréteis graças à citrulina

De acordo com um estudo especializado em urologia, os homens com problemas de ereção leves, ao serem tratados com citrulina, melhoraram significativamente. Isso nos leva a tirar certas conclusões de grande importância para a saúde sexual.

Desse modo, o poder da citrulina com um plano nutricional correto e um plano de treino estruturado poderia fazer com que muitos homens de meia idade com problemas de ereção pudessem levar uma vida sexual plena, sem a ingestão de medicamentos mais invasivos.

Melhora hormonal

Considera-se que a citrulina é um importante precursor do hormônio do crescimento. Entretanto, de acordo com os estudos, essas melhoras costumam ocorrer com a atividade física esportiva como intermediária. Se não existir tratamento com estímulo físico, os benefícios não são observados.

Por meio de todos os pontos comentados anteriormente,podemos afirmar que a citrulina é uma importante aliada da atividade física.

Além disso, é conveniente começar uma dieta rica nos demais nutrientes indispensáveis para o organismo. Isso porque sem um consumo adequado de proteínas, a citrulina não tem um campo de atuação tão amplo.

Eliminação de substâncias residuais

A citrulina ajuda a limpar o nosso organismo de radicais livres e subprodutos de processos essenciais,como, por exemplo, o dióxido de carbono, substâncias nitrogenadas ou aminoácidos degradados. Dessa forma, ela também poderia ter um objetivo depurativo pós-exercício.

Efeitos da suplementação com citrulina

A citrulina é um importante recurso nutricional

Em síntese, temos diante de nós um componente ideal para a saúde, ainda que precisemos seguir ao pé da letra a quantidade recomendada e achar o momento perfeito para a sua ingestão.

Na verdade, nos esportistas, parece ser mais adequado consumi-la antes do treino. Entretanto, consumir posteriormente também levará a vários benefícios.

A respeito de questões de nutrição e qualidade de vida, seria uma boa ideia combiná-la com as refeições básicas do dia a dia.

E, sem dúvida, tudo isso deveria ser acompanhado por um profissional de suplementação alimentar. É importante lembrar que a citrulina em doses desproporcionais poderia gerar problemas para o consumidor.

Por último, precisamos destacar a existência de uma doença não comum chamada citrulinemia,que é tratada com medicamentos que contêm citrulina e arginina em doses adequadas para cada sujeito. Às vezes, tal patologia só se manifesta na idade adulta, o que provoca um excesso de amoníaco no sangue.

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