Logo image
Logo image

Esporão do calcâneo: sintomas e tratamento

3 minutos
O esporão do calcâneo é algo realmente incômodo para aqueles que sofrem com esse problema, já que ele causa 'pontadas' na sola do pé ao caminhar.
Esporão do calcâneo: sintomas e tratamento
Última atualização: 02 julho, 2021

O esporão do calcâneo é um dos grandes responsáveis por dificultar a marcha. Esta é uma patologia bem conhecida que afeta muitas pessoas, tanto as que são atletas quanto aquelas que não são. Neste artigo, vamos dar todas as informações necessárias para que você saiba mais sobre essa condição.

O que é o esporão do calcâneo?

O esporão é definido como uma protrusão óssea, geralmente se referindo àquela que certas aves possuem nas patas. E o osso calcâneo é aquele que fica no calcanhar dos nossos pés. Assim, o esporão do calcâneo é uma protrusão óssea que surge em algum ponto do calcanhar.

Causas

O esporão surge quando há uma calcificação dos tendões. Isto é, devido à tração ou cargas excessivas, os tendões se degeneram e sofrem danos e as fibras são substituídas por um tecido mais duro. Esta é a maneira que o corpo possui para compensar esses danos e evitar rupturas.

Tendo isso em vista, existem dois tipos de esporão do calcâneo: um que aparece na base do osso calcâneo e outro que surge na parte posterior. O primeiro é muito mais comum do que o segundo, e é produzido pela calcificação da fáscia plantar, o tecido que recobre a planta do pé.

O primeiro passo consiste na temida fascite plantar, que se transformará no esporão se o tecido danificado for substituído pelo cálcio. No segundo caso, é o tendão de Aquiles que sofre esse dano e se calcifica.

E quais são as causas desse dano que o corpo tenta compensar?

  • Primeiramente, temos as patologias congênitas. Ter um pé cavo ou valgo nos predispõe ao esporão devido a uma distribuição incorreta das forças. Também estão incluídas nessa categoria as doenças reumáticas ou a frouxidão ligamentar, pelo mesmo motivo.
Some figure
  • O excesso de peso é outra causa do aparecimento do esporão, também devido à pressão excessiva que os tendões do pé precisam suportar.
  • Usar sapatos inadequados é a terceira causa. Quando a sola não acompanha o movimento natural do pé ou não amortece a planta do pé o suficiente, isso infligirá pequenos danos constantes.
  • Finalmente, temos o exercício repetitivo sobre superfícies duras. Por exemplo, o choque contínuo contra o asfalto pode, eventualmente, acabar causando essas microrrupturas que se calcificam.

Sintomas

O sintoma mais claro dessa patologia é a dor em forma de pontada na sola do pé. Embora o esporão em si seja indolor, a própria inflamação dos tendões e a irritação dos tecidos ao redor do esporão causam desconforto a cada passo dado.

A dor melhora com o repouso, mas assim que começarmos a andar novamente, e principalmente durante os primeiros passos, vamos ter a sensação de estar pisando sobre um prego. Como o seu principal sintoma é muito semelhante ao da fascite plantar, precisaremos passar por exames radiológicos para diferenciar qual é o nosso problema.

Tratamento do esporão do calcâneo

Existem muitas maneiras de abordar o tratamento do esporão do calcâneo. Em primeiro lugar, quando a dor é muito acentuada e a marcha se torna complicada, simplesmente devemos fazer repouso e tomar medicamentos anti-inflamatórios.

Então, poderemos recorrer à fisioterapia, que pode nos ajudar com uma combinação de alongamentos, terapia com frio ou calor – dependendo de se tratar de um processo agudo ou crônico –, ultrassom, ondas de choque ou lasers, entre outras técnicas.

Some figure

Além disso, se a principal causa for um problema com a curvatura do pé, será aconselhável consultar um podólogo que possa elaborar palmilhas personalizadas. Assim, a pisada será corrigida e, além de ajudar a curar o esporão, isso também evitará patologias futuras.

Como último recurso, existem infiltrações analgésicas, além de procedimentos cirúrgicos para remover o esporão. Uma vez que o problema estiver resolvido, devemos ter cuidado para evitar recorrências futuras.

Quanto à prevenção, além das palmilhas, devemos tentar emagrecer se estivermos com excesso de peso e nos certificarmos de praticar esportes com calçados adequados. Uma dieta rica em magnésio, silício e zinco, substâncias que ajudam a manter os músculos e tendões saudáveis, também pode nos ajudar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Orellana Molina A., Hernández Díaz A., Larrea Cox P.J., Fernández Yanes S., González Méndez B.M.. Infrared laser vs. acupuncture in the treatment of heel spurs. Rev. Soc. Esp. Dolor  [Internet]. 2010;  17( 2 ): 69-77.
  • Rodríguez Blanco Carlos E., Ojeda León Heriberto. Nueva técnica artroscópica para el síndrome del espolón del calcáneo. Rev. Cubana Ortop. Traumatol.  [Internet]. 2000;  14( 1-2 ): 51-55
  • Rodríguez Mansilla J., González Sánchez B., Toro García A., González López M. Eficacia de las ondas de choque como método de tratamiento en espolón calcáneo. Fisioterapia. 2014; Vol 36, Issue 3: 135-142

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.