Facilite sua recuperação muscular com esses exercícios

7 de setembro de 2019
Uma boa recuperação é a chave para voltar a dar 100% em seus treinos. No artigo a seguir, informamos tudo o que você precisa saber para aprimorar esse processo. Facilite sua recuperação muscular com essas dicas.

Se você quiser aproveitar ao máximo cada treino, também deve priorizar a recuperação muscular. Na verdade, é durante esse período que você obtém os resultados desejados, e não nos treinamentos.

Portanto, neste artigo, mostraremos como facilitar sua recuperação muscular com alguns exercícios. Então, tome nota e escolha o seu favorito!

O momento em que ocorre o crescimento muscular começa quando você termina os exercícios. No entanto, isso não pode ocorrer sem um protocolo de restauração adequado.

O descanso após o exercício é essencial para o reparo de músculos e tecidos e a construção de força. E claro, isso é ainda mais crítico depois de uma sessão de treinamento com pesos.

Entre outras coisas, é importante que, em rotinas de treinamento, você nunca trabalhe os mesmos grupos musculares dois dias seguidos.

Sem a recuperação, uma parte significativa do trabalho pode ser uma perda de tempo. Portanto, a recuperação muscular deve fazer parte de todos os planos de treinamento.

No entanto, há várias estratégias que os atletas podem usar e que levam à saúde muscular, uma vez que mesmo aspectos como a dieta podem afetar a restauração dos músculos. Dessa forma, saber o que fazer e quando fazer pode ajudar a evitar as lesões que atrasarão seu treinamento por semanas.

Facilite sua recuperação muscular com os melhores exercícios

Abaixo, apresentamos alguns trabalhos muito bons para facilitar a recuperação muscular:

1. Tratamentos de calor ou frio

Há uma razão pela qual muitos clubes de ginástica têm jacuzzis ou saunas. E a razão é porque o calor desses ambientes relaxantes pode ajudar a promover a restauração do tecido após o exercício, além de aumentar a circulação do corpo.

Outra opção menos confortável, mas extremamente eficaz, é o uso de tratamentos frios. Um de seus benefícios é que ele pode ajudar a diminuir a temperatura central do corpo. Além disso, uma segunda vantagem é que ele ajuda a reduzir a inflamação e promove a cicatrização no tecido que foi usado durante o treinamento.

2. Estique os músculos

O alongamento é uma maneira simples e rápida de ajudá-los a se recompor. Às vezes, após uma sessão de treinamento particularmente pesada, você pode sentir que alguns músculos estão doloridos e sensíveis.

facilite sua recuperação muscular com esses exercícios

Sob essas circunstâncias, instintivamente, você deve evitar usá-los e mobilizá-los. No entanto, isso fará com que os músculos doloridos se tornem mais rígidos.

O alongamento é uma das melhores técnicas de recuperação muscular para os atletas, porque ele melhora o crescimento muscular. Por essa razão, você deve esticar para ficar flexível e elástico. Comece cada dia e termine cada treino com uma rotina de alongamento.

3. Facilite sua recuperação muscular: atenção total

Em terceiro lugar, apresentamos a atenção plena como uma das melhores maneiras de se recompor das sessões de exercícios. Adicionar uma prática mental como essa para a rotina de exercícios pode ter grandes benefícios para qualquer atleta.

Não tenha nenhuma dúvida de que o fato de passar um tempo praticando exercícios mentais ou seguir um programa de meditação de atenção plena pode ajudar a acalmá-lo. Além disso, é uma excelente maneira de eliminar pensamentos ruins e reduzir a ansiedade.

4. Massagens

Finalmente, os atletas profissionais geralmente optam por massagens para facilitar a recuperação muscular após um treinamento intenso. Eles fazem o mesmo depois de participar de eventos esportivos.

Receber uma massagem pode ser uma das melhores técnicas de recuperação muscular para os atletas. Ela ajuda a tornar esse processo biológico mais eficiente.

facilite sua recuperação muscular com essas técnicas

Além de melhorar sua circulação, as massagens farão você se sentir bem e você poderá relaxar completamente, mental e muscularmente. Por exemplo, você pode começar testando exercícios de automassagem usando o rolo de espuma para aliviar a sensação de tensão.

Além dessa ideia, você deve saber que existem muitas técnicas que são usadas para massagear os músculos em áreas específicas.

Antes de terminar, lembramos que o mais importante é sempre ouvir o seu corpo. Além disso, não se esqueça de que qualquer rotina de recuperação após o exercício tem um grande impacto em seus ganhos de desempenho físico e esportivo.

Infelizmente, a maioria das pessoas não tem um plano de restauração após o exercício. Não espere mais, coloque essas dicas em prática e veja seus excelentes resultados!

  • Mehta, R. K., & Agnew, M. J. (2012). Influence of mental workload on muscle endurance, fatigue, and recovery during intermittent static work. European Journal of Applied Physiology112(8), 2891–2902. https://doi.org/10.1007/s00421-011-2264-x