Por que você não deve pular o café da manhã

28 de outubro de 2019
Você costuma incluir o café da manhã em suas refeições diárias? Caso não tenha esse hábito, está na hora de mudar, pois isso é muito prejudicial para a sua saúde

Tomar café da manhã tem um grande impacto em nosso desempenho durante o dia. Além de ser uma refeição simples, é um fator importante para garantir o bem-estar do corpo. No texto a seguir, você encontrará razões para não pular o café da manhã.

Ignorar a importância do café da manhã é muito ruim. No entanto, é algo que geralmente acontece. O ritmo atual da nossa vida nos leva a colocar o trabalho e outras atividades como prioridade em vez de cuidar do nosso corpo.

Consequências de pular o café da manhã, a refeição mais importante do dia

Você certamente já leu ou ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante que devemos fazer. De fato, o café da manhã é essencial para realizar inúmeros processos do organismo e, por sua vez, preservar a saúde.

Ignorar o café da manhã e pensar que você pode comer algo mais tarde é um erro que pode estar afetando negativamente o seu corpo. Aqui estão as razões pelas quais você deve sempre tomar café da manhã:

1. Ativa o metabolismo

Quando você acorda após uma noite de sono, seu nível de açúcar no sangue fica naturalmente baixo. O corpo usou as reservas de açúcar como combustível durante a noite, portanto, quando você acorda, seu metabolismo está lento.

Ao tomar um café da manhã nutritivo, o metabolismo é ativado e os valores de glicose começam a se estabilizar. Isso é importante para adquirir energia e enfrentar as atividades da sua rotina. Além disso, a ativação do metabolismo é essencial se você deseja perder peso.

Consequências de pular o café da manhã, a refeição mais importante do dia

2. Não pular o café da manhã ajuda o funcionamento do cérebro

O cérebro é um órgão complexo, que requer vários nutrientes para funcionar corretamente. Portanto, algumas pessoas experimentam problemas de concentração ou apresentam desempenho inferior se não tomam o café da manhã.

Além disso, tomar café da manhã otimiza o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central, melhora a memória e mantém você ativo.

3. Evita o mau humor

Certamente você notou que, quando não toma café da manhã ou está com muita fome, fica muito irritado e de mau humor. Isso ocorre por dois motivos:

  1. Falta de glicose para o funcionamento normal do cérebro.
  2. Liberação de hormônios do estresse para combater a falta de glicose.

Portanto, pular o café da manhã aumenta a probabilidade de você ficar chateado e estressado. Dessa forma, o café da manhã adquire mais importância para ficar com um humor melhor e lidar positivamente com as suas atividades do dia.

4. Não pular o café da manhã previne a inflamação

Não comer a primeira refeição do dia aumenta a inflamação. Isso ocorre porque o seu corpo passa muitas horas sem receber alimentos, o que favorece o acúmulo de gases.

Por outro lado, não tomar o café da manhã e contribuir para a inflamação pode fazer com que você corra maiores riscos de sofrer de diabetes ou obesidade, pois afeta o desempenho do seu metabolismo. Pensando nisso, é aconselhável tomar café da manhã – ainda melhor se for com alimentos ricos em fibras.

5. Você obtém vitaminas

Normalmente, os alimentos mais comuns consumidos no café da manhã, como ovos, suco de laranja, frutas, leite e cereais, contêm uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo.

Esse fato significa que o café da manhã não apenas é responsável por boa parte de nosso desempenho, mas também envolve a obtenção dos nutrientes necessários para manter o corpo em condições ideais. 

6. Menor risco de diabetes

Ao pular o café da manhã, aumentamos o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Antes da primeira refeição, o organismo está no “modo fome” devido às várias horas de sono. Dessa forma, não tomar café da manhã pode causar uma queda nos níveis de açúcar, o que tem consequências negativas a longo prazo.

Menor risco de diabetes

Todos os cafés da manhã são bons?

É importante notar que o simples fato de tomar café da manhã não implica em um metabolismo perfeito e um desempenho excelente. Você também deve levar em consideração o que come na primeira refeição do dia.

Se você toma um café da manhã cheio de alimentos ricos em aditivos químicos e calorias, não estará se beneficiando. O mais conveniente para você é consumir alimentos que forneçam mais nutrientes do que consequências prejudiciais ao seu corpo. Você pode incluir  frutas, cereais, proteínas e vegetais na sua primeira refeição do dia.

Por fim, lembre-se de que se você for do tipo de pessoa que não dá importância ao café da manhã, é hora de mudar isso para ter uma vida melhor. Você notará os resultados no curto prazo!