Como preparar molho de iogurte grego
Na Grécia, esse molho é conhecido como molho Tzatziki, mas na Turquia recebe o nome de Cacik. No resto do mundo ele é conhecido como molho de iogurte grego. Esse molho é um dos mais utilizados em receitas, como por exemplo no kebab. Aprenda como fazer a seguir!
Molho de iogurte grego: um exemplo de versatilidade
O molho de iogurte grego enriquece tanto as carnes brancas e vermelhas quanto os peixes e os frutos do mar. Ele costuma ser usadocomo um acompanhante do meze, que é uma seleção de petiscos variados que são servidos com uma bebida alcoólica – o Raki na Turquia ou o Ouzo na Grécia.
Em países como Jordânia, Síria, Palestina e Líbano, muitas vezes fazem parte das grandes festas para as quais se dedica muito tempo e esforço. O resultado é um produto com um sabor intenso.
Ele tem um sabor requintado e exclusivo, que, em muitos casos, sobrepõe-se nas refeições que acompanha devido à sua singularidade.
O prato mais popular que muitas vezes leva o molho de iogurte grego é o gyro. É a famosa carne assada de forma vertical, que hoje em dia é preparada praticamente em qualquer lugar do mundo onde a comida turca ou árabe é vendida.
Como é feito o molho Tzatziki
A sua preparação é extremamente simples, saudável e econômica. Ela é feita com ingredientes que muitas vezes já estão nas despensas da maioria dos fãs de culinária. O molho de iogurte grego, além de ser requintado, pode ser servido de várias maneiras.
Ingredientes:
- 2 iogurtes gregos
- 1 dente de alho
- 1 pepino ralado sem pele
- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã ou menta, bem picadas
- Meio limão (Uma dica opcional é substituir por 1 colher de sopa de vinagre branco).
- 1 colher de sopa de azeite de oliva ou azeite de girassol extra virgem
- Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
- O pepino deve ser bem lavado e passado pelo ralador. Toda a polpa deve ser colocada separadamente em um coador para escorrer.
- Elimine a maior quantidade de soro do iogurte. Para fazer isso, leve para a geladeira por duas ou três horas os recipientes com a preparação. Coloque preferencialmente em um coador grande. Você também pode usar um pano bem limpo para espremer o líquido do soro.
- Triture bem o dente de alho.
- Depois de escorrer, coloque em uma tigela os dois iogurtes e o pepino, juntamente com o alho triturado, o azeite e o vinagre branco ou o suco do limão. As folhas de hortelã ou de menta também devem ser adicionadas. Todos esses ingredientes devem ser misturados com um garfo, até atingir uma mistura homogênea.
- Mantenha a mistura na geladeira coberta com papel filme para consumir no dia seguinte. Recomenda-se servir em uma tigela de vidro, e colocar como decoração uma salsinha bem picada por cima.
Uma alternativa
No geral, as variações do molho de iogurte grego são feitas com os mesmos ingredientes básicos. Você só tem que variar as proporções, além de alguns elementos, buscando ajustar a receita ao paladar de quem vai saboreá-la. Uma dessas alternativas é o molho de iogurte grego e endro fresco com salmão defumado.
Ingredientes:
- 1 quilo de lombo de salmão com pele e sem espinhas
- 1 iogurte grego sabor natural
- ½ pepino ralado
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- Um pouco de tempero de pimenta
- ½ colher de chá de mostarda
- 1 dente de alho
- 100 gramas de endro fresco picado
- 2 colheres de chá de hortelã
- 1 toque de sal
- 1 pitada de açúcar
Modo de fazer:
- Coloque o salmão com a pele para baixo em uma assadeira. Deixe no forno por 25 minutos a uma temperatura de 180ºC. O ideal é que o forno conte com a função de vapor. Dessa maneira, todo o sabor do salmão será extraído sem secá-lo. Essa receita também pode ser feita em uma panela à vapor, com calor direto.
- Em uma tigela, adicione o iogurte grego, o pepino e o restante dos ingredientes. Misture bem.
- Uma vez que o salmão for servido, adicione o molho previamente decorado com um toque de endro.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.