Molho de alho-poró e açafrão: cheio de sabor e propriedades

· 13 de março de 2019
Vamos ver como fazer um delicioso molho de alho-poró e açafrão, bem como detalhar os benefícios que ele oferece para a sua saúde

O molho de alho-poró e açafrão é uma deliciosa receita que nos permite aproveitar as propriedades benéficas desses ingredientes, mas além disso é uma opção versátil para acompanhar carnes, frango, peixes, massas e vegetais em geral.

Benefícios do açafrão para a saúde

O açafrão é um condimento muito aromático e um corante natural, que traz uma cor amarela inconfundível às nossas receitas. Além de ser altamente valorizado na gastronomia internacional, ele também é usado como um remédio natural por causa dos seus muitos benefícios.

O açafrão é um excelente aliado da boa digestão, pois estimula a secreção de saliva e sucos gástricos. Além disso, ele também contém um componente chamado crocetina, que estimula a produção de bile e promove a digestão da gordura.

Outro benefício importante é que ele age como um hepatoprotetor natural e impede a formação de cálculos na vesícula biliar. Além disso, ele também é eficaz para melhorar a memória e assim evitar os sintomas de demência.

Benefícios do açafrão para a saúde

Devido ao seu alto teor de crocina, um composto com ação antioxidante, o açafrão ajuda a combater os radicais livres e os danos celulares. Por isso, é considerado um remédio natural para prevenir o câncer, as doenças degenerativas e, além disso, problemas cardiovasculares.

Propriedades do alho-poró

O alho-poró é um vegetal pertencente ao gênero Allium, que também inclui a cebola, a cebolinha e, é claro, o alho. Sua textura agradável e seu gosto agridoce podem ser usados em várias preparações. Mas além de sua aplicação culinária, o alho-poró também costuma ser usado para fins medicinais.

Para começar, o alho-poró é uma excelente fonte de fibras, por essa razão, ele melhora o trânsito intestinal e previne os efeitos da constipação. E, visto que é baixo em calorias, ele pode ser usado como um aliado para perder peso de forma saudável.

Da mesma forma que o alho, o alho-poró tem uma ação antibacteriana poderosa. Seus talos são ricos em alinase, um composto que, ao reagir com o oxigênio, forma um outro composto chamado alicina.

Devido ao seu teor de enxofre, a alicina é eficaz na prevenção e no tratamento de bactérias que afetam a pele, o trato respiratório e o trato gastrointestinal.

Propriedades do alho-poró

O alto teor de vitamina A confere ao alho-poró uma importante ação anti-infecciosa. Por isso, ele ajuda a preservar as membranas mucosas do trato urinário e digestivo, além de melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, o alho-poró também fornece vitamina C, ácido fólico, cálcio e potássio, nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico.

O alho-poró também tem um efeito diurético, sendo eficaz na prevenção de edemas causados pela retenção de líquido. Ele também ajuda a aliviar os sintomas de uma inflamação e ainda pode prevenir doenças renais.

E para aqueles que querem emagrecer, o alho-poró é indicado a fim de desintoxicar o corpo e reduzir os inchaços.

Receita de molho de alho-poró e açafrão

Ingredientes:

  • Dois alhos-poró (separar apenas a parte branca e cortar em fatias)
  • Fio de açafrão
  • 50 gramas de manteiga
  • Duas colheres (sopa) de azeite de oliva
  • ¼ xícara de vinho branco
  • Uma colher de sopa de amido de milho
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma frigideira ou panela pequena, refogue o alho-poró cortado em fatias com o azeite de oliva. Idealmente, as fatias não devem ser desmanchadas, para dessa forma resistirem melhor ao cozimento e não queimar. Também aproveitamos a oportunidade para temperar com sal e pimenta a gosto.
  2. Quando o alho-poró estiver dourado, retire do fogo e reserve.
  3. Em seguida, adicione a manteiga, espere que derreta e então adicione o vinho branco. Imediatamente, abaixamos o fogo e deixamos os líquidos reduzirem.
  4. Dissolva o amido de milho com o caldo em qualquer recipiente e então adicione ao molho reduzido anteriormente.
  5. Quando o molho começar a engrossar e adquirir consistência, adicione os fios de açafrão e desligue o fogo. Então, cubra a panela e deixe que os sabores e aromas se concentrem antes de usar o molho.

Já temos um molho de alho-poró e açafrão delicioso e prático para acompanhar nossas refeições. Esta receita é perfeita para acompanhar carne vermelha, frango e peixes, como por exemplo salmão, atum e merluza com acompanhamentos como saladas leves até um clássico purê de batatas, ou então um simples arroz integral.