Dietas saudáveis que vão ajudar você a perder peso

· 1 de agosto de 2018
As dietas que ajudam você a perder peso de maneira saudável fazem com que você permaneça por mais tempo emagrecendo. Isso porque não são dietas rigorosas, mas sim mudanças de hábitos acompanhas de orientações de um especialista.

Dietas que ajudam você perder muito peso em um curto espaço de tempo não são dietas saudáveis. Elas tendem a causar um efeito-sanfona, ou seja, fazem você retornar ao seu peso inicial quando deixar de seguir a dieta.

Se você está pensando em perder peso, a primeira coisa que você deve fazer é analisar seus objetivos rigorosamente. Além disso, deve se conscientizar que terá que mudar algumas coisas na sua vida diária e não ter pressa para perder o peso. Assim, você poderá melhorar a sua saúde com uma redução de peso seguindo uma dessas dietas saudáveis.

Em primeiro lugar, um ritmo adequado é perder cerca de meio quilo por semana, o que seria dois quilos por mês. Dietas saudáveis trabalham nesse parâmetro. Embora você deva ter em mente que cada organismo é diferente e você pode perder mais peso em uma semana e na próxima ficar estagnado, não é por causa disso que você tem que se desanimar e abandonar seus novos hábitos saudáveis.

mulher medindo barriga

Não se trata de seguir dietas rigorosas em que determinados alimentos são proibidos.

Trata-se de comer alimentos de todos os grupos para obter todos os nutrientes que nosso corpo precisa, mas tentando consumir menor quantidade de calorias do que gastamos. Para isso, podemos evitar açúcares e gorduras, especialmente aquelas que não são saudáveis.

Alimentos que estão presentes em dietas saudáveis

Laticínios

De preferência desnatados (leite, iogurte e queijo 0% de gordura). Se você ingerir bebidas vegetais, escolha aquelas enriquecidas com cálcio.

Verduras

Todos os vegetais são recomendados. Estão incluídos tanto no almoço quanto no jantar como prato principal, desde folhas para salada, tomate e pepino… até legumes como berinjela ou abobrinha e também cogumelos.

Frutas

Todas as frutas também são recomendadas. O ideal é ingerir 2 ou 3 porções por dia. Você pode consumi-las como sobremesa ou entre as refeições. Elas são um lanchinho ideal.

mulher com várias frutas e uma balança na mão

Cereais, legumes e tubérculos

Este grupo de alimentos é de onde tiramos mais energia. Precisamos ingeri-los para que o organismo possa funcionar. No entanto, devemos controlar a quantidade para que o corpo possa aproveitar as reservas de energia (gordura acumulada) e, portanto, perder peso.

A quantidade que deve ser adicionada no almoço e no jantar é a medida de um punho: arroz, macarrão, cuscuz, pão de preferência integral, leguminosas (lentilhas, grão de bico ou feijão) e batata.

Proteínas

  • Ovos: de 3 a 4 ovos por semana.
  • Carnes: De preferência brancas (frango ou peru) e no máximo duas porções de carne vermelha.
  • Peixe: Aumente o seu consumo, substituindo a carne. Tente comer, pelo menos, 3 vezes por semana peixe branco (merluza, linguado, bacalhau …) e 1 ou 2 vezes peixes gordurosos (salmão, anchova…)
  • Frutos do mar: você pode também incorporá-los em suas receitas. Além do peixe branco temos as lulas, os camarões …

Azeites e gorduras

O mais recomendado é o azeite de oliva (de preferência cru), mesmo assim é preciso moderar na quantidade consumida pois ele é muito calórico. O consumo não deve ultrapassar 2 ou 3 colheres de sopa por dia. Você também pode acrescentar, de vez em quando, um pouco de abacate ou um punhado de frutas secas, torradas ou cruas.

receita de abacate com iogurte

Como preparar a nossa comida

Tão importante quanto escolher alimentos é cozinhá-los corretamente. O cozimento mais recomendado é aquele que pode ser feito com baixo teor de gordura.

Use a chapa e o forno. Você pode cozinhar à vapor ou ferver. A dica para cozinhar com pouco óleo é cozinhar com fogo baixo, retirar de vez em quando e acrescentar um pouco de caldo, se você observar que está seco ou grudando. Para realizar uma dieta, você tem que ter à disposição sempre frutas e legumes em casa para a hora que bater a fome.

Se você vai a um restaurante, escolha primeiro a salada, e, em seguida, algum grelhado ou assado ou carpaccio. Tente não beber mais de um copo de vinho e beba água. E se você for convidado para ir à casa de alguém, basta comer porções moderadas.

Outros hábitos saudáveis

Praticar exercícios físicos vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Não só aumenta o gasto energético como também é um hábito saudável recomendável para todos.

Além disso, mantém você em forma, melhora sua massa muscular, o seu sistema cardiorrespiratório e psicologicamente é um grande aliado: ajuda a aliviar a tensão e a melhorar a sua percepção da imagem corporal.

Portanto, é importante que você encontre um exercício que você goste, caso contrário, você vai acabar procurando desculpas para não o fazer. Os benefícios do esporte se multiplicam se você gostar de fazer o exercício físico.

Há uma infinidade de esportes como alternativas. E se você não puder fazer exercícios físicos de forma planejada, caminhe mais e suba escadas no seu dia a dia. Esse hábito aliado a hábitos de dietas saudáveis deixará você em forma rapidamente!