Benefícios de substituir os molhos por especiarias e condimentos

· 5 de abril de 2019
Podemos preparar em casa molhos com temperos e condimentos mais leves e saudáveis que os molhos que compramos no supermercado; a solução para tornar a nossa dieta mais saudável é quase sempre caseira e, além disso, você sempre nota o toque especial no paladar

Comer saudável não significa desistir do sabor e se conformar com legumes cozidos no vapor e frango cozido. Uma das melhores maneiras de adicionar sabor e cor às nossas refeições e continuar a comer de forma saudável e deliciosa é substituir os molhos comerciais por especiarias e condimentos.

Para substituir sal, molhos comerciais e açúcar, temos uma variedade incrível de condimentos e temperos. Estes produtos naturais não só dão sabor, cor e aroma, eles também possuem muitas propriedades nutricionais.

Mulher fazendo molho

Por que devemos substituir os molhos comerciais por especiarias e condimentos?

Conservantes são aqueles produtos químicos usados ​​para preservar alimentos. Alguns deles são: monoglutamato de sódio, nitrito e nitrato de sódio. Estes e outros aditivos e corantes são prejudiciais à nossa saúde.

Esse tipo de produto pode originar e potencializar doenças crônicas. É o caso do nitrito e do nitrato de sódio que, quando combinados com sucos gástricos e enzimas, tornam-se agentes cancerígenos.

Molhos comerciais geralmente contêm conservantes, corantes e outros aditivos químicos. Eles também têm altos níveis de açúcar e sal em sua composição, elementos que aumentam o aparecimento da obesidade e do diabetes.

Alguns benefícios das especiarias e condimentos

  • Pimenta caiena e açafrão podem ser usados ​​em muitos pratos, como sopas, ensopados e saladas. Entre suas propriedades está a capacidade de influenciar o metabolismo para ajudar a queimar gordura de forma eficaz e natural.
  • Especiarias reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, com os benefícios que isso implica. Elas reduzem a inflamação e a dor associadas à artrite, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
  • A pimenta não deve faltar quando se trata de substituir molhos comerciais por especiarias e condimentos. É ideal para leguminosas, elaborações de vegetais e peixe. Também é antioxidante, antibacteriana e ajuda na digestão.
  • O grão de mostarda, com seu sabor peculiar, pode ser usado como complemento em saladas, maioneses e molhos. Tem um efeito benéfico na condição da pele e do cabelo, incluindo no alívio dos sintomas da psoríase e da dermatite.
Substituir os molhos por especiarias e condimentos

  • A raiz-forte tem um alto valor nutricional, é cheia de vitaminas e minerais: vitamina C, ácido fólico, potássio, cálcio, magnésio, zinco e manganês, entre outros. É frequentemente usada em saladas, sanduíches e hambúrgueres. Diminui a pressão arterial e alivia doenças respiratórias.
  • Cominho é o acompanhamento perfeito para carnes e ensopados de legumes. Ajuda a desintoxicar o corpo, previne o acúmulo de gordura corporal e influencia positivamente os processos digestivos.
  • O alho é um antibiótico natural e é uma prática comum comê-lo cru em saladas para melhorar o sistema circulatório. É perfeito para dar um toque mais intenso aos molhos pelo seu sabor característico.
  • O gengibre é um antioxidante natural, tem grande efeito sobre os radicais livres e é usado em ensopados ​​e sopas, e também em infusões.

Molhos caseiros de especiarias e condimentos

Uma vez que já conhecemos as propriedades nutricionais e medicinais das especiarias e condimentos, podemos começar nosso experimento de combinar texturas e sabores.

O molho de tomate, maionese e mostarda são molhos de uso diário em nossas casas. Nós frequentemente os usamos em diferentes pratos e em diferentes combinações.

Quando preparamos um molho em casa, recebemos dois benefícios ao mesmo tempo: substituir os molhos comerciais por condimentos e temperos e se beneficiar de suas contribuições nutricionais.

Molho de tomate

É muito fácil e rápido de fazer, nós apenas temos que cozinhar esses ingredientes naturais: tomate, alho, mel, limão, pimenta e cravo moído.

Mantenha no fogo por cerca de 50 minutos em fogo baixo, até que o molho engrosse. Passe a mistura resultante em um liquidificador ou moedor para dar mais suavidade e armazene em um recipiente de vidro.

Molho de tomate caseiro

Mostarda

Para conseguir uma saudável mostarda caseira, misture em uma tigela: sementes de mostarda, água, casca de limão e vinagre. Mexa até obter uma pasta homogênea.

Maionese

A maionese caseira é considerada uma gordura saudável, devido ao seu alto teor de vitamina E, ômega 6 e antioxidantes. Para prepará-la precisamos de: ovos, limão, mostarda, pimenta e azeite. Em um liquidificador misture os ingredientes, exceto o azeite, que será incorporado pouco a pouco até o molho emulsionar.