As incríveis propriedades da stévia, a melhor opção de adoçante

· 11 de outubro de 2018
A stévia é uma planta indígena do Paraguai, e é possível cultivá-la facilmente. Você só precisa de um sistema de irrigação de acordo com a estação e mantê-la à temperatura ambiente.

A stévia é um produto que se destaca pela sua capacidade de adoçar de forma natural e saudável. Por isso, é considerado um dos alimentos com maior demanda do século XXI, embora muitos especialistas ainda duvidem de sua qualidade.

O consumo diário de stévia é aconselhável?

Você pode tomar stévia no dia a dia, porque ela fornece muitas propriedades saudáveis. Como regra geral, sugere-se que a proporção seja de 4 mg por kg de peso. Também é possível fazer infusões e tomá-la uma vez ao dia.

Em alguns lugares, a stévia começa a ser usada como tratamento terapêutico contra o diabetes. Com relação aos possíveis rumores de efeitos colaterais contra a fertilidade do homem, já existem estudos que os descartaram.

Benefícios da stévia na nossa dieta

A eficácia deste produto é tal que até a União Europeia o aprovou como um aditivo para alimentos. Em seguida, veremos as propriedades da stévia mais importantes.

Previne a obesidade

O nível de calorias da stévia é muito baixo. Esta planta é completamente natural e não contém elementos químicos que prejudicam a saúde. Evita o ganho de peso, porque o corpo não recebe glicose e o corpo começa a queimar o que está armazenado nas áreas gordurosas. Também ajuda a ter uma dieta saudável.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

O consumo diário de stévia permite que os níveis de glicose se mantenham baixos. Alguns nutricionistas apontam ainda que seu consumo é capaz de reduzir a glicose, o que torna o diabetes uma doença curável.

Melhora a pressão arterial

A ingestão diária de stévia combinada com atividade física faz com que a pressão arterial permaneça baixa. Entre outras coisas, porque as folhas desta planta contêm uma substância muito benéfica contra a hipertensão.

Protege a saúde bucal

Quando comemos alimentos com uma quantidade elevada de açúcar, geramos uma placa bacteriana na boca. Isso desencadeia doenças periodontais, cavidades e outras doenças em nossa saúde bucal ao longo do tempo.

A stévia age como uma barreira para a produção de microrganismos infecciosos. Atualmente também é usada como enxaguante bucal, para ajudar a manter a higiene adequada.

Substitui o açúcar branco refinado

Uma das vantagens de consumir stévia é que dá doçura às comidas e alimentos. E tudo isso de forma saudável, sem aditivos químicos ou comerciais.

Mulher com dor de cabeça no trabalho

Há uma série de receitas para cozinhar nas quais o uso específico da stévia é proposto. Embora haja opiniões no sentido de que traz um sabor diferente do açúcar, a realidade é que se integra perfeitamente em todos os tipos de sobremesas.

Evita o contágio de infecção

A stévia é ideal para combater certas bactérias, como Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Além disso, funciona como um poderoso antioxidante para combater toxinas e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Mantém o couro cabeludo saudável

O cabelo é uma imagem da nossa higiene geral e mantê-lo saudável nem sempre é fácil. Por isso, graças à stevia, conseguimos que os fios do nosso cabelo pareçam rejuvenescidos e mais fortes.

Outras propriedades da stévia

A inclusão de stévia em alimentos e bebidas também ajuda a combater a retenção de líquidos. Além disso, reduz os níveis de ácido úrico, promove a purificação da urina como laxante e promove o trânsito intestinal.

Entre as propriedades da stévia também está a ajuda contra possíveis alergias, especialmente aquelas que são causados ​​por ácaros. Com a chegada da primavera, fortaleceremos nossa resistência às alergias se usarmos stévia em vez de açúcar.

As propriedades da stevia são múltiplas e, com o passar dos anos, mais benefícios são descobertos. Agora, em caso de qualquer dúvida com situações pessoais particulares, a melhor coisa é sempre consultar o médico.