Sua dieta não está funcionando? Veja o que pode estar acontecendo

· 1 de setembro de 2018
Descubra quais são os erros que você pode estar cometendo para a dieta não funcionar. Você não deve deixar a frustração de não perder peso fazer com que você abandone a dieta. Conserte essas falhas para emagrecer da maneira mais eficaz.

É comum começar uma dieta e com o passar dos dias ver que a dieta não está funcionando. Isso se deve ao fato de que algo está sendo feito do jeito errado. Para que você consiga perder peso de uma forma mais eficaz, vamos te dar a seguir uma série de razões pelas quais a dieta não tem o resultado que você quer.

Por que sua dieta não está funcionando?

1. Você não faz o exercício necessário

Querer emagrecer é, para muitas pessoas, um sinônimo de procurar uma alimentação saudável. A realidade é que perder peso inclui, além de uma alimentação saudável, fazer exercícios de forma regular. Se você está de dieta e não está obtendo os resultados desejados, provavelmente é porque você não está fazendo o exercício necessário.

É aconselhável se exercitar durante uma hora por dia. Se você não costuma se exercitar e não está em boa forma física, pode caminhar em ritmo acelerado ou correr por alguns minutos e, quando se sentir cansado, continuar caminhando. Se você alternar os dois exercícios, com o passar do tempo você vai conseguir correr durante uma hora completa.

A questão do exercício físico é que para emagrecer precisamos criar um déficit calórico, e sem exercício isso é muito mais difícil.

Amigas caminhando no parque

Fazendo exercícios regularmente, conseguiremos emagrecer mais facilmente. Além disso, a pele fica tonificada e se torna mais firme. É uma maneira eficaz de acabar com a celulite ou a flacidez da pele, tão comum nas pessoas que estão perdendo peso.

2. Você consome muitos alimentos processados

Outra razão pela qual a dieta não está funcionando pode ser porque você consome muitos alimentos processados. Normalmente, quando iniciamos uma dieta, deixamos de consumir alimentos processados não saudáveis, como por exemplo o fast food ou os refrigerantes açucarados.

Por outro lado, há certos alimentos que, embora pareçam saudáveis, na verdade estão nos impedindo de atingir as metas estabelecidas pela dieta. São alimentos processados que contêm uma grande quantidade de açúcares e gorduras adicionadas. Alguns desses alimentos podem ser os seguintes:

  • Sucos industrializados. Eles contêm uma grande quantidade de açúcar adicionado. Isso significa que o teor de açúcar é muito mais alto do que aquele que a fruta contém naturalmente.
  • Cereais matinais. Assim como os sucos industrializados, esses cereais contêm muito açúcar. Opte por opções naturais e integrais.
  • Sorvetes. Eles contêm muita gordura e açúcar. Preparar um sorvete caseiro de fruta é muito fácil. Faça você mesmo para se refrescar de forma saudável durante o verão.

Esses e outros produtos processados podem ser o motivo pelo qual sua dieta não está funcionando.

3. Você não come a quantidade adequada

Devemos banir de uma vez por todas a crença de que comer uma quantidade mínima de alimentos ajuda a perder peso. Se você não comer a quantidade suficiente, só vai conseguir ter pouca energia, se sentir cansado e ter muito mais chances de ter doenças como a anemia, por exemplo.

Mulher fazendo um prato de vegetais e legumes

Se sua dieta não está funcionando, talvez seja porque você não está comendo a quantidade adequada em cada uma das refeições. Esta quantidade deve estar relacionada ao número de calorias que você vai queimar depois de ter comido.

É por isso que o café da manhã deve ser uma refeição reforçada. Vamos deixar aqui várias propostas de café da manhã saudável para você dar uma olhada e assim saber como começar o dia com energia.

Outro dos erros que geralmente são cometidos no momento de fazer uma dieta é fazer jantares muito pesados. Devemos ter em mente que depois do jantar não vamos nos exercitar, mas sim apenas descansar. É por isso que o jantar deve ser leve.

As receitas mais pesadas devem ser reservadas para o café da manhã ou o almoço. Entre estas duas refeições, você deve tomar algum lanche, como por exemplo um pedaço de fruta, uma pequena torrada ou algum alimento similar.

Você deve fazer a mesma coisa entre o almoço e o jantar. Assim, quando chegar a hora da última refeição do dia, você vai estar satisfeito e um jantar leve será o suficiente. Outro aspecto a ter em mente é que você não deve pular nenhuma refeição. Ao contrário de perder mais peso, o que você vai conseguir é não emagrecer da maneira desejada.