Conheça 7 benefícios do exercício aeróbico

· 24 de julho de 2018
Vamos rever os múltiplos benefícios da prática do exercício aeróbico, que além de nos ajudar a desestressar, pode até melhorar a saúde do nosso coração

Popularmente chamado de ‘cardio’, o exercício aeróbico é necessário para melhorar a função cardiorrespiratória e permite a queima de uma grande quantidade de calorias. Neste artigo vamos te contar quais são os benefícios do exercício aeróbico, que sempre deve ser feito, não importando qual seja o nosso objetivo.

O que é o exercício aeróbico?

Em primeiro lugar, seria bom definir este tipo de exercício que, ao contrário do anaeróbico, não aumenta a massa muscular. No entanto, as pessoas que têm interesse em ter mais músculos (ou que eles fiquem mais definidos) também devem praticá-lo.

Isso se deve ao fato de que os exercícios aeróbicos servem para conseguir uma maior resistência. Desta forma, o corpo terá mais oxigênio e energia para levantar pesos.

Os exercícios aeróbicos podem ser divididos de acordo com sua intensidade e, para saber qual estamos fazendo, devemos primeiro identificar nossos batimentos cardíacos por minuto em estado de repouso (BPM). O cálculo é muito fácil: você deve subtrair sua idade de 220 se for homem ou de 210 se for mulher. Por exemplo, em um homem de 30 anos, suas pulsações normais são de 180 por minuto. Em uma mulher de 45 anos, 165.

Com base nesses parâmetros é que encontramos três tipos de exercícios aeróbicos: leve (não superior a 60% dos BPM), moderado (entre 60 e 75%) e forte (entre 75 e 85%). Embora se pense o contrário, os resultados e benefícios são melhores ao se realizar rotinas moderadas.

Algumas das modalidades que podemos encontrar nos exercícios aeróbicos são natação, remo, andar de bicicleta, esqui, escalada, subir escadas, dançar, correr, jogar tênis, squash ou praticar o HIIT.

Benefícios do exercício aeróbico

Alunas fazendo aula de exercício aeróbico na academia

Entre os benefícios do exercício aeróbico para o organismo, podemos destacar os seguintes, embora, é claro, existam muitos mais:

1. Melhora a saúde do coração

Quando uma pessoa faz esse tipo de exercício, seu corpo todo se beneficia; no entanto, o órgão que recebe as maiores vantagens é o coração e, claro, o sistema circulatório em geral.

Ao nos exercitar moderadamente, obtemos mais oxigênio nas nossas veias e o sangue pode circular sem problemas. O batimento cardíaco será mais forte e teremos mais resistência para qualquer atividade, dentro ou fora da academia. Além disso, nossa pressão arterial ficará equilibrada.

2. Queima gordura

Esta é a razão pela qual as pessoas que querem perder peso fazem exercícios aeróbicos: eles têm a capacidade de eliminar muitas calorias, e com isso também a gordura que se acumula em diferentes partes do corpo.

Dependendo da da modalidade que realizemos, podemos diminuir os tamanhos e os quilos mais facilmente, embora, é claro, para isso devemos comer melhor e deixar de lado alguns hábitos prejudiciais de forma que aconteça um déficit calórico diário – não adianta comer tudo o que gastamos na academia depois dela.

3. Traz felicidade

Amigas felizes com roupa de academia

Embora possa parecer estranho, outro dos benefícios do exercício aeróbico é que, no final do treino, ficamos de com um humor. Por quê? Porque nosso corpo libera certos hormônios como a oxitocina, o que nos deixa felizes. É ideal para depois de um dia cansativo no escritório.

4. Reduz o colesterol

Com as artérias livres de gordura, os exercícios deste tipo têm a capacidade de aumentar o colesterol ‘bom’ ou HDL e diminuir o ‘ruim’ ou LDL. Para isso, também é essencial ter uma dieta saudável.

5. Controla o açúcar no sangue

Outro dos benefícios do exercício aeróbico é relacionado à circulação sanguínea. Pessoas com diabetes tipo II reduzem os picos de glicose graças a uma rotina que inclua exercícios cardio.

6. Evita doenças virais

O exercício deste tipo também tem efeitos positivos sobre o nosso sistema imunológico; portanto, praticar em qualquer época do ano – mas especialmente no inverno – é o melhor remédio contra doenças virais, como o resfriado.

7. Fortalece os ossos e relaxa os músculos

Podemos realizar exercícios aeróbicos e aproveitar seus benefícios em qualquer idade, embora após os 45 anos ele seja mais do que necessário. Isso porque permite uma maior absorção de cálcio para evitar fraturas e ajuda a ter mais flexibilidade nos músculos.