Benefícios de reduzir o consumo de açúcar adicionado

· 3 de agosto de 2018
O açúcar adicionado é todo aquele açúcar que não se encontra naturalmente em um alimento, isto é, é a quantidade que é acrescentada artificialmente durante a elaboração do produto.

O açúcar se tornou essencial em qualquer preparação. É por isso que no final do dia consumimos uma quantidade muito maior desse alimento do que a recomendada. Reduzir o consumo de açúcar adicionado tem um efeito positivo em nosso organismo. É por isso que hoje nós te contaremos como ingerir menos açúcar ao mesmo tempo que explicaremos as mudanças que você notará no seu organismo.

Estamos cientes de todo o açúcar que consumimos?

Com o açúcar adicionado, é possível fazer com que a comida seja mais palatável e tenha um sabor mais agradável. Nos últimos tempos, os açúcares adicionados invadiram as prateleiras de todos os supermercados.

Não importa em qual seção nós estamos: carnes, embutidos, lanches, bolos, laticínios… O açúcar adicionado está presente em praticamente todos os alimentos. Então, para a pergunta que fizemos no início: estamos cientes de todo o açúcar que consumimos? A resposta é um sonoro NÃO.

Vários embutidos como salames e linguiças

Na maioria das vezes que nós comemos açúcar, não estamos cientes disso. Assim, nós te encorajamos a fazer uma experiência. Abra a sua geladeira e verifique os ingredientes de todos os alimentos que estão nela. Você ficará surpreso ao ver como todos os produtos incluem adição de açúcar. Até mesmo os produtos salgados que supostamente não deveriam incluí-lo.

Como podemos reduzir o consumo de açúcar?

Uma vez cientes de todos os açúcares que consumimos, é hora de reduzir o seu consumo. Assim como você pôde verificar anteriormente, todos os produtos incluem, em maior ou menor grau, açúcares adicionados. Esse fato faz com que eliminá-los da dieta, ou pelo menos reduzi-los, seja uma missão quase impossível.

Vários cubinhos de açúcar

Para reduzir o consumo de açúcar adicionado, no entanto, basta ir ao supermercado habitual e comprar os alimentos cujo rótulo indique que eles não contêm açúcares além daqueles próprios do alimento. Certamente a princípio você achará difícil encontrar esses alimentos e vai levar mais tempo para fazer a compra. Depois de algumas vezes você já saberá quais alimentos são adequados e quais não são.

A compra será um pouco mais cara, mas vale a pena. Ainda que você tenha que gastar um pouco mais de dinheiro, seu corpo irá agradecer. Além disso, você imediatamente começará a notar os benefícios como resultado da redução do consumo de açúcar adicionado.

Razões pelas quais diminuir o consumo de açúcar adicionado

Se depois de tudo o que dissemos você ainda estiver em dúvida se você deve reduzir o consumo de açúcar ou não, então te mostraremos as razões pelas quais você deve banir este ingrediente do seu dia a dia.

  • Contribui para a perda de peso. Os açúcares adicionados são responsáveis por adicionar uma grande quantidade de calorias a qualquer alimento. Se você está fazendo dieta e quer perder peso, deve evitar alimentos com alto teor de açúcar e então trocá-los por aqueles cujos recipientes indiquem que eles não incluem mais açúcares do que aqueles que estão naturalmente presentes.
  • Evita o sobrepeso e a obesidade. Os açúcares adicionados, além de aumentar o número de calorias, não trazem nada de positivo ao corpo. É por isso que eles são um dos principais culpados das altas taxas de sobrepeso e obesidade. A isto devemos acrescentar que o fast food inclui uma grande quantidade de açúcares, o que o torna ainda menos saudável.
  • Diminui o risco de ter diabetes. O diabetes é uma doença cada vez mais generalizada. Os diabéticos sabem como é cada vez mais difícil se alimentar sem ingerir açúcares adicionados. Uma dieta sem esses açúcares impede a resistência à insulina.
  • Evita a compulsão alimentar ou as “vontades”. O açúcar é um alimento altamente viciante. É por isso que quando estamos com fome, ficamos nervosos ou simplesmente temos vontade de comer alguma coisa, geralmente queremos comer algo doce. Horas depois, nosso estômago volta a pedir mais comida desse tipo. Não comer alimentos açucarados fará com que não tenhamos essas vontades nem tenhamos a necessidade de comer compulsivamente. Isso é muito importante para as pessoas com ansiedade ou que estejam fazendo uma dieta.