Como diminuir a retenção de líquidos com a alimentação

· 6 de julho de 2018
Veja alguns alimentos que devem estar presentes na sua dieta para contribuir e ajudar a eliminar a retenção de líquidos, um dos problemas mais incômodos e frequentes na população.

A retenção de líquidos é um acúmulo anormal de água no corpo que, apesar de ser muito comum, na maioria dos casos não está associado a doenças graves. Mesmo assim, pode causar muitos incômodos. Hoje veremos como diminuir a retenção de líquidos a partir da nossa alimentação.

Este sintoma pode ocorrer devido a múltiplos fatores, alguns dos quais podem ser modificados, como a alimentação. Uma dieta baseada em alimentos processados – como o consumo frequente de açúcar, farinhas e óleos refinados – acompanhada do sedentarismo é um dos fatores que mais influenciam essa questão.

Causas da retenção de líquidos

  • Passar muitas horas em pé ou sentada ou ter um estilo de vida sedentário.
  • Consumo de certos medicamentos, como estrogênios, corticoides, anti-inflamatórios, medicamentos para a pressão arterial.
  • Doenças derivadas do coração, fígado ou rins, bem como alteração da tireoide.
  • Alterações hormonais, como gravidez ou ovulação.
  • Hidratação incorreta.
  • Alto consumo de alimentos ricos em sal.
  • Níveis baixos de proteínas no sangue causados por má nutrição.
Uma cesta de petisco empanado e calórico

Ao escolher esses alimentos é importante saber que eles podem causar inchaços e isso se deve à sua composição. Para diminuir a retenção de líquidos com a alimentação devemos atentar para:

  • Quantidade de água
  • Teor de potássio: é um mineral que está envolvido na regulação dos níveis de água em diferentes compartimentos corporais.
  • Teor de substâncias depurativas

Alimentos para diminuir a retenção de líquidos

1- Melancia

Devido ao seu alto teor de água, possui capacidade diurética e, portanto, nos ajudará a eliminar a retenção de líquidos.

2- Abacaxi

Tem compostos como a bromelaína, que ajuda na digestão, e vitamina C e manganês, que nos ajudam a reduzir a retenção de líquidos.

Além disso possuem uma grande quantidade de fibras, ajudando-nos contra a constipação, que, por sua vez, serve como um depurador do corpo, causando uma melhora na circulação.

3- Uva

Importante fonte de potássio.

4- Abacate

É uma das frutas mais ricas em potássio, com alta concentração por 100 g de alimento, o que fará com que ele seja importante na nossa dieta. Esse mineral nos ajuda com a regulação dos fluidos corporais.

Creme de abacate batido em um copo

5- Frutas cítricas

A laranja, os morangos ou o kiwi são alguns exemplos de frutas cítricas que, graças ao seu alto teor de vitamina C, beneficiam o funcionamento dos rins e, portanto, se somados ao seu teor de água, favorecem a eliminação de líquidos.

6- Tomate:

Ele é muito rico em potássio, razão pela qual é recomendado para diminuir a retenção de líquidos. Também promove o funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do corpo.

7- Aipo

95% deste alimento é água e, portanto, é essencial para ajudar a eliminar líquidos. Além disso, seu teor de vitamina K melhora a circulação sanguínea e, por consequência, a eliminação de toxinas. Esses dois aspectos também ajudam a reduzir a retenção.

8- Espinafre e acelga

Mais dois exemplos de alimentos ricos em vitamina K que, como o aipo, são benéficos para a circulação sanguínea.

9- Alcachofras

Ajudam na eliminação de toxinas pelo fígado, o que leva a uma melhor depuração do sangue a nível renal e indiretamente à eliminação da água retida.

10- Aspargos

Devido ao seu alto teor de fibra, potássio e vitamina C, tem propriedades diuréticas que favorecem a eliminação de toxinas através da urina, aumentando o seu volume.