9 dicas para melhorar sua técnica de natação
Em muitas ocasiões, apesar de as pessoas treinarem duramente, elas não podem conseguem mais rápido ou melhorar sua técnica de natação.
Melhorar a técnica resultará, no entanto, não apenas em um estilo muito melhor do ponto de vista estético, mas também em uma maneira de progredir de forma mais eficiente e confortável para o nadador.
As melhores dicas para melhorar sua técnica de natação
Aumentar o número de dias de treinamento
Para melhorar sua técnica de natação, o mais recomendado é começar com dois dias de treinamento; então aumentar gradualmente até atingir cinco dias por semana.
Não exceda os cinco dias por semana, pois é uma atividade benéfica, mas extremamente desgastante. É preciso lembrar que os músculos precisam de um tempo prudente para se recuperar.
Dividir os movimentos das braçadas
Uma das dicas mais importantes é dividir os movimentos das braçadas e concentrar-se total e individualmente em cada uma delas.
Como dividir os movimentos? Mentalmente, o nadador deve se concentrar e estabelecer várias etapas. Por exemplo, um dos movimentos é o momento de inserir a mão na água, outro a respiração, a braçada e finalmente a recuperação do braço.
Abrir as axilas
Abrir as axilas é uma das melhores maneiras de melhorar sua técnica de natação. Existem diferentes exercícios que facilitam a melhoria dessa habilidade.
O objetivo disso é melhorar a propulsão; para isso, as axilas devem ser mantidas separadas quando a mão que está fazendo a empunhadura estiver posicionada ou apontando para o fundo.
Coloque os cotovelos no alto
No estilo de natação conhecido como livre, é importante colocar os cotovelos para o alto. Neste caso, devemos ter uma boa concentração ao respirar, bem como manter a cabeça na mesma posição sem tentar movê-la.
Manter o cotovelo alto torna mais fácil coletar a água de antemão, o que se traduz em um impulso maior em cada braçada.
Dicas para melhorar a técnica de natação
O segredo da respiração
Com o passar do tempo, muitos dos aspectos que inicialmente preocupavam o nadador passam a ser dominados; esse é o caso da respiração. No entanto, em muitas ocasiões, é difícil adaptar-se a ela e obter um equilíbrio perfeito.
A verdade é que a respiração é algo muito pessoal e cada nadador deve descobrir seu próprio ritmo. É aconselhável concentrar-se e respirar pelo menos a cada três braçadas.
Não sobrecarregue o corpo
É importante que o nadador não sobrecarregue seu corpo com exercícios extenuantes. O treinamento para melhorar sua técnica de natação deve ser, acima de tudo, inteligente. Isso significa que você não deve fazer sessões de natação depois de ter praticado outros exercícios ou esportes como spinning ou corrida, por exemplo.
Mantenha sua cabeça fixa
Algumas variáveis são fundamentais no momento de praticar estilos de natação, como livre ou costas, como é o caso de quando a cabeça fica completamente fixa. É o corpo que deve girar sobre o quadril e não a cabeça sobre o corpo.
No caso do nado livre, é recomendado que o ombro esteja alinhado com o resto do corpo. Isso não apenas facilitará um impulso melhor e mais eficaz, mas também diminuirá as chances de lesões.
Acelere sua mão dentro da água
Para conseguir maior impulso, uma das dicas mais recomendadas é acelerar a mão assim que ela entrar em contato com a água. O percurso deve começar em baixa velocidade e aumentar a intensidade, até que uma pressão maior seja obtida e, com isso, um impulso maior.
O chute do nado livre
No estilo nado livre, o chute é uma parte fundamental para atingir os objetivos. Deve nascer com força dos quadris e não dos joelhos. Não dobre os joelhos, pois além de possíveis lesões isso também gera resistência e reduz a velocidade.
Com estas dicas simples, será possível melhorar a sua técnica de natação. Na prática, a natação é considerada uma das disciplinas esportivas mais completas e exigentes.
Seja no modo profissional ou simplesmente como hobby, é uma atividade que exige comprometimento, perseverança e muita paciência. Com o conselho certo e aperfeiçoando a técnica, é possível alcançar os objetivos com maior facilidade.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.