Conheça quais são os benefícios da hidroginástica

· 15 de julho de 2018
Essa prática aquática traz muitos benefícios para o nosso corpo, incluindo a redução do estresse e, assim como todas as modalidades aquáticas, uma diversão extra por acontecer na piscina

É hora de conhecer os benefícios da hidroginástica. Esta é uma modalidade que consiste em se exercitar na água, mais precisamente em uma piscina. Embora no começo fosse praticada por pessoas da terceira idade, atualmente todos desfrutam de seus benefícios.

O que é a hidroginástica?

Primeiramente, é útil se informar sobre este tipo de exercício que está tão na moda nos últimos tempos. A modalidade aeróbica aquática, hidroginástica ou aquaerobic em inglês, é um esporte que combina todos os benefícios da natação bem como das atividades aeróbicas.

Pessoas fazendo hidroginástica na piscina de um hotel

Como a aeróbica tradicional trazia como resultado problemas nas articulações dos joelhos e da coluna vertebral para algumas pessoas, ela foi então transportada para o ambiente aquático, onde os movimentos são menos bruscos. Assim, as dores ósseas e musculares foram reduzidas.

A hidroginástica pode ser praticada tanto ao ar livre quanto em uma piscina fechada, mas é muito importante que a água esteja em uma temperatura morna para evitar tonturas, exaustão ou dificuldades respiratórias.

Embora seja possível dizer que a hidroginástica é um exercício aeróbico transferido para uma piscina, a verdade é que são necessárias outras habilidades para praticá-la, como por exemplo flutuar, saber se mover na água, submergir, etc.

Durante a aula, diferentes acessórios também podem ser utilizados, como por exemplo halteres, cilindros de espuma, tornozeleiras, luvas de neoprene e até mesmo, em alguns casos, bicicletas ergométricas. As sessões de hidroginástica são feitas em grupos e diversos exercícios de intensidade variada são realizados, conforme a idade e as habilidades daqueles que a praticam.

Quais são os benefícios da hidroginástica

Dizem que a hidroginástica tem mais vantagens do que a natação, já que esta última sobrecarrega os músculos e não é tão sociável. Mas esses não são os únicos benefícios da hidroginástica:

1. Melhora a circulação sanguínea

Pessoas que apresentam problemas circulatórios nas pernas, como por exemplo varizes ou mau retorno venoso, podem ser muito beneficiadas com a prática da hidroginástica. Isso ocorre porque a água realiza uma massagem nas extremidades e além disso permite mobilizar os músculos mais facilmente.

2. Tonifica os músculos

Quando a água em movimento faz pressão sobre nossos músculos, eles se tonificam e se fortalecem. O exercício feito na piscina, portanto, tonifica tanto quanto a ioga ou o pilates.

3. Reduz o estresse e melhora o humor

Foi comprovado que nadar ou estar em contato com a água reduz o estresse, a ansiedade e o nervosismo. Inclusive ajuda a dormir melhor em caso de insônia. Assim que a aula termina, algumas pessoas se sentem com mais energia. Mas, em qualquer caso, elas experimentam tranquilidade e serenidade.

Da mesma forma, após a sessão na piscina é possível experimentar uma melhora no humor, menor propensão para a depressão e angústia, resolução dos problemas e otimismo.

4. Melhora a coordenação, os reflexos e a elasticidade

Esses benefícios da hidroginástica são muito importantes para os idosos, visto que eles percebem mudanças no dia a dia por coordenar os movimentos, alongar ou dobrar os membros, etc. Os exercícios são lentos e ajudam a concentrar a atenção em alguns grupos musculares ao mesmo tempo. Por exemplo, deve-se mover um braço para cima enquanto o outro deve ser movido para baixo.

5. Mantém em forma

Muitas pessoas com idade avançada sofrem de sobrepeso porque não realizam nenhum tipo de exercício. Isso não acontece quando elas experimentam a hidroginástica e a praticam periodicamente. Ainda que seja uma modalidade de baixo impacto, ela permite que os músculos continuem se movimentando e pode, portanto, ajudar a retornar ao peso ideal ou parar de aumentá-lo.

Figura da anatomia humana mostrando os ossos

6. Ajuda com problemas ósseos

Tanto se você tiver artrite quanto osteoporose, o exercício aeróbico na piscina é muito benéfico, porque durante a aula o corpo se movimenta com a ajuda da água e assim as habituais dores físicas ou os impedimentos físicos dessas doenças são reduzidos.