Como não se lesionar: evite 7 erros comuns ao praticar exercícios

· 9 de julho de 2018
Quando fazemos esportes, especialmente se não temos muita experiência com alguma modalidade e não temos alguém para nos orientar, costumamos cometer erros que podem causar desconfortos e lesões a curto e médio prazo.

Praticar esportes parece simples, mas quando entramos nesse mundo percebemos que não é tão simples assim. Há muitos erros que cometemos ao praticar exercícios, o que gera muitas possibilidades de se lesionar. Se quer saber como não se lesionar, siga essas dicas simples sobre quais são esses erros e como resolvê-los.

Como não se lesionar? Corrija esses erros

Não aquecer

Começar uma sessão de exercícios sem aquecimento é um dos erros mais comuns. Se você está atrás de dicas de como não se lesionar, a primeira delas é aquecer. Entrar em um movimento intenso sem antes se preparar para isso é colocar o músculo em estado de choque, ele pode não saber como reagir e responder com uma ruptura ou uma lesão.

Menino jovem alongando na academia

O aquecimento é importante, tanto quanto ou mais do que alongamento. É uma maneira de preparar gradualmente os músculos e fluidos do seu corpo para o exercício intenso que você fará mais tarde.

Não usar roupas e calçados adequados

Quando vamos comprar roupas esportivas ou calçados, tendemos a escolher o que gostamos ou achamos que vamos usar. Se você gosta de moda, não precisa desistir do seu visual quando compra roupas esportivas. Mas no mercado há todo tipo de opção, inclusive opões inadequadas, e você precisa saber qual delas será boa para você.

Por exemplo, nem todos os tênis são adequados para todos os tipos de esportes, nem todas as calças são adequadas para todos os exercícios. Você pode perguntar aos professores da academia ou pesquisar na internet para saber que tipo de calçado e roupa esportiva você precisa. Não falamos apenas de conforto, mas também de como não se lesionar.

Homem praticante de corrida amarrando o tênis ao nascer do sol

Não se hidratar

Beber pelo menos dois litros de água por dia é necessário, mas também é necessário se hidratar durante o exercício. O suor consiste em toxinas e fluidos que eliminamos do nosso corpo durante o exercício, um fluido que devemos substituir.

Há mitos que dizem que beber líquidos enquanto estamos praticando esportes é ruim, não isso não poderia estar mais longe da verdade. O corpo precisa se manter em seu estado ideal enquanto pratica exercícios, e uma das maneiras de fazer isso é reabastecer o que perde, neste caso, os fluidos.

Fazer a mesma rotina

O corpo se acostuma quando realizamos sempre os mesmos exercícios, e estes já não darão resultados. Para não cometer este erro, temos que criar, ou pedir a um professor da academia para nos ajudar a criar, uma série de exercícios diferente para cada um dos dias que vamos para a academia.

Não é difícil, isso deve incluir dez minutos de aquecimento, vinte minutos de recuperação e cinco minutos de alongamento. No meio dela, você poderia, por exemplo, um dia trabalhar pernas, no dia seguinte braços, o outro abdominal ou ir para uma aula … O importante é não cair na rotina.

Exagerar no peso

Quando queremos tonificar o corpo com pesos mas ao mesmo tempo que nos preocupamos em saber como não se lesionar, não podemos cair no erro de pensar que levantar mais peso é mais eficaz. O corpo pedirá os quilos que ele pode suportar. Não se preocupe se a princípio você não pode pegar muito pesado, à medida que avança, você verá que pode ir pegando mais.

Mulher fazendo agachamento com barra de peso nas costas

Uma maneira de aumentar gradualmente o peso nas máquinas é diminuir as repetições e adicionar mais quilos. Por exemplo, se na máquina abdutora você levantar 35 quilos com quinze repetições, eleve 2,5 quilos e faça doze repetições, 5 quilos a mais e faça dez, e coloque 7,5 quilos a mais fazendo oito repetições.

Não fazer uma rotina de resfriamento

Quando passamos por um treino difícil de exercícios, precisamos restaurar nosso corpo ao seu estado normal, especialmente no que diz respeito à frequência cardíaca.

Escolher por exemplo uma máquina de cardio para isso é aconselhável e provavelmente a melhor maneira de fazê-lo. Cerca de 15 a 20 minutos serão suficientes em um ritmo mais lento do que quando estamos no meio do treinamento, mas sem diminuir muito o ritmo.

Não alongar

Muitos esquecem de se alongar, e esse é o maior erro que podemos cometer quando pensamos em como não se lesionar. Deixar a academia sem alongamento pode causar lesões graves. Por quê? Porque o músculo permanece em tensão e qualquer pequeno gesto ruim que fizermos no caminho para casa poderia causar dores.

Não se esqueça de seguir estas dicas não apenas para evitar lesões, mas para evitar os erros que cometemos ao fazer exercícios e proporcionar saúde ao seu corpo.