Truques mentais para manter um bom desempenho

8 de maio de 2019
É possível aprender a gerenciar melhor a negatividade e manter o desempenho mesmo nos momentos difíceis com a ajuda de alguns truques mentais. A chave está em colocá-los em prática e persistir.

Para alcançar um objetivo é necessário aprender a lidar com fracassos. Caso contrário, podemos perder a motivação e sabotar o processo na primeira falha, além de acabar abandonando aquilo que desejávamos alcançar. Portanto, é conveniente conhecer e colocar em prática alguns truques mentais para um bom desempenho.

Os pensamentos negativos são muito comuns. O problema surge quando eles se tornam uma força que afeta o desempenho e que nos impede de ver o lado positivo das coisas ou superá-las.

Nesse sentido, os truques mentais são ferramentas que visam ajudar a gerenciar melhor esses pensamentos e a aproveitá-los da melhor forma para continuar progredindo.

Para manter um bom desempenho é necessário não só ter uma boa saúde física, mas também psíquica. Ao desfrutar de um bem-estar completo, você poderá ter um melhor rendimento e, assim, aproveitar o processo.

Usar a negatividade para progredir?

Quando você sentir que os pensamentos negativos estão afetando o seu treino, faça uma pausa e analise cuidadosamente o que está te incomodando. Lembre-se de que esconder os pensamentos negativos servirá apenas como uma cortina de fumaça que, mais cedo ou mais tarde, vai se dissipar e revelar o problema novamente.

Uma vez identificado o problema, é necessário agir para deixar as preocupações para trás e seguir em frente. E, caso seja uma situação que, por algum motivo, você não possa mudar, então tome alguns segundos para aceitar que há coisas que simplesmente não estão ao nosso alcance.

Tenha em mente que você não precisa se sentir mal por causa de algo que não pode ser mudado.

Antes de conhecer os truques mentais para combater a negatividade e manter o desempenho, é necessário que você entenda que você tem o controle da sua mente. Isso significa que você deve compreender que você tem a força e a capacidade para lidar com os pensamentos negativos e usá-los até mesmo como um combustível para continuar.

Hoje em dia, o taijitu é um símbolo bem conhecido. Estamos falando do famoso círculo com uma metade branca e uma metade preta, que na verdade representam dois peixes.

Cada parte é chamada de uma forma: a branca é ‘yin’ e a preta é ‘yang’. Em cada uma das partes há um ponto da cor oposta, que representa a presença do bem no mal e do mal no bem.

Usar a negatividade para progredir

E o que esse símbolo tem a ver com os truques mentais para manter um bom desempenho e alcançar objetivos? Pois bem, ele é um pequeno lembrete de que o negativo sempre estará presente e de que não devemos reprimi-lo, mas simplesmente tentar manter um equilíbrio para evitar que ele ganhe o domínio absoluto.

A importância da ajuda profissional

Embora os truques mentais sejam de grande ajuda para te manter no ‘caminho certo’ em direção ao objetivo, caso eles não sejam suficientes você não deve descartar a ajuda de um profissional.

Ir a um psicólogo quando a negatividade parece escapar completamente do seu controle é a melhor solução, já que você receberá uma atenção especializada, um diagnóstico preciso e também evitará um agravamento da situação.

Truques mentais para manter o desempenho físico

Existem diferentes truques mentais que você pode aplicar para combater os pensamentos negativos. Porém, lembre-se de que o mais importante é tentar mantê-los ao longo do tempo, e não aplicá-los uma vez só.

Esse é o nosso conselho para que eles possam fornecer resultados. A ideia é assimilá-los como parte dos hábitos cotidianos para que, dessa forma, não seja difícil realizá-los.

Recomendamos que você aplique um truque de cada vez. Uma vez que você tenha dominado um, você será capaz de passar para o próximo e assim sucessivamente, até que você possa adicionar vários ao seu dia a dia.

1. Procure a catarse

Truques mentais para o desempenho físico

Frequentemente muitas pessoas deixam os pensamentos negativos se acumularem e não os liberam adequadamente. Em um certo momento elas não aguentam mais e se deixam abater, e assim o treino é mais afetado do que nunca. Por isso, é necessário aprender a nos libertarmos de tudo aquilo que nos desagrada ou perturba, pouco a pouco.

A fadiga mental acumulada pode influenciar no aparecimento de distúrbios psicossomáticos, como o estresse crônico, por exemplo. Então, procure a melhor maneira de fazer a catarse e deixar a negatividade ir embora.

Converse com alguém sobre os pensamentos que te impedem de avançar e não perca a oportunidade de colocar as mãos à obra para resolver o problema. Algumas das melhores maneiras de liberar a tensão emocional são: dançar, cantar, ler, desenhar, pintar, entre outros.

2. Pense no que realmente te faz feliz

Pense no que realmente te faz feliz

Certamente os pensamentos negativos podem fazer com que você se esqueça de elementos muito importantes da sua vida, inclusive aqueles que te fazem feliz. Por isso, encontre tranquilidade em pensamentos simples, porém poderosos, que podem te fazer sorrir.

Assim, pense em tudo o que você já conseguiu, o quão longe você chegou, em todas as coisas que você conquistou e nas pessoas que te fazem feliz. Não se esqueça do quanto você vale e de como você é incrível, e também de que, com saúde, você pode superar todas as adversidades.

3. Lembre de momentos de superação

Os pensamentos negativos que você possa ter não são mais fortes do que você

Quando você sentir que um pensamento negativo está travando o seu processo, lembre de momentos de superação. Lembre-se de todas as vezes que você pensou que não aguentaria um problema e da imensa satisfação que você sentiu ao superá-lo.

Também lembre-se dos momentos difíceis nos quais você não conseguia ver a luz no fim do túnel e mesmo assim não se acovardou, mas sim lutou e conseguiu vencer. Saiba, com toda a certeza, que os pensamentos negativos não são mais fortes do que você.

De fato, os pensamentos negativos são como os cupins; se você não combatê-los, eles acabam destruindo a sua casa. Portanto, não deixe de colocar em prática tantos truques mentais quanto forem necessários para manter o seu bem-estar.

A respiração, outra grande aliada

Sem dúvida uma forma de aumentar o efeito positivo dos truques mentais é praticar técnicas de respiração profunda. Para isso, basta ter dedicação, concentração e paciência.

Mas você não precisa se tornar um especialista da noite para o dia; você só precisa ter em mente o grande benefício que essas técnicas proporcionam e ser perseverante para avançar pouco a pouco.