Dicas para alterar os seus hábitos nutricionais

· 14 de abril de 2019
Antes de fazer uma dieta mágica, daquelas que aparecem em revistas ou que funcionou com o seu melhor amigo, recomendamos que você mude os seus hábitos nutricionais. Ou seja, coma alimentos saudável de forma regular. Os  efeitos serão muito mais importantes e duradouros.

Viver de dieta não é a melhor maneira de obter resultados a longo prazo. Além disso, alterar os seus hábitos nutricionais é uma alternativa que, mesmo que não gere efeitos imediatamente visíveis, produz resultados que serão mantidos a longo prazo.

Emagrecer não combina com seguir a dieta da moda

Quando um novo ano começa, ou após o nosso aniversário, criamos metas como por exemplo perder aqueles quilinhos extras. Como acreditamos que a única maneira de conseguir isso é escolhendo uma dieta restritiva, optamos por essa suposta “solução” e sofremos muito durante todo o processo.

Se, em vez disso, você optar por mudar os seus hábitos nutricionais, os resultados virão sozinhos, sem muito esforço, e o que é melhor, de forma duradoura. Isso porque com as típicas dietas “restritivas” é mais provável acontecer o efeito rebote. Isto é, quando acaba a dieta, os quilos voltam.

Comidas saudáveis

O problema é que nos dias de hoje queremos resultados urgentes e imediatos. Queremos emagrecer tão rápido quanto o fast-foods que pedimos chega em casa.

Mas o efeito de uma dieta “relâmpago” é tão efêmero quanto falso. Sim, é verdade que elas podem nos ajudar a emagrecer. Mas a que preço? A que devemos renunciar para ficarmos mais magros por mais tempo?

Dicas para mudar os seus hábitos nutricionais

Talvez você queira perder peso ou queira se curar de alguma doença digestiva, intestinal ou do fígado. Ao mudar os seus hábitos nutricionais, você verá que aos poucos todo o seu corpo começa a funcionar melhor.

Além de você emagrecer, deixará de sofrer dores de estômago, e você também vai se sentir com mais energia. Irão diminuir as chances de ficar doente, e sua pele ficará muito mais bonita.

  1. Crie novos hábitos saudáveis

Dietas restritivas, como o seu nome indica, reduzem a quantidade ou os tipos de alimentos “permitidos” que podemos consumir. Ter saudáveis hábitos significa que você pode comer o que quiser, desde que as quantidades sejam moderadas.

Lutar anos e anos contra os hábitos nocivos, como comer junk food ou beber muito álcool, é bastante difícil. Não é uma mudança que pode ser feita de um dia para o outro, nem é aconselhável que seja.

A melhor coisa que você pode fazer para mudar os seus hábitos nutricionais é adicionar novos costumes. Por exemplo, beba uma vitamina de frutas no café da manhã, troque o pão branco pelo integral, consuma uma xícara de café menor do que o habitual, coma mais cedo, etc.

Planejamento alimentar

  1. Faça mudanças graduais

Não se trata de uma competição ou de uma prova de velocidade. As modificações que você fizer devem ser  tranquilas, nem um pouco drásticas. Se você parar de beber café de um dia para o outro, vai sofrer de abstinência. Isso porque o seu cérebro se sentia muito bem com a cafeína.

As mudanças muito bruscas não servem para alcançar resultados a longo prazo. Você vai sofrer muito, e diante da primeira adversidade, você vai abandonar a corrida.

Podemos dizer que alterar os seus hábitos nutricionais é como uma maratona: requer muita resistência e progresso lento. É o caso contrário das corridas explosivas de 100 metros!

  1. Não sofra

Um dos principais problemas de dietas é que elas que não nos permitem aproveitar o processo. Elas exigem parar de comer coisas que causam a obesidade, o aumento do colesterol ou dores de estômago. Mas quando não gostamos de algo, encontramos milhares de desculpas para parar de fazer aquilo.

Mudar significa encontrar alternativas com as quais nos sintamos melhor. Não fique com vontade de comer uma batata frita e se conforme com uma salada. Você pode consumir uma porção menor e complementar com um prato saudável.

Mulher sofrendo com hábitos nutricionais

  1. Não se sinta obrigado a nada

O melhor momento para mudar os seus hábitos nutricionais é antes de sofrer de excesso de peso ou de hipertensão. Por quê? Talvez porque você não vai sentir que é uma obrigação. Muitas pessoas fazem dieta quando vão ao médico e recebem exames não muito positivos. Mas na primeira oportunidade eles desistem!

Para modificar os seus hábitos, você deve estar convencido de que isso será bom para a sua saúde. Informe-se, pesquise dados, consulte pessoas que se alimentam melhor. Com certeza você conseguirá começar a implementar vários hábitos saudáveis.