Como superar a preguiça e ser mais produtivo

· 8 de junho de 2019
Você é dessas pessoas que têm dificuldade para se concentrar em uma tarefa? Se este for o seu caso, talvez as dicas a seguir possam te ajudar a multiplicar os resultados das suas horas de trabalho e treino.

A produtividade é um fator chave para alcançar objetivos na vida. Como nem sempre é fácil obtê-la na medida adequada, neste artigo vamos mostrar como evitar que a preguiça te atrapalhe e você possa ser mais produtivo. Continue lendo!

Para conseguir algo, há uma série de ações que devemos executar. Às vezes acontece de diferentes aspectos nos distraírem do objetivo e causarem uma espécie de letargia ou aborrecimento. Isso leva a outros inconvenientes, tais como a procrastinação, a perda do interesse, entre outros.

Por essa razão, devemos estar constantemente em busca de elementos que nos afastem da preguiça e que nos permitam manter o foco, com a finalidade de sermos produtivos.

Embora o ser humano não seja perfeito, é possível fazer um esforço para melhorar a cada dia. Portanto, a preguiça não é um fator positivo, e é necessário que você trabalhe para eliminá-la da sua rotina o mais rápido possível.

Estabeleça metas que te motivem

Uma das razões pelas quais a preguiça surge é a falta de motivação. Certamente, você já sentiu preguiça de estudar um assunto na escola porque ele parecia chato; mais especificamente, você sentiu preguiça porque o assunto não te motivava de forma alguma.

Portanto, as coisas que você deseja alcançar devem te motivar o suficiente para que você sinta vontade de trabalhar nisso e para que não surja nenhum sentimento negativo a respeito.

Porém, podem surgir circunstâncias nas quais devemos fazer ou alcançar coisas, independentemente de gostarmos delas ou não. Nesse caso, é necessário lidar com a situação e encontrar uma maneira de estimular a motivação, seja através de recompensas, companhia ou outros.

Estabeleça metas que te motivem

Siga uma rotina

Ter uma rotina estabelecida pode dissipar a preguiça. Isso ocorre porque você já tem um momento determinado para essa tarefa específica.

A princípio, você pode não sentir vontade de fazê-la; mas, nesse momento, você deve ser disciplinado e cumprir o cronograma estabelecido. Uma vez que você começar a agir dessa maneira, isso se tornará um hábito e será muito mais simples de continuar.

Seja organizado para ser mais produtivo

Acumular muitos deveres ou ter tarefas muito elaboradas é complicado; principalmente porque uma tarefa grande demais pode fazer com que você se sinta sobrecarregado. Diante dessa situação, você começa a dar desculpas para não fazê-la ou para atrasá-la.

Dessa forma, o melhor a fazer é dividir a tarefa em pequenos segmentos que você possa fazer facilmente. Por sua vez, você deve se organizar e planejar como irá executá-los. A organização é um fator importante para que você se mantenha concentrado no que deve fazer.

Descanso e alimentação

O excesso de cansaço é um túnel onde você não deve entrar, já que isso tem efeitos negativos, tanto mentalmente quanto fisicamente. Por esta razão, é importante que você tenha um bom período de descanso para recuperar as forças e a energia.

A alimentação e o descanso são valores que devem estar em equilíbrio para evitar a preguiça. Se não fornecermos nutrientes ao nosso corpo para que ele funcione, é muito provável que nos sintamos cansados e fracos. Portanto, manter uma dieta balanceada e descansar o suficiente faz toda a diferença.

Afaste as distrações

A televisão, as redes sociais e o celular são distrações que ocupam um tempo valioso que você poderia usar para avançar nas suas responsabilidades. Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, é melhor deixar de lado esses elementos na hora de trabalhar nas suas tarefas ou de treinar.

Manter-se concentrado não só permite que você se conecte com o que está fazendo, como também permite que você progrida muito mais confortavelmente do que se estivesse parando a toda hora porque você está distraído com outras coisas. Desta forma, os resultados serão de melhor qualidade e você será mais produtivo.

Afaste as distrações

Se você quer ser mais produtivo, coloque o comprometimento acima de tudo

O comprometimento é uma das melhores maneiras de combater a preguiça. Ao estar realmente imerso nas suas responsabilidades, você entende que você não deve perder tempo simplesmente por preguiça de fazer as coisas.

Pelo contrário, o sentimento de comprometimento fortalece o desejo de dar o melhor de si, de atingir os objetivos e de crescer na área em que você atua ou no que você se propôs a fazer. Portanto, você deve criar um comprometimento com todas as suas metas a fim de manter um vínculo com elas.

Ser mais produtivo se torna algo simples se você mantiver essas dicas em mente e, acima de tudo, se você tiver disciplina e confiança em si mesmo. Lembre-se de que, para conseguir coisas incríveis, você deve fazer um grande esforço, mas, sem dúvida, a recompensa e a satisfação vão valer a pena.

  • Subbarao, M. (2006). Focusing techniques. Optical Engineering32(11), 2824. https://doi.org/10.1117/12.147706
  • Lunenburg, F. (2011). Goal setting theory of motivation. International Journal of Management, Business, and Administration, 15, 1–6. Retrieved from http://www.managementstudyguide.com/goal-setting-theory-motivation.htm
  • Locke, E. A. (1996). Motivation through conscious goal setting. Applied and Preventive Psychology, 5(2), 117–124. https://doi.org/10.1016/S0962-1849(96)80005-9
  • Katz, A. J. (2018). Setting Goals. In Experiential Group Therapy Interventions with DBT (pp. 67–77). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781351183345-9