Alcance seus objetivos fitness seguindo essas dicas

· 27 de fevereiro de 2019
Em muitas ocasiões manter o nível físico conseguido pode ser até mais difícil do que alcançá-lo, visto que regredir é muito mais rápido que avançar e, psicologicamente, isso pode ser um duro golpe que nos dificulte tentar novamente com a mesma convicção.

Assim como em qualquer outro projeto de vida, para alcançar objetivos fitness, um plano de trabalho específico deve ser traçado. É preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e definir uma metodologia a ser seguida.

Não é aconselhável deixar nada nas mãos do acaso, por isso é conveniente levar em conta a maior quantidade de variáveis, bem como ter em mente medidas destinadas a serem aplicadas em caso de qualquer eventualidade ou problema.

O objetivo de conseguir a condição física ideal e uma barriga chapada requer perseverança e determinação. Essa não é uma meta estática, ou seja, não é como uma montanha que uma vez escalada, já não há mais nada a ser feito.

Definir objetivos

Pode parecer estranho mas, para alcançar objetivos fitness, é bem possível tomar como exemplo as linhas de ação de um projeto de negócios. Entre as primeiras questões que devem ser respondidas estão: o que se pretende alcançar e por quê?

O objetivo geral poderia ser: ter um corpo perfeitamente tonificado. Mas, para alcançar esse cenário, é preciso seguir uma série de pequenos passos. Esses seriam micro metas que vão permitir, progressivamente, a conquista do prêmio principal.

Garota com prancheta na academia

Seja realista

Cada pequena meta deve ser mensurável e verificável; e ainda mais importante, elas devem ser metas plausíveis. O fato de criar planos de ação com propostas muito ambiciosas é o primeiro passo para não alcançar os objetivos fitness.

Um plano irreal, por exemplo, é planejar perder 10 quilos em uma semana. Um plano mais ajustado ao mundo real seria planejar perder entre um ou dois quilos a cada sete dias. É igualmente um pequeno objetivo mais fácil de acompanhar, sem ter que esperar por longos períodos de tempo para poder verificar.

Chaves para alcançar os objetivos

  • Hidratar-se corretamente: não há treinos de trabalho físico que possam ser cumpridos se o corpo não tiver líquido suficiente para realizá-los. Isso exige suprimir consideravelmente o consumo de bebidas gaseificadas e refrigerantes.
  • É igualmente fundamental controlar o consumo de álcool. Para a sede não há nada melhor do que a água.
  • Planeje as refeições com antecedência: antes de ir ao supermercado, é preciso saber quais ingredientes são necessários para preparar um cardápio balanceado. O que igualmente envolve a elaboração de um plano de refeições (semanal, quinzenal ou mensal). Ele deve ter tudo o que é necessário para uma nutrição adequada.
  • Exercício e diversão: não há objetivos fitness que não exijam suar a camisa; mas isso não precisa implicar sofrimento. Para que os exercícios sejam bem sucedidos e as chances de desistir sejam mínimas, é preciso praticar alguma modalidade esportiva que proporcione, além do bem-estar físico, diversão e prazer.
  • De acordo com os objetivos e necessidades de cada pessoa, existem alguns treinos que são inevitáveis. Por exemplo, é impossível conseguir uma barriga tanquinho sem um plano de exercícios específico para a área abdominal.
  • Eventualmente, é preciso se permitir algumas liberdades no cardápio ou então ir para a balada; isso é tão necessário quanto se exercitar regularmente.
  • Por outro lado, não existe um plano de condicionamento físico que produza frutos sem contemplar os momentos de descanso. Isso inclui tanto dias livres para permitir que os músculos se recuperem adequadamente, quanto dormir pelo menos sete horas por noite.
Garota gritando fazendo crossfit

Paciência para alcançar os objetivos fitness, disciplina e perseverança para mantê-los

O objetivo de alcançar uma condição física ótima, de acordo com os objetivos definidos,  é uma meta de longo prazo. Ou seja, muito mais semelhante a uma maratona do que a 100 metros rasos, e pode até mesmo ser considerada uma maratona com obstáculos.

Eventualmente, vão surgir dificuldades ao longo do caminho que vão representar um desafio ainda maior. Haverá contingências inevitáveis; por exemplo doenças (um simples resfriado pode, em mais de uma ocasião, gerar alterações importantes nos treinos de condicionamento físico) ou então comemorações especiais.

Quando essas eventualidades ocorrem, é muito útil ter planos de contingência para saber como proceder sem ter que improvisar. Ou seja, o que seria um tipo de plano de ação e de alternativas.

Ao contrário de uma maratona, os objetivos fitness não acabam quando os 42 quilômetros são completados. Na verdade, é justamente ao atingir esse objetivo que o trabalho mais difícil começa: manter o nível alcançado de maneira constante e sustentada ao longo do tempo. O que por sua vez constitui um novo projeto de vida.

Riebe, D., Greene, G. W., Ruggiero, L., Stillwell, K. M., Blissmer, B., Nigg, C. R., & Caldwell, M. (2003). Evaluation of a healthy-lifestyle approach to weight management. Preventive medicine, 36(1), 45-54.