Conheça sete dicas para te ajudar a desestressar

· 8 de março de 2019
O estresse é um mal endêmico da sociedade atual, a falta de tempo e a competitividade nos postos de trabalho, juntamente com os problemas monetários fazem com que precisemos recorrer a medicamentos ou outras medidas antiestresse. Conheça algumas dicas que podem ajudar você a relaxar a seguir.

Parece que o estresse é a regra e não a exceção na atualidade. No entanto, o seu excesso é ruim para a nossa saúde. Por isso, neste artigo daremos algumas dicas para que você consiga se desestressar.

As melhores dicas para desestressar

O estresse está presente em nossas vidas, e, apesar de ser saudável quando leve pois nos coloca em movimento, o problema é o seu excesso.

Os problemas econômicos, as obrigações trabalhistas, o excesso de atividades… Tudo isso afeta a nossa saúde emocional e física. Preste atenção a estas dicas para se desestressar e ponha-as em prática o quanto antes:

  1. Durma mais

Uma das principais consequências do estresse é a insônia ou dificuldade para dormir. O ideal é dormir entre sete a oito horas por noite, deitar-se e levantar-se às mesmas horas todos os dias e evitar a famosa tentativa de compensar as noites mal dormidas nos finais de semana.

Isso porque acordar tarde no sábado para recuperar as horas que não foram dormidas nos demais dias é contraproducente.

Mulher tranquila na cama

Se você tem dificuldade para dormir bem, a primeira medida a ser tomada deverá ser ir para a cama mais cedo. Respeite esse horário todos os dias. E levante-se na mesma hora sempre. Se você quiser tirar uma soneca, é importante que não exceda uma hora de duração e que não se estenda para além das 16 horas.

  1. Faça exercício físico

Entre as dicas para se desestressar, esta é uma das mais eficazes. É verdade que quando nos sentimos sobrecarregados não temos vontade de treinar, no entanto, o exercício é uma boa técnica para liberar a tensão e melhorar o humor.

Além disso, o esporte te desconecta da realidade, pelo menos durante os treinos. Além disso, produz mais endorfinas e você se cansa o suficiente para dormir como um anjinho a noite inteira. Comece com uma caminhada ou um passeio de bicicleta e você verá os efeitos logo em seguida.

  1. Esteja em contato com a natureza

Se perto de sua casa há um parque, faça um passeio por lá várias vezes por semana. Respirar o ar puro pode ajudar a reduzir o estresse. O mesmo vale se você mora perto da praia, de um rio ou da montanha. Não há necessidade de ir para o campo para se sentir melhor.

Mulher em cima de uma montanha

Você pode até mesmo organizar uma escapada de uma noite nos fins de semana e aproveitar para estar em maior contato com a natureza. E se isso não for possível, ao menos procure colocar várias plantas e flores no seu terraço ou varanda e deite na sombra para ler ou para tirar uma soneca.

  1. Organize-se melhor

Um dos conselhos para liberar o estresse que, talvez, seja mais difícil de ser implementado. Faça o possível para ter uma agenda bem planejada para reduzir a pressão causada por tantas obrigações.

Não dá para fazer tudo sempre, muito menos ter tudo sob controle. A sua agenda deve servir como um guia, mas não se cobre a ponto de ficar louco ou ainda mais ansioso.

  1. Passe mais tempo com os seus entes queridos

As obrigações cotidianas muitas vezes nos impedem de aproveitar a companhia de outras pessoas que gostamos e nos fazem felizes.

Por isso, reserve um pouco de tempo todos os dias ou uma vez na semana para visitar os seus amigos, almoçar com os seus pais, jantar com o seu namorado, passear com seus filhos, etc. O contato com esses seres tão próximos é um bálsamo para as nossas emoções.

  1. Faça meditação

Você não precisa se tornar um monge budista nem nada do tipo para desfrutar de um estado mais zen. O relaxamento pode ser tão simples quanto ficar deitado no sofá com os olhos fechados e prestando atenção somente na sua respiração.

Ou até mesmo um banho de imersão com música calma e velas pode ser o suficiente. O objetivo é que você reduza a sua ansiedade e o seu nervosismo.

Mulher meditando no lago

  1. Dedique um tempo para cuidar de si mesmo

Há quanto tempo que você não sai para dar um passeio, que você não faz uma massagem, que não se senta em um bar para beber um café enquanto lê? Com certeza faz tanto tempo que você nem se lembra mais quando foi.

Tenha tempo para fazer o que você gosta, o que te conecta com você mesmo. Nem que seja meia hora por dia.

Essas dicas para se desestressar devem ser acompanhadas com uma mudança na percepção das coisas. Se você se comprometer a mudar alguns hábitos, poderá se sentir mais tranquilo em menos tempo.