O que fazem os treinadores e psicólogos esportivos?

3 de maio de 2019
A seguir, vamos te contar em que consistem essas funções e porque elas são tão importantes atualmente, tanto para o bem-estar quanto para a manutenção do bom desempenho físico.

Os treinadores e psicólogos esportivos desempenham funções diferentes na vida de um atleta. Sua presença é fundamental para manter a motivação de acordo com as necessidades de cada um, dentro e fora de uma equipe.

Todo atleta deve ter um guia capacitado para ensinar e ajudar a alcançar os seus objetivos. Além disso, também é necessário ter alguém para atendê-los do ponto de vista psicológico, a fim de ajudá-los a gerenciar o estresse adequadamente, entre outras questões.

Treinador esportivo

Um treinador esportivo é aquele que fica responsável por dirigir a preparação e também as competições dos atletas.

Agora, para ser um treinador, é necessário estudar em uma universidade ou instituto para adquirir as habilidades e, portanto, a respectiva certificação para a prática. Assim, não se trata de qualquer pessoa. Trata-se de um profissional com um perfil específico.

Treinador esportivo

Para obter essa certificação, é preciso não apenas ter conhecimento, mas sim também ter um bom domínio das práticas. Inclusive, é necessário conhecer bem as lesões esportivas, os cuidados de saúde primários, os diferentes tipos de tratamentos, os respectivos períodos de recuperação, etc.

Papel do treinador

Os treinadores esportivos podem ter vários papéis dentro do seu trabalho. Mas a sua tarefa principal é a de desenvolver as capacidades esportivas da equipe ou do atleta. Nesse processo, o treinador pode atuar como conselheiro, orientador, mentor, instrutor, entre outros.

Além disso, ele também tem o dever de monitorar e analisar os pontos fracos do atleta ou da equipe para corrigir as falhas e, assim, orientá-los para o sucesso. Portanto, ele deve ter a habilidade de motivar, disciplinar, criar estratégias, avaliar e pressionar para melhorar.

Um treinador é necessário?

Na maioria dos casos, um treinador é realmente necessário; especialmente para grupos grandes. Afinal, o treinador passa a ser uma figura de autoridade, coloca ordem na equipe e, além disso, também ouve e dá atenção às opiniões de todos para ajudar a resolver os conflitos da melhor maneira possível.

Um treinador também sabe como e até que ponto pressionar para que o atleta atinja os seus objetivos. Portanto, ele te ajudará a crescer, a se motivar e a alcançar o seu objetivo apesar das dificuldades.

Um treinador é necessário

Psicólogo esportivo

Por outro lado, a psicologia esportiva é um ramo de estudo responsável por analisar os fatores que influenciam o desempenho do atleta; e, ao mesmo tempo, como a participação nos esportes afeta elementos físicos e psicológicos.

Portanto, o psicólogo esportivo avalia e estuda o comportamento do atleta, em conjunto com os eventos que ocorrem no seu ambiente esportivo. E, com base na sua análise, ele fornece um tratamento ou terapia para atender às necessidades do atleta.

Os psicólogos esportivos não são apenas recomendáveis, mas sim indispensáveis para os atletas. De fato,  os atletas estão expostos a pressões e exigências constantes, e eles precisam de atenção psicológica para lidar com isso, ou também para superar eventos traumáticos, tais como lesões ou fraturas.

Por que é importante?

A importância de um psicólogo esportivo está no bem-estar dos atletas. Ansiedade esportiva, traumas psicológicos, falta de confiança, estresse, são alguns dos cenários que afetam a vida do atleta mentalmente e até mesmo fisicamente.

Desta forma, se o atleta está psicologicamente instável, isso não afeta apenas a sua vida cotidiana, mas também o seu desempenho no esporte que ele pratica; assim, isso pode afetar a sua carreira como atleta ou afastá-lo dos seus objetivos e retardar o seu progresso.

A importância dos psicólogos esportivos está no bem-estar dos atletas.

Treinadores e psicólogos esportivos

O treinador e o psicólogo esportivo são profissionais que tornam a vida do atleta mais equilibrada. Em outras palavras, eles ajudam a atingir as metas e a superar todos os obstáculos que possam surgir ao longo do caminho.

Desta forma, existem muitas razões pelas quais é bom ter um treinador e um psicólogo esportivo na sua vida:

  • Estabilidade: o estímulo do treinador para te motivar e incentivar a ir além, juntamente com as técnicas do psicólogo esportivo para adquirir força mental, trazem como resultado uma estabilidade para atender a todas as exigências que o esporte demanda.
  • Confiança e relações interpessoais: o treinador e o psicólogo esportivo são de grande ajuda para melhorar a sua autoestima, bem como para melhorar as relações interpessoais com os companheiros de equipe.
  • Reduzem o estresse: o estresse é um fator negativo no desempenho esportivo. O psicólogo pode ensinar truques e maneiras de minimizá-lo. Enquanto isso, o treinador se concentra nos objetivos para dissipar qualquer tipo de estresse.

Em suma, treinadores e psicólogos esportivos podem tornar o esporte uma atividade mais agradável, organizada e saudável. Por esta razão, a sua presença é fundamental; principalmente para atender a todos os requisitos que o atleta não consegue atender por si só.