Saiba como evitar lesões ao se alongar

· 2 de janeiro de 2019
Alongar-se deve ser visto como parte do treinamento, pois pode nos ajudar a evitar lesões e também a condicionar o corpo para se recuperar melhor do esforço. Mas também pode nos causar uma lesão se não prosseguirmos com cuidado ou se o realizarmos antes do treino

Todos nós já sabemos que devemos nos alongar para prevenir lesões no esporte. Mas você sabia que também podemos criar uma lesão ao se alongar? Nesse artigo vamos falar das possíveis lesões que podem surgir durante o alongamento, e também como podemos preveni-las. Anote!

O alongamento consiste em uma série de movimentos com o propósito de esticar os tendões, músculos e aumentar a amplitude de movimento das articulações.

Em algumas disciplinas como a ginástica olímpica, a dança e a natação o alongamento tem uma importância crucial. Isso se deve ao fato dessas disciplinas precisarem desenvolver a flexibilidade do corpo.

Agora, independentemente do esporte ou da atividade física que você realiza, alongar-se tem um valor muito importante para o bem estar dos seus músculos. E, por sua vez, o ato também ajuda muito na execução de outros exercícios graças a uma melhor mobilidade das articulações.

Mas mesmo que consigamos evitar lesões ao se alongar, todo cuidado é pouco no momento de realizar essa parte do treino.

Como evitar lesões ao se alongar

Existem várias lesões que podem acontecer durante o alongamento, como a tendinite, estiramento do músculo ou articulação, rompimento do tendão, entre outros. Por esse motivo, você deve fazer o possível para evitar qualquer dano que possa afetar seu desempenho esportivo.

Mulher alongando a perna sentada

Considerando esse assunto, de como prevenir lesões ao se alongar, existem diferentes fatores que muitas vezes não são levados em conta. Não obstante, esses detalhes costumam ser os mais importantes para que tudo corra bem. Assegure-se de cumprir os seguintes pontos:

  • Não force demais. Claro que para alongar os músculos, articulações e tendões você tem que fazer um pouco de pressão, já que o propósito é justamente estendê-los um pouco. Mas é importante você não forçar demais na execução, pois isso pode acabar te trazendo danos.
  • Respire e relaxe. Se os músculos estão tensos o alongamento não serve para nada. Além disso, o risco de acontecer algum problema aumentará. O ideal é que seu corpo esteja relaxado e sua respiração seja suave e constante para oxigenar os músculos e permitir assim um alongamento saudável.
  • Aqueça antes de alongar. Se o se o seu corpo está frio, aumentam as possibilidades de criar uma lesão ao se alongar. Aquecer é um passo importante antes de fazer os exercícios de alongamento, uma vez que seus músculos devem estar preparados para receber esses movimentos de extensão.
  • Seja constante. O mais recomendável é que você pratique o alongamento como parte da sua rotina, sendo uma etapa do seu treino. Alongar de vez em quando não tem efeito nenhum, suas articulações e músculos nunca adquirirão flexibilidade dessa forma.
Homem pulando tocando o pé com a mão oposta

Outros conselhos

A prática de exercícios de alongamento pode ser complicada e em muitas ocasiões até mesmo tediosa. Mas ela é realmente necessária, não se esqueça disso.

É importante que os músculos sejam oxigenados após o exercício e que sejam alongados para promover seu crescimento, força e saúde. Conheça alguns dos melhores conselhos para evitar lesões ao se alongar a seguir:

  • Não alongue por obrigação. Faça o possível para colocar sua consciência no alongamento, seja selecionando algumas poses de Yoga ou ouvindo música.
  • Faça um programa completo de alongamento. Não importa se for um treino longo ou curto, o essencial é que você trabalhe todos os músculos e seja eficiente. Alongar só uma parte do corpo criará um desequilíbrio de flexibilidade.
  • Assegure-se de estar fazendo tudo da maneira correta. Uma má execução pode gerar uma lesão. Por isso você deve se certificar de fazer os alongamentos calmamente, de forma pausada e com atenção. Tenha cuidado para não fazer nenhum movimento muito brusco que possa deslocar algo ou gerar dano para uma articulação.
  • Não alongue um músculo lesionado. É realmente importante destacar que os músculos que sofreram algum tipo de trauma não devem ser alongados até que tenham sido completamente curados. A exceção é se o alongamento for benéfico para a recuperação do músculo, algo que sempre deverá ser indicado por um profissional habilitado.
  • Dieta balanceada e muita água. Para evitar uma lesão também devemos prestar atenção na nutrição, ela vai influenciar muito no estado dos músculos, ligamentos e articulações. Se estão fracos são mais propensos a sofrer algum tipo de dano ao alongar. Por isso você deve se alimentar e se hidratar bem.

Alongar é algo indispensável para quem pratica esportes, e também traz outros benefícios para o corpo. O alongamento ajuda na prevenção da rigidez muscular, oxigena os músculos, melhora a memória muscular e facilita a realização de muitos movimentos.

Por isso que você nunca deve deixar o alongamento de lado… Torne-o parte de você!