Ser fitness e espiritualidade: quais as relações?
Espiritualidade e ser fitness estão relacionados? Antes de tudo, é importante ter uma noção sobre esses dois conceitos, para depois poder integrá-los. Dessa forma, será possível responder à pergunta sobre o relacionamento entre eles, que iremos aprofundar no artigo a seguir.
Segundo a Universidade de La Plata (2014), ser fitness é praticar atividades dentro de um grupo de exercícios aeróbicos que são acompanhados por música, com a finalidade de se manter saudável. É um instrumento para alcançar um bom estilo de vida, ou seja, cuidar da saúde mental e física.
Por outro lado, a espiritualidade tem a ver com princípios que criam uma vida espiritual. Em outras palavras, é uma comunicação com o universo e consigo mesmo para conectar-se com um estado de paz, através de certas atividades, como as listadas abaixo.
Espiritualidade e ser fitness
Graças à espiritualidade, é possível entender que um indivíduo precisa cumprir metas que o fazem crescer como pessoa. Além disso, a espiritualidade ajuda a obter o compromisso necessário para mudar as coisas negativas e atingir o objetivo inicial, que é o equilíbrio.
Sim, existe uma relação entre os dois termos, pois o objetivo de ambos é encontrar o equilíbrio para se sentir bem consigo mesmo. Além disso, as duas práticas ajudam a conseguir uma mudança positiva na vida para regular as emoções.
Ao integrar espiritualidade e condicionamento físico, é gerada uma visão holística, ou seja, uma visão integrada que une saúde mental e desempenho físico. Dessa forma, as pessoas são capazes de criar novos hábitos que as fazem se sentir bem e que não deixarão de lado por tédio ou cansaço.
Exercícios relacionados à espiritualidade
Segundo Jonquiéres (2018), existem vários tipos de exercícios que podem ser incluídos nessa visão holística, mas isso depende da personalidade de cada indivíduo. Isso inclui, por exemplo, Yoga, CrossFit, exercícios aeróbicos, etc.
O importante para obter o equilíbrio desejado é que a meditação deve ser combinada com um exercício que gere descarga de energia. Alguns exemplos seriam:
- Corrida.
- Squash.
- Natação.
- Pular corda.
Por outro lado, para manter a espiritualidade é possível realizar as seguintes atividades:
- Meditação.
- Yoga.
- Exercícios de alongamento.
- Respiração profunda.
Benefícios da atividade física
A Universidade Pública de Navarra (2015) menciona que os benefícios gerados pela prática dessas atividades em conjunto podem ajudar a fortalecer ossos e articulações, ter mais resistência, sentir-se com mais energia, aumentar a elasticidade, melhorar a coordenação, melhorar o metabolismo e a circulação, regular a frequência cardíaca e aumentar a qualidade do oxigênio que chega ao cérebro, entre outros efeitos positivos.
Por outro lado, em termos de saúde mental, contribui para liberar o estresse acumulado, fortalece o autocontrole e a perseverança, gera novos hábitos saudáveis e estimula a criatividade e a autoestima. Também permite que a pessoa identifique seus objetivos e, dessa forma, analise os caminhos a seguir.
Ajuda contra problemas psicológicos
Graças aos benefícios desse relacionamento, a pessoa que pratica as duas atividades pode reduzir o estresse que está sentindo diante de situações que se acumulam na vida cotidiana. Como isso é possível?
Ser fisicamente ativo ajuda o cérebro a produzir endorfinas, o que cria um humor melhor. Por outro lado, a meditação produz um relaxamento e uma melhor canalização desse sentimento para reduzir o cortisol (Carrillo Aguagallo e Romero Frómeta, 2015).
Além disso, a Columbia University (2014) comenta que essas duas atividades beneficiam as pessoas na prevenção da depressão. Graças à meditação, uma conexão importante é gerada com o córtex cerebral, que possui funções ligadas à atenção e à concentração.
Em terceiro lugar, é uma ferramenta útil para controlar a ansiedade. Esses exercícios permitem melhorar os pensamentos gerados em face de uma crise. Entre outras coisas, meditar pode ser útil para encontrar o lado positivo e viver no aqui e agora, sem medo do futuro.
Espiritualidade e ser fitness, chaves para uma vida saudável
Juntar espiritualidade e exercícios à estrutura de um estilo de vida saudável ajudará a melhorar as rotinas e os hábitos da vida cotidiana. Dessa forma, ajuda a evitar o estresse, a depressão e a ansiedade que certas situações podem gerar.
Deve-se notar, no entanto, que essa não é uma solução milagrosa. Portanto, é necessário consultar um especialista diante de qualquer sintoma dos estados e transtornos mentais mencionados acima.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carrera Hernández. 2015. Beneficios del deporte en la salud. Universidad Pública de Navarra.
- Carrillo Aguagallo. A y Romero Frómeta. E (2015), Actividades físicas para disminuir el estrés del personal administrativo en Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE, ISSN: 1390-4671
- Jonquiéres.G (2018) Fitness espiritual: Ejercicios para estar en forma, 1, ED; Narcea, ISBN 978-8427724082
- Miller. L, Bansal. R y Wickramartne. P (2014), Neuroanatomical correlates of Religiosity and Spirituality. A study in adults at high and low familiar risk for depression, DOI: 10.100, Recuperado de: https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/fullarticle/1792140
- Rodríguez. A (2014), El fitness es un estilo de vida: Gimnasios y sociabilidad en una perspectiva crítica. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.4733/ev.4733.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.