A importância da música para os seus treinos

22 de dezembro de 2019
Ouvir música durante os treinos é uma boa maneira de estimular o desempenho. No artigo a seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa prática tão benéfica.

Ouvir música é, sem dúvida, um dos segredos para melhorar o desempenho durante os seus treinos. Embora seja verdade que essa não é uma fórmula secreta para alcançar todos os seus objetivos, ela pode sim ser um elemento de suporte muito interessante.

A seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a importância da música para os seus treinos.

Fazer exercício sem música é uma maneira de melhorar a autoconsciência. Assim, melhores condições para conhecer o próprio corpo são adquiridas. Nesse caso, não há nenhum tipo de distração e contato além de você mesmo e o ambiente ao seu redor.

Por outro lado, ouvir as suas músicas favoritas durante os seus treinos traz companhia quando as sessões são particularmente longas. Como se isso não bastasse, a música também pode te ajudar a manter um ritmo constante e preciso quando a fadiga muscular aparecer.

Infelizmente, isso não faz com que todos os treinos se tornem um momento de diversão total, mas pode sim te ajudar a amenizar o esforço. Desde um melhor desempenho até uma maior recuperação, as músicas certas podem ter efeitos reais sobre a sua mente e o seu corpo.

Isso acontece porque, ao focar na música, você perde a percepção de fadiga na sua totalidade. Além disso, ouvir as suas músicas favoritas pode transformar os seus treinos em um momento épico.

Você não quer sair de casa para treinar? É hora de colocar uma música: isso te motivará a se mover e você ainda vai trabalhar mais sem nem perceber!

Aperte o play em todos os seus treinos

Escolher o tipo certo de música para cada momento é essencial. Por exemplo, para se aquecer em um ritmo tranquilo, você pode escolher faixas mais lentas, caso queira manter um ritmo mais lento antes da sessão de treinamento, ou então uma música com um ritmo mais rápido, se preferir sensações mais estimulantes.

A importância da música para os seus treinos

Para exercícios mais intensos, pense em músicas mais calmas que possam transmitir momentos de relaxamento e uma sensação de vigor.

Crie a sua lista de reprodução seguindo as suas preferências musicais e de acordo com a intensidade da atividade esportiva a ser realizada. Quais músicas você deve escolher para o seu treino? Não importa se você ouve rock, pop ou música clássica, cada pessoa reage de uma maneira diferente. 

Escolher a música certa pode te ajudar a fazer um esforço extra e correr do foco e esforço que estão por vir. Inclusive, isso tem o efeito de reduzir a fadiga. Como consequência, isso se traduz em um treino melhor. Essa é uma ótima notícia caso você queira melhorar as suas marcas. 

A música durante os treinos reduz a fadiga

Treinar é muito importante para garantir o bem-estar e também para a saúde. Nesse sentido, a música pode ser uma aliada perfeita. Segundo pesquisas, ouvir música durante o treino pode te ajudar a sentir menos fadiga.

Como consequência, uma vez que as pessoas se sentirão menos cansadas, elas poderão treinar durante mais tempo. Essa extensão do exercício traz benefícios inegáveis ​​para a saúde.

O estudo explica que o papel estimulante da música pode se tornar fundamental durante os períodos mais críticos do treino, como quando você está um pouco entediado e a motivação diminui, por exemplo. Nessas circunstâncias, é mais fácil acabar desistindo.

Apesar disso, você deve tomar certas precauções. Por exemplo, diminua o volume quando precisar se concentrar em um movimento complicado, para evitar qualquer risco de lesão.

A importância da música para os seus treinos

Efeitos mentais da música ao se exercitar

Ouvir música durante os treinos te dará a impressão de ter mais energia para superar os limites. Isso, por sua vez, modula o estado emocional.

Dessa forma, o estresse é reduzido e o bom humor é potencializado. A música atua sobre o sistema nervoso, diminuindo o cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.

Assim, ela equilibra o mau humor e permite uma maior concentração na atividade física. Isso explica por que a música traz os aspectos positivos e, inversamente, reduz os negativos. 

Como você pode ver, a música pode desempenhar um papel muito importante nos seus treinos. Agora que você já sabe qual pode ser a sua função e os seus benefícios para o desempenho, chegou a hora de escolher a sua lista de reprodução favorita e começar o seu treino imediatamente. Você verá como você se sentirá mais ativo!

  • Fritz, T. H., Halfpaap, J., Grahl, S., Kirkland, A., & Villringer, A. (2013). Musical feedback during exercise machine workout enhances mood. Frontiers in Psychology, 4(DEC). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00921
  • Demey, M., Niessen, M., Hardikar, S., Leman, M., Fritz, T. H., Li, Y., … Demoucron, M. (2013). Musical agency reduces perceived exertion during strenuous physical performance. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(44), 17784–17789. https://doi.org/10.1073/pnas.1217252110
  • Fritz, T., Hardikar, S., Demoucron, M., Niessen, M., Demey, M., Giot, O., … Leman, M. (2013). Musical agency reduces perceived exertion during strenuous physical performance. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(44), 17784–17789. https://doi.org/10.1073/pnas.1217252110
  • North, A. C., Tarrant, M., & Hargreaves, D. J. (2004). The effects of music on helping behavior: A field study. Environment and Behavior, 36(2), 266–275. https://doi.org/10.1177/0013916503256263