O que é o Alfabeto do CrossFit?
Nas suas origens, o CrossFit tinha como objetivo o fortalecimento físico dos membros das forças armadas, bem como dos bombeiros. Por esse motivo, esse tipo de treinamento se baseia em exercícios que envolvem o corpo todo. É necessário conhecer o Alfabeto do CrossFit antes de mergulhar de cabeça nesse método de treinamento.
O CrossFit é uma marca criada por Greg Glassman e os treinadores que desejam ensinar o seu método devem ter uma licença especializada. Com o tempo, essa modalidade se tornou uma forma de treinamento para muitos amantes do mundo fitness e até mesmo para atletas amadores.
Alfabeto do CrossFit
Se você acha o CrossFit interessante, mas acabou de decidir experimentá-lo, há certas coisas que você deve aprender. Quando você estiver dentro do local onde essa modalidade é praticada, você vai ouvir os treinadores e praticantes usando termos que você nunca ouviu antes.
Isso faz parte do Alfabeto do CrossFit, uma série de palavras comuns no dia a dia de todas as pessoas envolvidas nesse tipo de treinamento. O ideal é mergulhar no assunto e aprender, pouco a pouco, tudo o que tem a ver com ele.
CrossFit
O principal termo para entender o Alfabeto do CrossFit é a própria palavra em si. O conceito indica que se trata de um método de treinamento composto por exercícios de alta intensidade e movimentos dos grandes segmentos corporais.
Além disso, concentra-se na combinação de modalidades como ginástica, levantamento de peso e treino metabólico, conhecido pela sigla em inglês HIIT (High Intensity Interval Training).
Box
«É necessário ir a um box para treinar». Sem dúvida, escutar essa frase pode te deixar um pouco confuso. Na verdade, isso se refere aos locais onde os treinos devem ser realizados.
O box é o local especializado onde os treinadores executam os seus planos de treinamento. Nele, também há o material especializado para fazer os exercícios corretamente.
Workout of the Day (Wod)
Mais conhecido como Wod, no Alfabeto do CrossFit esse termo se refere a um dia de treino. Toda vez que houver um treino em um dia, ele será chamado dessa forma.
Além disso, dentro do Wod existem outros treinos nomeados da seguinte forma:
- Fran: é uma combinação de dois exercícios, os thrusters e a puxada alta. Eles devem ser feitos em três séries descendentes: uma de 21, uma de 15 e uma de 9 repetições.
- Tabata: é um dos Wods mais intensos do Crossfit. É voltado para a realização de exercícios durante 20 segundos, com 10 segundos de descanso.
- Cindy: este treino tem 20 minutos onde devem ser executadas o maior número possível de séries de puxada alta, flexões e agachamentos. Cada série deve ter 5, 10 e 15 repetições, respectivamente.
Repetições ou acessórios
O Alfabeto do CrossFit conta com as suas próprias palavras para alguns acessórios ou temas de repetições. Essas são algumas das mais ouvidas nas academias:
- Dumbell: haltere.
- Kettlebell: peso russo.
- Row: máquina de remo.
- AMRAP: o número máximo de repetições ou séries possíveis (As Many Rounds – or Reps – As possible).
- EMOM: é a abreviatura de Every Minute on the Minute. Isso significa que um certo número de repetições deve ser feito durante o lapso de um minuto. Uma vez terminadas as repetições, descansa-se até que um novo minuto comece e o ciclo se repita novamente.
- Rm: repetição máxima.
- No Rep: repetição não válida.
Vantagens do CrossFit
Embora seja considerado um método de treinamento complexo e com várias contraindicações, o CrossFit tem algumas vantagens importantes.
Em primeiro lugar, esta é uma forma de treinar sem cair na monotonia, graças ao grande número de variações dos seus exercícios. Também há um elevado grau de motivação por causa dos instrutores e por ser uma modalidade grupal, o que aumenta a vontade de melhorar dos participantes.
Por outro lado, há um grande componente de exercícios funcionais e intensos. Eles podem favorecer o cumprimento das metas propostas para o seu corpo.
Você já conhecia o Alfabeto do CrossFit?
Independentemente do método de treinamento que você escolher praticar, você sempre deve estar preparado. Sem dúvida, você não saberá tudo desde o início, mas poderá ter uma ideia do que será feito.
Esse é o objetivo em relação ao Alfabeto do CrossFit: que você absorva alguns termos. Agora que eles já são conhecidos, procure um treinador e continue caminhando para uma vida saudável!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hak, P. T., Hodzovic, E., & Hickey, B. (2013). The nature and prevalence of injury during CrossFit training. Journal of Strength and Conditioning Research. https://doi.org/10.1519/jsc.0000000000000318
- Partridge, J. A., Knapp, B. A., & Massengale, B. D. (2014). An investigation of motivational variables in CrossFit facilities. Journal of Strength and Conditioning Research. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000000288
- Emberts, T., Porcari, J., Doberstein, S., Steffen, J., & Foster, C. (2013). Exercise intensity and energy expenditure of a tabata workout. In Journal of Sports Science and Medicine.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.