O que é o Shakti Yoga e ele é uma boa opção para mim?

29 de novembro de 2019
O que é Shakti Yoga? É uma maneira de procurar a combinação de energias que estimulam o sistema nervoso e se conectam com a mente. É baseado em uma espécie de despertar do espírito e da consciência como seres humanos.

O Shakti Yoga é um processo completo de estimulação, não apenas da essência do ser humano, mas também do sistema nervoso central, por meio do Kal darshan.

É uma disciplina antiga, que integra as diferentes facetas do ser humano em uma: mente, corpo e espírito. Tudo isso para manter o organismo saudável e forte, em sintonia com o universo.

Shakti ou Sakti passa a representar, de acordo com o hinduísmo, a energia de um deva. Ou seja, a força de um deus masculino através de sua esposa. Todo o poder da feminilidade é chamado Devi. Quando está associado à fertilidade, é conhecido como shakti. Dessa maneira, ambas as energias se complementam.

O Shakti Yoga é um processo de meditação no qual todos os sentidos são conectados e todos os nervos do organismo são ativados. Com muita disciplina, permite alcançar um equilíbrio total entre as práticas de asanas, pranayama e a própria meditação.

Aspectos mentais do Shakti Yoga

A primeira coisa que é enfatizada é o relacionamento na divindade shakti e bhakti, buscando vincular essas duas grandes energias.

Acredita-se até que, a partir da fusão deles, emerge outro chamado adi shakti. Da mesma forma, os participantes devem deixar para trás crenças preconcebidas e se comprometer totalmente com uma conexão espiritual de paz.

Na prática, as experiências diárias sempre estarão envolvidas, assim como o indivíduo as trata em relação ao ambiente e às próprias emoções. A conexão entre crescimento interior, o despertar da consciência e do espírito é fundamental na formação da energia criativa da deusa shakti.

Por outro lado, dentro do Shakti Yoga, considera-se que não há fusão maior do que quando a alma de cada ser humano é liberada através da relação sexual. Esse é o momento em que o atma-shakti encontra o deus masculino.

Aspectos mentais do shakti yoga

O físico no Shakti Yoga

Nesta atividade, é essencial manter o vínculo entre uma série de ações dinâmicas e a respiração, a fim de estimular a força interior.

Esses conceitos têm uma grande diferença com o Yoga tradicional, uma vez que o ajuste da mente e do corpo é buscado através de movimentos, e não através de posições estacionárias. Dessa maneira, são feitas tentativas para liberar toda a tensão acumulada.

Um dos exercícios mais representativos do Shakti Yoga é a saudação ao sol. É composto por 12 etapas carregadas de energia e revigorantes para comemorar a chegada do novo dia.

Ao acordar, é essencial recarregar o corpo com as melhores energias. Isso permite, entre outras coisas, fortalecer o relacionamento com o meio ambiente.

Benefícios do Shakti Yoga

Através da prática do Shakti Yoga, busca-se um corpo cheio de serenidade. As condições ideais são criadas para uma vida equilibrada, com muito mais força, energia e determinação nas atividades diárias.

É um método poderoso, rigoroso e complexo que orienta para a total transformação e crescimento pessoal. Ajuda também a fortalecer as funções corporais, pois representa o eixo fundamental da sabedoria cósmica.

Alguns chegam a afirmar que a prática diária do Shakti Yoga permite construir um corpo sem idade e gozar de alguns “privilégios” e “poderes” da ordem divina. Ao mesmo tempo, novos níveis de conhecimento são alcançados, mantendo sempre a humildade.

Variantes

Várias modalidades ou variantes podem ser mencionadas, começando com o Karsat. Esse é entendido como um treinamento cruzado, no qual kar (a criação) e sat (a verdade) intervêmO aspecto que é dado mais peso é precisamente a criatividade.

  • Há também o Shastar Vidhya, que tem a sua origem nas artes marciais do norte da Índia. É combinado com as antigas estratégias aplicadas nos campos de batalha.
Benefícios do shakti yoga

  • O principal objetivo do Gatka Whish é alcançar o equilíbrio perfeito do corpoPara isso, três objetivos específicos são buscados: o aprendizado fácil, domínio do uso de armas e capacidade de combater vários adversários. Atualmente, ele busca congruência no equilíbrio interno daqueles que praticam esses esportes.
  • Finalmente, há o Vidhya, um termo que, em sânscrito, significa verdade, sabedoria e conhecimento. Ele busca a compreensão do equilíbrio entre força e peso, um aspecto que só é alcançado quando se vive conscientemente de dentro para fora. Isso, por sua vez, implica alcançar e descobrir o verdadeiro despertar integral.

Em conclusão, certamente pode-se dizer que o Shakti Yoga, como outras variantes dessa atividade, é muito positivo para o corpo e a mente. Se você gosta de atividades de relaxamento, não se esqueça de experimentar esse tipo de Yoga.

  • Swami Jnaneshvara Bharati. Shakti, Kundalini, y el Río del Tantra Yoga. Extraído de: http://www.swamij.com/spanish/ShaktiKundaliniyelR%C3%ADo.pdf
  • Yoga para la mujer. Extraído de: http://www.inspiravida.es/wp-content/uploads/2017/02/Yoga-Shakti-Info.pdf