Dicas para começar a fazer academia e não desistir

4 de julho de 2019
A ideia de começar a fazer academia pode ter força no início, mas nem sempre é fácil manter a motivação com o passar do tempo. Há uma série de orientações e dicas que nos ajudarão a começar e não desistir.

É muito fácil decidir começar uma vida mais saudável, se inscrever e começar a malhar em uma academia. No começo, tudo é entusiasmo e muita energia já que há muitas razões para começar a fazer uma atividade física regularmente. No entanto, o esforço pode diminuir com o passar do tempo. O que fazer nesse caso?

Há pessoas que começam a ir para a academia para emagrecer e melhorar a forma física. Outras fazem isso para ter um melhor condicionamento físico e há também aquelas que chegam às academias por recomendação médica.

Esse começo geralmente ocorre com uma grande convicção e a decisão de continuar treinando eternamente. No entanto, a motivação pode começar a diminuir depois de alguns dias e é muito comum acabar desistindo depois de algumas semanas. A seguir, veremos algumas dicas para começar a fazer academia e não desistir.

Recomendações para não desistir da academia

Definir metas possíveis de serem alcançadas

O principal fator para o abandono do esporte é a falta de motivação. Por isso, é essencial sempre ter em mente os motivos que levaram a pessoa a começar a fazer academia a fim de manter a motivação ao longo do tempo.

É necessário ter certeza, em todos os momentos, sobre as razões pelas quais se decidiu fazer uma atividade física. É necessário estabelecer objetivos concretos e possíveis de serem alcançados.

Não devemos comparar o nosso peso, condicionamento físico ou progresso com outros frequentadores da academia. Ninguém progrediu da noite para o dia e cada pessoa é diferente da outra. Os resultados visíveis são fruto da perseverança e do esforço realizado durante um período considerável de tempo.

O melhor a fazer é definir metas pequenas com limites de tempo precisos. Por exemplo, é possível estabelecer como meta emagrecer dois quilos em um mês.

A melhor motivação para seguir em frente será comprovar que o objetivo esperado foi alcançado. Para fazer isso, é importante registrar o peso e as medidas periodicamente, se esses forem os objetivos planejados.

No entanto, nunca devemos nos esquecer de que as mudanças ocorrem pouco a pouco. Da mesma forma que em muitas outras áreas da vida, não há resultados milagrosos.

Recomendações para não desistir da academia

Encontrar uma academia nas proximidades

A distância a ser percorrida para chegar à academia pode ser um importante aliado ou se tornar o seu pior inimigo. Se você precisar gastar muito tempo no carro ou no ônibus para chegar ao treinamento, será fácil perder a motivação e encontrar desculpas para desistir por falta de tempo.

Encontrar uma academia bem perto de casa ou do trabalho é a melhor opção. Assim, nem o trânsito nem o mau tempo serão um obstáculo para continuar com a prática do exercício.

Também é importante encontrar um bom horário para treinar. A melhor hora geralmente é no início da manhã, já que nesse momento o exercício funciona como uma recarga de energia para todas as atividades do dia.

Porém, se você não pode optar pela manhã, é necessário evitar as últimas horas da noite. Apesar do grande cansaço físico, o exercício ativa o corpo e será mais difícil conseguir dormir. O ideal é deixar um intervalo de pelo menos duas horas entre o exercício e a cama.

O preço acessível também conta

Outro fator a ter em conta é o custo da academia. Centros de treinamento da moda podem ser muito tentadores, mas geralmente são caros. Ao longo dos meses, essa despesa pode se tornar pesada para o bolso e nos levar a abandonar o treinamento.

É melhor encontrar uma academia que se ajuste ao orçamento, de modo que a mensalidade não seja uma desculpa para desistir. O ideal é que malhar seja uma despesa sustentável.

Também é aconselhável pagar a taxa todos os meses e não uma vez ao ano, como alguns estabelecimentos geralmente oferecem juntamente com alguma promoção.

Ao pagar pelo ano inteiro, as pessoas geralmente ‘se esquecem’ dessa despesa. Por outro lado, ao fazer isso mensalmente, você sente mais o custo e isso faz com que você aprecie mais a atividade.

Encontrar uma academia nas proximidades

Comprar roupas adequadas para a academia

Comprar roupas adequadas e com um design bonito para fazer exercício pode ser uma grande motivação para não desistir da academia. Colocar roupas feias e velhas para treinar é uma péssima ideia. É muito importante se sentir bem com o que você está usando enquanto se exercita.

Em suma, todas essas dicas servirão para te manter motivado por mais tempo. No entanto, considere que você também deve colocar muito empenho da sua parte. Nada que vale a pena é alcançado sem esforço!