6 dicas para não abandonar a academia

· 22 de setembro de 2018
Escolher uma academia que esteja perto de casa ou seguir um plano de metas objetivas pode ser algumas das soluções para conseguir ir à academia de forma contínua.

Se a técnica de pagar três meses adiantado ou ir acompanhado de seu melhor amigo não tem funcionado, no artigo a seguir daremos alguns truques para você não abandonar a academia.

Dicas para não abandonar a academia

Você se inscreveu em uma academia, pagou o mês inteiro, comprou roupas esportivas e chegou cedo para a aula. Mas esse entusiasmo inicial desapareceu em poucos dias, quando estava um pouco frio, choveu ou o seu peso não diminuiu.

São muitos os motivos – ou desculpas – para abandonar a academia. Se já aconteceu com você ou está para acontecer, damos algumas estratégias para não abandonar a academia e continuar o exercício, o que traz muitos benefícios para a sua saúde física e mental:

1. Defina metas reais

Quando começamos a academia, estamos muito animados e pensamos que, indo por uma semana, perderemos todos os quilos extras ou seremos mais musculosos do que Arnold Schwarzenegger (em seus melhores tempos).

No entanto, quando nossas metas são irreais, é fácil perdermos a motivação. Portanto, uma boa maneira de continuar no caminho do exercício é justamente estabelecer objetivos alcançáveis.

Mulher e homem fazendo agachamento com barra

Isso não significa contentar-se com pouco, mas sim progredir gradualmente até obter resultados. Por exemplo, se você quer emagrecer 20 quilos, você pode ir cumprindo metas de um quilo a cada duas semanas.

2. Otimize o tempo ao treinar

Se você tem uma agenda muito apertada (como acontece com todos nós ultimamente), não perca tempo na academia. Isso quer dizer, vá, comece seu treino e não perca o foco. Tudo bem socializar um pouco, mas não fique sentado sem fazer nada por meia hora.

Tenha foco para não olhar para o relógio e ter que ir embora sem ter terminado o treino. Isso fará com que você não atinja objetivos e acabe abandonando a academia. Que o principal motivo para ir treinar seja justamente o treinamento!

3. Mude o treino

A palavra treino soa como algo chato e monótono. Se seu treino for assim, será contraproducente para o seu objetivo. Isso porque realizar sempre os mesmos exercícios acostuma os músculos e dessa forma eles não crescem ou se tornam mais fortes.

A cada duas semanas você deve conversar com o personal trainer para mudar o treino. E, além disso, você pode optar por fazer outros exercícios ou participar de aulas diferentes. Não baseie sua atividade física em uma única disciplina ou acabará entediado. Variar é uma boa forma de não abandonar a academia.

4. Escolha uma academia próxima

Embora você talvez não acredite, a distância que a academia fica da sua casa ou do seu escritório é diretamente proporcional à taxa de desistência. Claro que se há um estabelecimento do lado da sua casa será mais fácil para você. Principalmente comparado a um lugar que fica a 30 minutos e você deve pegar o metrô ou procurar onde estacionar o carro.

A boa notícia é que hoje em dia existem academias por todos os lados, até mesmo em áreas comerciais. Aproveite o horário do almoço ou o final do seu dia de trabalho para se exercitar. Você também pode escolher por uma academia que fique no caminho da sua casa.

5. Se relacione com pessoas ativas

Além de ir à academia com seu amigo, parceiro ou colega de trabalho, outra boa maneira de não abandonar é se cercar de pessoas ativas e que praticam esportes todos os dias. Não é necessário que sejam atletas profissionais, mas que gostem de treinar e possam te contagiar com esse entusiasmo por uma vida saudável.

Mulheres malhando ombros com pesos

6. Escolha músicas que você gosta

Correr na esteira ou levantar pesos pode ser um pouco chato e até “robótico”. Portanto, recomendamos que você crie uma boa playlist no seu celular e que aproveite sua música favorita enquanto treina. Algumas pessoas até ouvem audiolivros ou assistem a um capítulo de uma série.

Você deve ter em mente que praticar esportes traz muitos benefícios para você. Talvez você não seja uma pessoa muito ativa, mas, se buscar, encontrará uma disciplina que adora. Siga essas dicas para não abandonar a academia e cuidar da sua saúde! Foco e motivação!