Qual é a melhor hora para correr: vantagens e desvantagens de cada horário

· 20 de julho de 2018
Correr é sempre uma atividade saudável. Se suas obrigações o permitirem, porém, há momentos do dia que trazem mais vantagens do que outros quando estamos falando de sair para uma corrida.

Muitas pessoas estão dispostas a começar a correr para perder peso, melhorar seu condicionamento físico e sua disposição. Entre as dúvidas mais frequentes dos corredores iniciantes está o melhor horário para uma corrida. Qual é, afinal, a melhor hora para correr?

A seguir, resumimos as vantagens e desvantagens de praticar atividade física durante o dia e durante a noite.

Benefícios da corrida pela manhã

Geralmente, correr de manhã significa fazer exercícios físicos com o estômago vazio ou comer algo rápido para, logo, começar a correr. Isso permite acelerar o metabolismo e queimar as reservas de gordura armazenadas no corpo.

Além disso, o impacto psicológico da corrida matinal é geralmente muito positivo. Ao ativar seu metabolismo durante as primeiras horas da manhã, você pode melhorar sua disposição para o seu dia de trabalho. Também será mais fácil organizar suas ideias e planejar suas tarefas diárias.

Menina correndo ao ar livre em uma ponte

Desvantagens de correr de manhã

Devemos mencionar que os médicos alertam sobre os possíveis riscos de exagerar nos exercícios matutinos. A atividade física em jejum deve ser feita moderadamente, durando apenas entre 20 e 30 minutos. Exagerar nos exercícios em jejum é contraprodutivo para o gasto de energia e favorece quadros de hipoglicemia.

Exercitar-se depois de comer, no entanto, favorece a formação de flatulências e interfere no processo de digestão. Além disso, você pode sentir ânsia de vômito quando estiver correndo.

Benefícios de correr à noite

Muitos fanáticos de corrida dizem que a melhor hora para correr é durante a noite. E os resultados de numerosos estudos científicos mostraram que o desempenho do corredor melhora quando ele se exercita à noite. Como o seu metabolismo já está mais ativo, permite intensificar o gasto energético e otimizar o tempo de execução.

Além disso, o corpo já está acostumado à temperatura ambiente, o que reduz a probabilidade de choque térmico e lesões. Isso também facilita o aquecimento, exigindo um tempo de preparação menor.

Também devemos mencionar os benefícios psicológicos de correr à noite. Por um lado, a corrida noturna ajuda a aliviar a tensão de um longo dia de trabalho e a nivelar os níveis de estresse. Por outro, ajuda a evitar a sensação de cansaço e o sedentarismo.

E as desvantagens da corrida noturna?

Como geralmente acontece com quase tudo na vida, correr à noite também tem suas desvantagens. Muitas pessoas podem mostrar certa dificuldade em conciliar a atividade física noturna com uma boa jornada de sono. Devemos considerar que, ao ativar intensamente nosso metabolismo à noite, podemos demorar algumas horas para nos acalmar e sentir sono.

Homem correndo de noite na estrada

Por estas razões, o recomendável é deixar de duas a três horas entre a corrida e a hora de ir para a cama. Além disso, devemos utilizar roupas refletoras para correr à noite e levar uma fonte de luz extra se você optar por correr em uma área de alto tráfego.

Dicas para escolher a melhor hora para correr

Em geral, poucas pessoas pensam no clima como um fator determinante para um bom dia de corrida. No entanto, a temperatura ambiente interfere na disposição e nos cuidados necessários ao correr.

Durante o inverno, as temperaturas são mais baixas durante as primeiras horas da manhã. Acordar cedo, sair da cama, vestir-se e sair para correr exige uma dose extra de determinação. Em geral, é mais confortável correr durante a tarde ou nas últimas horas da manhã.

Para correr no frio, você deve aquecer o corpo intensamente para prepará-lo para o esforço cardiovascular e muscular. Também precisaremos contar com roupas mais apropriadas para enfrentar as baixas temperaturas. E o ideal é evitar correr em jejum.

Já no verão, a situação se inverte: à medida que a manhã avança, as temperaturas se elevam consideravelmente. Portanto, correr, geralmente, é mais agradável à noite ou nas primeiras horas da manhã. O aquecimento pode ser mais simples, mas lembre-se de aplicar protetor solar antes de sair para correr.

Em resumo, não há uma melhor hora para correr que se aplique a todas as pessoas e lugares do mundo. A melhor hora para correr depende do metabolismo, do estilo de vida e das preferências de cada pessoa. O importante é se animar e manter uma rotina saudável, que inclua necessariamente a prática regular de exercícios físicos.

Antes de começar a correr, é essencial consultar o médico e realizar exames para verificar a condição física. Além disso, tenha em mente que uma dieta equilibrada é fundamental para manter a forma e manter uma boa saúde.