Por que você precisa usar roupas confortáveis ​​ao praticar esportes?

7 de março de 2019
Conforto é o primeiro argumento que podemos encontrar para usar as roupas certas para cada atividade, mas além disso, lesões como pequenas feridas ou dificuldades na circulação sanguínea são outras consequências negativas de não ter roupas específicas para a modalidade.

Praticar esporte é saudável desde que seja feito da maneira certa, com os movimentos certos, boa hidratação e, embora você não acredite, praticar o exercício com roupas confortáveis ​​também é muito importante.

Quando se trata de atividades físicas, muitos, ao pensar em conforto, vestem-se com a primeira coisa que encontram no armário, como leggings ou calças largas, uma camiseta e um moletom.

No entanto, precisamos ter mais cuidado com as roupas que escolhemos para praticar esportes, porque, embora seja um aspecto que parece lógico, geralmente é o mais esquecido. Devemos usar roupas confortáveis que nos permitam desenvolver com total naturalidade nos treinamentos.

Consequências de não usar roupas confortáveis

As consequências podem ir desde reações cutâneas ao usar roupas inadequadas, a lesões mais graves, como inflamação de tendões ou entorses – se falarmos também dos sapatos. Portanto, devemos ter um pouco mais de tempo para escolher uma roupa confortável e apropriada antes de começar o esporte.

Casal de alongando

Há muitas pessoas que não usam roupas confortáveis ​​e apropriadas para o esporte que praticam porque acham que essa roupa tem um preço muito alto. No entanto, atualmente existe uma grande oferta no mercado, e você pode obter seus sapatos, calças e camisetas esportivas a um bom preço.

Quando se trata de esportes, mantenha estas dicas em mente para se vestir adequadamente:

  • É aconselhável usar flanela, calças ou shorts feitos de algodão ou de lycra, que não apertam e permitem mover-se confortavelmente.
  • Certifique-se de que as roupas são feitas com materiais apropriados para evitar atrito, irritação e desconforto.
  • Há roupas de ginástica que absorvem o suor imediatamente e são bastante confortáveis ​​quando você vai realizar exercícios ou esportes de alto impacto.
  • Escolha a roupa específica para cada modalidade esportiva: proteções, capacete, entre outros, evitando assim lesões.

Além disso, você deve levar em conta os seguintes fatores ao escolher uma roupa confortável e adequada para praticar esportes:

Clima

Se você estiver fazendo exercício do lado de fora, você deve levar em conta o clima. Se estiver quente, uma roupa confortável e apropriada deve ajudar a prevenir problemas relacionados ao calor.

Roupas soltas permitem que o ar esfrie seu corpo e evapore o suor. Escolha cores brilhantes em vez de cores escuras para refletir os raios do sol para longe do seu corpo.

Por outro lado, se estiver frio, você tem que escolher roupas que sejam fáceis de tirar à medida que você se aquece e, por sua vez, que você pode usar quando o suor esfriar. Uma peça de polipropileno pode absorver o seu suor, e por isso ficará frio quando evaporar.

Mulher jogando pádel

Além disso, a última camada de roupa, se tiver aberturas para ventilação, ajudará a regular a temperatura do seu corpo.

Em ambos os tipos de clima, a proteção da cabeça é essencial. No inverno, coloque um boné quente para isolar a cabeça. Nos meses quentes, escolha um boné mais leve para proteger sua cabeça do sol.

Movimento

Para atividade física, escolha roupas confortáveis ​​e soltas para que você possa ter liberdade de movimento e realizar o exercício de forma correta e confortável.

Evite, por exemplo, o uso de jeans, porque quando você se estica você não pode mover o corpo como quiser, ocorrendo o contrário quando você usa roupas soltas.

Confiança

Você também deve escolher roupas que façam você se sentir confiante sobre si mesmo. Se você se sentir bem com suas roupas, é muito provável que você se sinta bem em se exercitar e queira continuar fazendo isso.

De acordo com diferentes estudos, as mulheres que se sentem complexadas quanto à sua aparência e roupas para fazer exercício são menos propensas a participar de atividades físicas.

Sapatos

O calçado é muito importante para a atividade física, especialmente para exercícios em que eles são muito usados, como a corrida. Atualmente, é fácil conseguir os calçados esportivos corretos, já que existem calçados específicos para corrida, tênis, futebol e outros esportes.

Pessoas fazendo trilha

O sapato adequado e já acostumado a nosso pé, nos ajudará a correr melhor

Os profissionais e especialistas do esporte sempre recomendam sapatos que tenham uma sola robusta, mas com amortecimento e apoio para os arcos do pé, o que nos dá proteção e conforto.

Em resumo, as roupas que você usa para se exercitar são tão importantes quanto carregar água com você. O vestuário tem muitas funções, e é muito importante escolher o certo para a atividade que você está fazendo e para as condições em que você vai realizá-la.

McKenzie, D. C., Clement, D. B., & Taunton, J. E. (1985). Running shoes, orthotics, and injuries. Sports medicine, 2(5), 334-347.