Como aumentar a perseverança de um atleta?

16 de julho de 2019
Os objetivos de médio e longo prazo exigem um compromisso muito forte por parte do indivíduo. No caso dos atletas, a perseverança é uma das chaves para alcançar os objetivos pretendidos.

Como aumentar a perseverança? A seguir vamos compartilhar diferentes maneiras de desenvolver essa característica que é um valor que deve estar presente na vida do atleta para que ele seja bem-sucedido. Continue lendo!

Ser perseverante é ter firmeza, persistência e ser constante diante de qualquer projeto ou situação que aparecer. Os atletas devem construir um bom nível de perseverança para progredir, melhorar e atingir os objetivos.

A importância de aumentar a perseverança

Os atletas, ao longo de suas carreiras, lidam com diversas situações que podem ser realmente difíceis. Não ter força suficiente para lidar com essas eventualidades pode prejudicar o desempenho esportivo. Por essa razão, aumentar a perseverança de um atleta é algo necessário.

Espírito guerreiro

Um elemento essencial para ter uma boa perseverança é o espírito. A maneira como você se sente influenciará a maneira como você lida com os obstáculos. Se você tem um espírito fraco, inseguro e frágil, é muito possível que desistir se torne uma opção muito atraente.

Portanto, é importante nutrir o seu espírito guerreiro, adquirir coragem e autoconfiança para lutar contra o que se aproximar. Esteja certo de que, não importa o que aconteça, você não vai desistir. Você deve estar ciente do que é capaz de fazer e trabalhar com base nisso para atingir os seus objetivos.

Uma flor não floresce em um dia

Os atletas geralmente têm expectativas quanto ao desenvolvimento de suas carreiras. Eles se comparam com outros atletas e esperam seguir um padrão estabelecido. Para aumentar a perseverança, você deve entender que nem tudo precisa seguir um planejamento imutável.

Assim como as plantas, nem todas vêm da mesma semente, crescem ou florescem da mesma maneira ou ao mesmo tempo. Ou seja, o fato de algo levar mais tempo para você do que para o restante não significa que você está errado. É aí que você precisa ter paciência e paixão para ser consistente no esporte.

Não faça tempestade em copo d’água

Às vezes a perseverança pode ser sabotada por nós mesmos. Geralmente nos preocupamos demais com qualquer eventualidade e fazemos disso uma razão para baixar a nossa guarda e sucumbir à desmotivação. Portanto, não permita que pensamentos negativos inundem a sua mente e perturbem a sua paz.

A importância da perseverança de um atleta

A mente tem muito poder. Se você não estiver mentalmente bem, você também não estará bem fisicamente. Esse desequilíbrio pode abalar o seu caminho até o objetivo. Uma maneira de aumentar a perseverança é manter a cabeça livre de tormentos desnecessários que atrasem o progresso.

O compromisso é essencial

Para aumentar a perseverança de um atleta, o compromisso entre o objetivo e ele deve estar claro. Não ser comprometido leva à inconsistência, e isso causa a diminuição da perseverança no projeto.

Em outras palavras, a existência de uma estreita relação esporte-atleta é extremamente importante para perseverar e alcançar objetivos.

Isso também inclui manter o foco no que você quer e manter o seu olhar fixo no objetivo em todos os momentos, apesar dos comentários de terceiros. Ter muitos compromissos com diferentes modalidades faz com que você fique disperso. Assim, é mais aconselhável perseverar em apenas um objetivo.

Os erros são apenas erros

Antes de ser um atleta, você sempre deve ter em mente que você é um ser humano. Assim, é normal cometer erros e se enganar. O que não está certo é parar de lutar simplesmente porque algo não aconteceu como você esperava.

Quando você cometer um erro não é concebível se recriminar pelo que aconteceu. Para aumentar a perseverança você precisa assimilar os erros e aprender com eles. Assim, você vai adquirir experiência e saber mais sobre os detalhes dos quais você deve cuidar.

Ame o que você faz

Ame o que você faz

Sem dúvida, não há melhor maneira de aumentar a perseverança do que se apaixonar todos os dias pelo que você faz. Nesse sentido, manter uma ligação com uma atividade física da qual você não gosta e na qual você se sente desconfortável torna progredir um suplício.

Por outro lado, amar o esporte que você faz torna a firmeza, o comprometimento e a perseverança agradáveis.

Em suma, a perseverança é um valor que requer trabalho, disciplina e maturidade. Perseverar dá bons resultados em tudo o que você se propõe. Os grandes atletas já mostraram que até mesmo os objetivos mais remotos podem ser alcançados com perseverança.

  • Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2008). Self-determination theory: A macrotheory of human motivation, development, and health. In Canadian Psychology (Vol. 49, pp. 182–185). https://doi.org/10.1037/a0012801
  • Vansteenkiste, M., Simons, J., Soenens, B., & Lens, W. (2004). How to Become a Persevering Exerciser? Providing a Clear, Future Intrinsic Goal in an Autonomy-Supportive Way. Journal of Sport and Exercise Psychology26(2), 232–249. https://doi.org/10.1123/jsep.26.2.232