Você não gosta de exercício? Supere seus medos

29 de abril de 2019
Se você não é muito adepto dos esportes e do exercício, seria bom repensar essa situação. Vença seus medos e entre no fantástico mundo dos fisicamente ativos!

O medo do desconhecido e do novo pode ser o motivo para alguém achar que não gosta de exercício. Aprenda nesse artigo como dar um passo à frente e fazer dos exercícios algo positivo. Supere seus medos com esses conselhos!

À medida que o tempo passa, cada vez mais pessoas se unem ao mundo dos esportes. No entanto, há outras pessoas que não se sentem cômodas com a ideia de treinar por diferentes motivos pessoais.

Se você não gosta de exercício, isso não é um motivo para não tentar criar esse hábito. Nesse processo, é muito possível que você mude de opinião. A questão é a atitude. Por isso, é importante que você perca o medo ou a preocupação que lhe impede de fazer exercício.

Não podemos falar que fazer exercício é ruim só porque você não gosta. Pelo contrário, as emoções negativas fazem com que você ache que não gosta, quando na verdade a atividade física vai lhe fazer muito bem. Por isso, supere seus medos do novo e de começar a fazer algo que você ainda não é bom ou não sabe com os conselhos a seguir!

Supere seus medos do esporte com essas quatro dicas

  1. Esqueça do que vão falar

A insegurança é o pior inimigo para a relação com o entorno e para a autoestima. Frequentemente, algumas pessoas pensam que são ridículas fazendo exercício, ou pensam no que as pessoas vão falar.

A verdade é que você deve deixar de lado o medo “do que os outros vão falar”. É essencial que você se concentre em si mesmo e no que realmente quer. Talvez você pense que não gosta de exercício não pela atividade em si, mas por todo o contexto de fazê-lo.

Existem pessoas que trazem pensamentos negativos e, outras, positivos. No entanto, o importante é que você anime-se para a atividade por si mesmo, sem deixar que os outros te desviem dos seus objetivos.

psicologia esportiva

  1. Não tenha medo do fracasso

O medo do fracasso é muito comum em qualquer aspecto da vida. É possível experimentar o medo do fracasso no trabalho, nos estudos, no amor, na amizade, e também nos exercícios.

Acontece que criamos certas expectativas que temos que cumprir e, se isso não acontece, consideramos isso um fracasso.

Na verdade, o “fracasso” nada mais é do que uma oportunidade para aprender, crescer e ganhar mais força para tentar novamente. Não se preocupe com o que vai acontecer, não tenha medo de tudo dar errado.

Pelo contrário, foque em treinar duro e pense em todos os benefícios que você vai ganhar. E se as coisas não saírem como você imaginava, não veja isso como o fim, e sim como um ponto para pegar impulso, avaliar o que deve ser melhorado e começar novamente.

  1. Mais confiança, menos medo

O desconhecido pode trazer diferentes emoções, como curiosidade, nervoso, emoção ou medo. Pode ser que, no início, essas emoções tomem conta da nossa mente ao entrarmos em uma área com a qual não estamos familiarizados.

Nesse contexto, a confiança é indispensável para deixar o medo e testar algo novo. A maioria das pessoas que não gostam de exercício não tiram um tempo para experimentar de verdade.

Encha-se de segurança e confiança para entrar na área esportiva. Pouco a pouco, o medo e o incômodo irão embora e você terá uma visão diferente do exercício.

por que voce nao gosta de exercicio?

  1. Não gosta de exercício? Faça mudanças positivas

Ao começar a fazer exercício, acontecem algumas mudanças em nossa rotina e em nós mesmos, tanto física quanto mentalmente. Não estar seguro ou completamente disposto a assimilar essas mudanças pode originar uma rejeição ao exercício.

Por isso, é necessário que você entenda que a maior parte das mudanças que o exercício traz em sua vida são para o seu bem. Pode ser que alguns caminhos sejam difíceis. No entanto, a recompensa é muito mais positiva do que a vida sem exercício.

Supere seus medos e comece a descobrir as vantagens de fazer exercício. Às vezes, deve-se repetir algumas vezes as atividades ou situações para poder colocá-las totalmente em nossa rotina e também para dominá-las.

Não pense mais e dê mais uma oportunidade ao exercício. Além de tudo, é uma excelente forma de amadurecer, crescer e vencer os medos ou preocupações. Você vai fortalecer ainda mais suas qualidades.

  • FELTZ, D. L. (2006). Self-Confidence and Sports Performance. Exercise and Sport Sciences Reviews16, 423???458. https://doi.org/10.1249/00003677-198800160-00016