5 truques para não faltar na academia

· 3 de novembro de 2018
Chegando  o verão, é comum que queiramos nos matricular na academia. Infelizmente, a maioria desiste ou continua pagando a mensalidade, apesar de não ir. Daremos algumas dicas para você não entrar nessa estatística a seguir.

Existem alguns truques para não faltar na academia que podemos colocar em prática para tornar a vida esportiva mais agradável. Nem sempre é fácil se manter ativo, mas com força de vontade e seguindo essas dicas poderemos sustentar hábitos saudáveis.

Estudos indicam que 50% das pessoas que começam um exercício físico abandonarão a atividade em 6 meses. Você quer fazer parte dos 50% que continuam, certo? Vejamos como a seguir.

Motivação, um impulso em direção a metas

Seja em nossas vidas, seja em todos os nossos projetos, o motor que nos impulsiona a cumprir os objetivos é a motivação. Logo, estar motivados faz toda a diferença quando chegamos no instante de ir ou não ir para a academia.

Por isso, na busca pela motivação, devemos escolher uma razão que nos mova para o esporte. Infelizmente, estudos indicam que um motivo externo como perder peso nem sempre é o suficiente para nos manter motivados a longo prazo.

Nesse sentido, um bom estímulo que serve como um truque para não faltar na academia pode ser escolher uma atividade prazerosa, fazer amigos na academia ou nos dedicarmos para evoluir no treino.

Talvez, antes de percebermos um resultado diante do espelho, tenhamos um estado mental de bem-estar. Uma sensação em que as endorfinas estejam envolvidas será suficiente para nos dar disposição e vontade de voltar.

Mulher descansado no sofá de casa

Treinar perto de casa ou do trabalho para não faltar na academia

Sem dúvidas, se a sua academia fica perto de casa ou do trabalho isso pode ser decisivo na hora que a preguiça começar a aparecer. Se sabemos que dentro de minutos poderemos estar realizando exercícios teremos um impulso para sair de casa.

Porém, se houver um tempo longo de trajeto até a academia isso pode ser o gatilho que ativa a preguiça e nos mantém no sofá. Nesse sentido, quando a academia fica longe isso pode ser uma desculpa perfeita para não ir. Sempre que for difícil tomar a iniciativa será ainda pior saber que podemos levar muito tempo para chegar ao local de treinamento.

Um guarda-roupa adequado e que te faça se sentir bem

Dependendo das práticas que são realizadas, um calçado adequado e as roupas apropriadas para o exercício podem aumentar o desejo de ir à academia. Pelo contrário, não gostar do que vê na frente do espelho ou se sentir desconfortável pode causar desmotivação.

Hoje em dia não é necessário ter um guarda-roupa muito caro. Ou seja, você pode contar com duas ou três mudas de roupa para praticar esportes sem ter que gastar muito dinheiro. É necessário levar em conta nosso conforto ao praticar esportes. Isto pode nos levar a alcançar um desempenho mais eficiente nas atividades.

Tenha metas reais

De modo geral, quando começamos na academia é muito comum querer ver resultados imediatos. Mas isso pode ser frustrante e uma das razões pelas quais nós acabamos desistindo da academia. Por isso, é muito importante traçar objetivos reais e levar em conta o desempenho de cada dia.

Mulher feliz na academia

Por que conversar com o treinador ou monitor?

Esse é um dos truques para não faltar na academia que envolve o treinador. Para cumpri-lo, é bom conversar com o especialista. Ele nos guiará no sentido de alcançar os objetivos.

Dessa maneira, o especialista fará uma avaliação de aspectos como idade, peso, dieta e mostrará treinos adequados. Sempre começando pouco a pouco e avançando à medida que o condicionamento aumenta.

Nesse sentido, conversar com o treinador e realizar os exercícios que ele nos indica pode ser um grande estímulo quando se trata de atingir objetivos. Aliás, alcançar resultados faz com que você se sinta mais conectado com a atividade que é realizada e, assim, proporciona uma satisfação pessoal que nos motiva.

Por isso é muito positivo que um treinador, além de orientar, possa fornecer uma variedade de exercícios. Já que, ao realizar exercícios variados, você pode obter um treinamento mais suportável de forma natural.

Mulher malhando com um personal

Estabelecer horários fixos de treinamento

Por fim, quando falamos de treinamento, muitas vezes ele está relacionado à disciplina e isso não pode fazer sentido sem planejamento. Partimos do pressuposto que uma organização adequada pode até tornar a atividade realizada mais confortável.

Em concordância com o exposto, é importante ter rotinas de treinamento com horários fixos. Seja de manhã, à tarde ou à noite, devemos tentar respeitar os horários escolhidos. Depois de um tempo (menos de três meses), estaremos acostumados a ir para as atividades naquele horário

Em suma, conseguir reforçar o hábito de respeitar horários nos fará ir à academia quase sem perceber. Sem desculpas ou preguiça, teremos vencido um desafio e estaremos no caminho certo. Nem precisaremos nos esforçar para não faltar na academia!