As 6 melhores joelheiras e seus usos

· 9 de maio de 2019
A finalidade de usar uma joelheira pode ser dupla: por um lado, a prevenção de possíveis lesões em uma atividade esportiva, por outro, essas proteções podem ser usadas para a recuperação de uma lesão.

A joelheira é usada tanto para prevenir a dor como para recuperar-se de lesões ao realizar atividades físicas. O mercado oferece uma grande quantidade de joelheiras ou outros protetores. Para escolher devemos levar alguns fatores em conta. Por isso hoje vamos apresentar quais são as seis melhores joelheiras.

O primeiro fato a ser destacado é que nem sempre é necessário ou recomendável utilizar estes produtos. Em todo caso, o fisioterapeuta deve indicar se você deve usar ou não. Além disso, o médico é a pessoa mais indicada para recomendar modelo, tipo e material adequado para a joelheira.

Os 6 melhores modelos de joelheira

Entre as melhores joelheiras atualmente encontram-se estes modelos, que são também os mais utilizados:

  1. Joelheira Strapping

Este modelo consiste em uma joelheira elástica que segura a articulação. Uma particularidade deste produto é a presença de um estabilizador para a rótula, que minimiza o impacto do movimento e dá precisão à atividade.

Além disso, esta joelheira oferece contenções bilaterais e hastes flexíveis. Tudo isso dentro de um elástico que se ajusta com velcro. Mediante um procedimento simples, é possível adaptar a joelheira conforme orientação médica.

Este tipo de joelheira é recomendado em casos de recuperações de luxações na rótula. Também em caso de tendinite nesta articulação, inclusive em casos de entorses laterais. Do mesmo modo, as pessoas com instabilidade nesta área podem receber a recomendação do uso de joelheira.

joelheira strapping
Imagem: ortopediabcn.com

Os diferentes tamanhos deste tipo de joelheira permitem seu uso para a maioria das atividades físicas. É necessário usar o tamanho indicado, já que o produto oferece seis alternativas de acordo com o perímetro do músculo, contando 15cm desde a parte de cima da rótula.

  1. Joelheiras de pano

A joelheira de pano é muito prática quanto à colocação e ao uso. Sua principal função, além de segurar a articulação, é oferecer calor à área. Por ser mais leve, não dificulta o movimento do joelho nem a circulação sanguínea.

joelheira de pano

Outras qualidades das joelheiras de pano têm relação com sua compressão elástica dinâmica e a possibilidade de usá-la o dia todo. São as costuras, o ajuste antideslizante e sua composição que a tornam ideal inclusive quando usada preventivamente. Ou seja, quando não há lesões específicas.

  1. Joelheira Comfort Lift Futuro 

Esta também é uma das melhores joelheiras e é recomendada em casos de inflamação localizada, especialmente em torções ou artrite. Também para pessoas com deficiências circulatórias ou para quem exige muito dos joelhos.

Neste sentido, esta joelheira é utilizada por pessoas que, apesar do cansaço, precisam se levantar todo dia para realizar atividades pesadas.

Outra vantagem deste tipo de produto é que se pode usar embaixo da roupa sem inconvenientes. Além disso, adere cuidadosamente à pele, de modo que não gera incômodos.

melhores joelheiras confort lift futuro
Imagem: 3m.com

Um dos fatores essenciais ao escolher a joelheira é que ela seja transpirável. Lembre-se de que o suor pode causar desconfortos, tais como erupções cutâneas ou irritações.

  1. Joelheira Estabilizadora Futuro

Como o nome indica, esta linha oferece um cuidado especial para problemas muito pontuais de falta de estabilidade. Para mencionar um aspecto único deste produto, podemos destacar que ele deixa a rótula descoberta por meio de um corte estratégico. Isto permite um uso mais fresco, inclusive embaixo da roupa.

joelheira estabilizador futuro
Imagem: belibe.es
  1. Suporte de rótula

Algumas marcas oferecem dois tipos de joelheiras, desenhadas especialmente para doenças como tendinite patelar ou condromalácia patelar. Para estes casos, é necessário um alinhamento rigoroso da rótula. Isso supondo que a dor seja intensa, caso no qual há necessidade de um cuidado específico.

estabilizador rotula

  1. Joelheiras reforçadas para recuperação clínica

A joelheira reforçada é aquela que oferece cintos ajustáveis e espumas na zona inferior da rótula. A finalidade desta joelheira é fornecer uma estabilidade bem precisa.

Além disso, por serem reforçadas, permitem controlar torções pelos estabilizadores laterais. Quando escolhermos este modelo, devemos verificar os tipos de reforço de acordo com a lesão ocorrida.

melhores joelheiras reforçadas
dragonsports.eu

Em resumo, a joelheira pode ser utilizada tanto para praticar esportes como para as atividades do dia a dia. Para maior segurança na escolha, um médico deve estabelecer o tipo e modelo que cada pessoa necessita.