4 exercícios para diminuir a dor no joelho

· 6 de dezembro de 2018
Aquelas pessoas que sofrem de dor no joelho devem saber que o ideal nesses casos é realizar alguns exercícios ou alongamentos que permitem aliviar o desconforto. Portanto, no artigo a seguir, vamos dar uma lista dos melhores exercícios para reduzir a dor no joelho.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para diminuir a dor no joelho é simplesmente manter um estilo de vida ativo e saudável. Embora você deva ter em mente que, nesses casos, o ideal é realizar atividades de baixo impacto, como andar de bicicleta, caminhar a passo rápido ou nadar.

Além disso, você deve saber que vários músculos se sobrepõe na articulação do joelho, já que trabalham juntos para flexionar, estender e estabilizar o joelho, e, consequentemente, a causa exata da dor nem sempre é óbvia.

No entanto, a seguir preparamos uma lista com alguns exercícios para diminuir a dor no joelho que podem ser muito úteis para aliviar o desconforto. Contamos tudo o que você precisa saber a seguir!

Os 4 melhores exercícios para diminuir a dor no joelho

1.-Exercício com bola

Em primeiro lugar, apresentamos um exercício para diminuir a dor no joelho que você pode realizar com uma bola de tênis.

Trata-se de um movimento que permite aliviar a tensão, tanto na panturrilha quanto no tendão. Para realizá-lo, você deve se sentar no chão e levar o pé direito até a nádega, de modo que o joelho fique dobrado.

Em seguida, mantenha uma bola de tênis sob o joelho direito, intercalada entre a panturrilha e o tendão. O objetivo é criar força de compressão, puxando a canela para você.

Em seguida, gire o pé alternando movimentos circulares para ajudar a criar espaço na articulação do joelho. Recomendamos que você continue até sentir que a tensão nessas áreas é aliviada.

2.-Agachamentos na parede

Em seguida, os agachamentos na parede são outro movimento interessante para diminuir a dor no joelho, já que fortalecem os quadríceps, glúteos e muitos dos outros grupos musculares pequenos em torno das articulações do joelho, que por sua vez ajudam a mantê-los saudáveis ​​com o tempo.

Mulher fazendo agachamento isométrico na parede

O procedimento é muito simples: fique de costas para a parede com os pés separados na largura dos quadris. Em seguida, deslize as costas para baixo, como se estivesse sentado em uma cadeira ou fosse agachar.

Tenha em mente que, quanto mais baixo você chegar com o bumbum, mais difícil será o movimento, e mais pressão você sentirá nos joelhos. O ideal é manter a posição por cerca de 30 segundos até que seus músculos fiquem completamente fatigados.

“Uma pessoa se torna grande medindo a pequenez de sua dor”

-Ernst Wiecherte-

3. Levantamentos de perna reta

Em terceiro lugar, apresentamos os levantamentos de perna reta. Você deve começar no chão deitado de costas para cima, mantendo uma perna dobrada e a outra reta.

Em seguida, levante a perna reta alguns centímetros do chão, enquanto tensiona os músculos das coxas. Não se esqueça de manter no ar por cerca de 10 segundos, depois abaixe a perna lentamente e repita com a outra. Sempre que possível tente evitar movimentos bruscos e não arqueie as costas.

4.-Alongamento de panturrilha

Por último, apresentamos um alongamento ideal para diminuir a dor no joelho. Consiste em alongar os músculos da panturrilha, já que são muito necessários para aliviar qualquer dor que possa aparecer nos joelhos e, às vezes, os esforços nessa área são negligenciados.

Casal alongando as pernas

Você só precisa se apoiar em uma parede, flexionar o pé direito apoiando seus dedos na parede ao mesmo tempo em que o calcanhar fica no chão. Lembre-se de que os dedos dos pés devem ficar levantados, enquanto o calcanhar deve permanecer no chão e a perna o mais reta possível.

Em seguida, incline-se para a perna da frente, mantendo o alongamento no ponto mais profundo. Mantenha por 5 segundos antes de soltar e repita o mesmo alongamento com a perna esquerda até executar entre 10 e 15 repetições em cada perna.

Por fim, lembre-se de que os exercícios para diminuir a dor no joelho são ideais para aqueles atletas que sentem desconfortos ao realizar qualquer tipo de atividade esportiva. Estamos convencidos de que, se você experimentar os exercícios por algumas semanas, logo começará a observar os resultados!