Benefícios incríveis da cenoura no cuidado da pele

· 22 de março de 2019
Este vegetal é um ingrediente obrigatório em qualquer dieta saudável. As propriedades da cenoura são muito amplas, além de oferecer uma quantidade muito baixa de calorias.

Os benefícios da cenoura também incluem a pele, de tal forma que é considerada uma das aliadas mais importantes para o cuidado do maior órgão do corpo humano.

Valores nutricionais

A cenoura está entre os poucos alimentos que não são fonte de alergias. Sua composição nutricional inclui vitamina A ou betacaroteno, além de vitaminas B e C. Ferro, potássio, fósforo e cálcio.

Mas, além de seus extensos valores nutricionais, trata-se de um ingrediente extremamente versátil. Pode ser preparada em cozidos e saladas cruas com outros acompanhamentos ou sozinha. Também podemos preparar sobremesas e bebidas, assim como cremes tópicos com benefícios incríveis para a pele.

Potente antioxidante e protetor

Contribuições para a saúde

Entre os benefícios que este interessante vegetal fornece à nossa saúde, podemos destacar os seguintes:

  • Previne doenças na visão. Tradicionalmente, nos dizem que comer cenoura é muito bom para a vista. Não se trata de efeitos diretos para obter uma visão melhor; no entanto, está comprovada sua capacidade de reduzir o aparecimento de catarata ou prevenir a degeneração da retina.
  • A cenoura é uma importante fonte de água, o que aumenta o fluxo de urina, diminuindo os problemas relacionados à retenção de líquidos. Da mesma forma, a alta quantidade de fibras que contém a torna um remédio natural contra a constipação.
  • O hábito de comer cenoura estimula o apetite, combate a anemia e protege o sistema digestivo. Além disso, melhora o estado de ânimo das pessoas, aumenta a qualidade do leite materno e diminui o colesterol.

Os incríveis benefícios da cenoura para a pele

Seja como peça fundamental no cardápio ou como ingrediente ativo de cremes de uso tópico, seja de marcas comerciais ou fabricados em casa, a lista de benefícios da cenoura para a saúde da pele é longa.

De maneira geral, sua capacidade para servir de protetor contra a ação dos raios UV é importante. Destaca-se também sua ação hidratante, um fator necessário para que a pele funcione da melhor forma, sem se deteriorar.

Promove a renovação das células da pele

A cenoura diminui e retarda a presença das manchas e rugas que, inevitavelmente, começam a aparecer com a passagem do tempo. Da mesma forma, reduz a visibilidade de pequenas cicatrizes.

Sem trégua contra a acne

Embora com maior incidência na adolescência, a acne pode afetar pessoas de qualquer idade. A partir de seus grandes níveis de vitamina A ou betacaroteno, este alimento natural é um aliado fundamental para combater essas anomalias da pele.

Juntamente com todos os itens acima, a incorporação da cenoura em nossa dieta nos fornece outros antioxidantes que regulam as gorduras que se acumulam sobre e sob a derme. Como complemento, este vegetal é um poderoso anti-inflamatório, por acelerar o desaparecimento de cravos e espinhas.

Garota com acne

Fortalece cabelos e unhas

Além dos benefícios da cenoura para o cuidado da pele, ela também tem efeitos positivos no couro cabeludo; combate a queda de cabelo, ao mesmo tempo que acrescenta espessura e brilho. Sua presença na alimentação reduz o aparecimento de cabelos grisalhos, além de facilitar o rápido crescimento de unhas mais fortes.

Pele bronzeada por mais tempo (e sempre protegida)

O óleo de cenoura é um dos elementos mais frequentes nas fórmulas dos protetores solares. Mas também é utilizado como bronzeador natural, oferecendo efeitos mais intensos e duradouros.

É muito positivo combinar a aplicação tópica de cremes comerciais que incluem este ingrediente, assim como preparações caseiras baseadas neste vegetal. Para aproveitar este uso da cenoura como um cosmético, devemos adicioná-la à nossa dieta balanceada.

Comer cenoura é muito saudável. Não há espaço para o tédio ou a monotonia, podemos combiná-la em uma infinidade de receitas e preparos. Dois copos de suco de cenoura por dia são mais do que suficientes para que seus efeitos sejam evidentes.