Por que surge e como aliviar a dor no joelho

1 de abril de 2019
A dor no joelho é difícil de tratar, já que é uma articulação que usamos para nos mover continuamente, e nem é preciso dizer que dores nessa área têm uma influência negativa na intenção de praticar qualquer tipo de esporte com segurança e prazer.

A dor no joelho é muito comum, pois é uma das articulações mais utilizadas. Para andar, sentar, levantar, pular, correr… Todos esses movimentos exigem a mobilidade do joelho para o dia a dia.

O joelho é, portanto, uma articulação delicada e importante. Suporta o peso do nosso corpo e é composto de elementos ósseos, meniscos, ligamentos e músculos. Todas as partes que compõem o joelho devem estar em boas condições, pois são essenciais para o bom funcionamento da articulação.

Desta forma, é importante prestar atenção às dores no joelho e tratá-las. Neste post você vai aprender algumas causas da dor no joelho e exercícios para mantê-lo em boas condições.

Dor no joelho: causa e efeito

Cada causa tem um efeito, por isso é importante que você saiba o que pode causar a dor no joelho. Desta forma, você evitará colocar os joelhos em situações em que eles possam ser machucados ou até lesionados. Algumas das causas da dor no joelho são as seguintes:

  • O peso: os joelhos suportam a maior parte do peso do corpo quando estão em pé. Estar acima do peso pode exigir mais do joelho e causar dor.
  • Falta de mobilidade: se, por exemplo, você trabalha em um escritório onde está sentado o dia todo e depois não se exercita, a dor nos joelhos pode surgir devido à falta de mobilidade.
  • Desgaste: o oposto da falta de mobilidade, o joelho pode se desgastar quando usado em excesso.
  • Idade: à medida que a idade aumenta, os ligamentos e os ossos que compõem o joelho perdem força. Por esse motivo, é importante realizar exercícios para fortalecê-los.
  • Movimentos ruins: às vezes alguns movimentos são prejudiciais ao corpo. Aqui o importante é saber como o joelho funciona para não fazer movimentos que o danifiquem.
Pessoa com dor no joelho

Agora que você conhece as possíveis causas da dor no joelho, você pode praticar os seguintes exercícios para desfrutar de um joelho saudável:

Bicicleta no ar

Este exercício é como andar de bicicleta, mas sem a bicicleta. É um ótimo exercício para os joelhos, melhora a mobilidade, dá força aos ligamentos e pernas.

Fazer bicicleta no ar é ideal para pessoas que não têm muito tempo para se dedicar ao exercício, devemos apenas deitar de costas em uma superfície reta, pode ser a cama ou um tapete de Yoga. Levante as pernas em um ângulo de noventa graus e comece a movê-las como se estivesse pedalando em uma bicicleta.

Casal fazendo exercícios na praia

Este exercício é de baixo impacto, ideal para quando o joelho dói. Ele não carregará o peso do corpo porque está no ar. É recomendável que você o faça assim que levantar para acordar os músculos e antes de dormir para relaxá-los.

Fazer bicicleta no ar também tem outro benefício: ela também trabalha os abdominais. Assim, além de exercitar o joelho, você vai ganhar força nos seu abdômen!

Buraco da agulha

O buraco da agulha é uma posição de Yoga, chamada em sânscrito Sucirandhrasana. Esta posição é altamente benéfica para as pernas, ligamentos e patela do joelho.

Para realizar essa posição, deite-se de costas e dobre os joelhos até o peito, depois coloque o tornozelo esquerdo na coxa direita e permita que o joelho esquerdo se abra para o lado. Em seguida, coloque as mãos na coxa direita e empurre lentamente.

Esta posição abre os quadris e alonga os tendões das pernas, além de girar e exercitar a rótula. Não se esqueça de praticar ambos os lados. Este exercício também permitirá que você relaxe seu corpo e pernas em geral após um longo dia.

Nadar como um peixe

A natação é um exercício que você vai gostar muito. Não importa o estilo, se é peito, borboleta, costas ou crawl. A natação ajuda muito a fortalecer o joelho, pois dá mobilidade sem um alto impacto já que na água o corpo não pesa. Além disso, você terá pernas saudáveis ​​e tonificadas e se divertirá.

Mulher praticando natação

A natação também melhora a flexibilidade, a coordenação e o sistema respiratório e cardiovascular. Também previne a osteoporose e define os músculos. Não só os seus joelhos como todo o resto do corpo agradecerão!

Alongar a parte de trás dos joelhos

Exercitar-se alongando a parte de trás dos joelhos ajuda a diminuir a dor. Ao melhorar a flexibilidade dos tendões, melhoramos a flexibilidade do joelho. O alongamento é muito simples, basta sentar-se com as costas retas e levar os joelhos dobrados até o peito, segurar as pontas dos pés com as mãos e alongar-se lentamente, sem soltar.

Além disso, o alongamento oxigena os músculos e aumenta o fluxo sanguíneo. É aconselhável repetir este exercício cerca de dez vezes quando você se levanta, ou antes de fazer algum outro exercício que envolva o uso de seus joelhos.

Não menospreze sua dor

O joelho é a maior articulação do corpo. Não diminua a importância da dor no joelho, faça os exercícios e você verá resultados. É essencial que você preste atenção nos seus joelhos, eles são o suporte do seu corpo, se eles não funcionarem bem, você não será capaz de se movimentar como deseja.

Manter uma boa nutrição também é importante para manter longe a dor no joelho. Uma dieta rica em proteínas vai fortalecer os ligamentos, músculos e cartilagens do joelho; e, por sua vez, uma rica em laticínios vai fornecer cálcio aos elementos ósseos. Lembre-se, seus joelhos são os pilares do seu corpo, cuide deles!