Artrose do joelho: o sobrepeso pode ser o responsável

A artrose do joelho é uma das doenças articulares mais comuns que costumam surgir com a idade, mas seus motivos não são muito claros até hoje. No entanto, foi estabelecida uma relação bastante sugestiva entre a artrose e o excesso de peso. Explicamos a relação a seguir!
Artrose do joelho: o sobrepeso pode ser o responsável

Última atualização: 28 junho, 2019

A artrose é uma doença reumatológica caracterizada pela degeneração da cartilagem articular. É uma doença das articulações muito comum em pessoas idosas, e geralmente afeta determinadas articulações com mais frequência. Este é o caso da artrose do joelho.

A degeneração cartilaginosa nesta articulação terá uma série de consequências prejudiciais para a atividade física. Neste artigo abordaremos este tópico e outros mais.

Artrose do joelho: causas e sintomas

A causa da artrose não é muito clara, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode gerá-la em idade avançada e em indivíduos predispostos a sofrer desta condição. Entre os fatores ambientais mais frequentemente associados à artrose, destacam-se:

  • A sucessão de lesões em uma mesma articulação.
  • A idade.
  • O sobrepeso.
  • O exercício físico intenso, especialmente quando praticado sem planejamento e técnica adequada.

O sintoma típico desta doença é a dor, que persiste mesmo em repouso. Quando iniciamos uma atividade física, os desconfortos cedem por alguns minutos, mas reaparecem progressivamente com a atividade.

Outros sintomas incluem a rigidez, a deformidade da articulação e, finalmente, a perda de funcionalidade da mesma. É por isso que se trata de uma condição que devemos prevenir e, se for o caso, tratar de forma efetiva.

Artrose do joelho e excesso de peso

O sobrepeso e a obesidade são condições bem típicas dos países ocidentais, em que o índice dessas doenças é bastante elevado. Uma das consequências do sobrepeso é uma maior carga nas articulações.

Artrose do joelho e excesso de peso

O joelho, particularmente, é uma articulação que mantém o peso de quase todo o corpo; especificamente, o joelho e o quadril são as principais articulações de carga do corpo. Portanto, se adicionarmos uma carga maior, estaríamos expondo os músculos, ligamentos e tendões constantemente.

Além disso, a obesidade coloca o organismo em um estado de inflamação crônica. A liberação de substâncias inflamatórias no sangue pode danificar ainda mais a articulação e,  assim, provocar o aparecimento precoce da artrose.

Assim, uma doença que começaria a nos afetar na terceira idade poderia surgir aos quarenta anos em caso de sobrepeso ou obesidade.

Qual é o tratamento ideal?

Uma vez diagnosticados com artrose, devemos ter em mente que se trata de uma doença degenerativa que, eventualmente, irá progredir. O que podemos fazer é, na medida do possível, atrasar o progresso da patologia para desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

A melhor maneira de combater a artrose é evitando o sobrepeso. Se estivermos nessa situação, a perda de gordura corporal está claramente relacionada à uma melhora dos sintomas (tanto da dor como da rigidez) e ao retardo do progresso da artrose.

Além disso, outra forma de prevenir o avanço da artrose é evitando todo tipo de exercício articular de alto impacto, especialmente aqueles realizados com uma técnica inadequada.

Também é altamente recomendável seguir um plano de fortalecimento articular junto a um profissional para melhorar a sintomatologia e a evolução da doença.

Nesse sentido, exercícios como o agachamento com peso (realizado corretamente, é claro) aumentam consideravelmente a força dos tendões e ligamentos e, como resultado, retardam a progressão da artrose.

Artrose do joelho: causas e sintomas

O que fazer quando surgirem as dores

Além de tudo isso, durante as crises de dor e a incapacidade que essa patologia pode causar, geralmente são indicados analgésicos para reduzir a dor e a inflamação.

No entanto, como vemos neste artigo, a artrose é frequentemente relacionada ao sobrepeso e à obesidade; por sua vez, essas condições estão relacionadas à outras, como a hipertensão e a diabetes.

Estes são fatores de risco para doenças cardiovasculares futuras, portanto, os analgésicos típicos, como ibuprofeno ou naproxeno, são contraindicados devido ao seu possível efeito cardiotóxico.

Nestes casos, geralmente são prescritos analgésicos da família dos fármacos opioides. Sempre consulte seu médico antes de ingerir qualquer medicação para aliviar o desconforto.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pacca DM, DE-Campos GC, Zorzi AR, Chaim EA, DE-Miranda JB. Prevalence of Joint Pain and Osteoarthritis in Obese Brazilian Population. Arq Bras Cir Dig [Internet]. 2018 Mar 1 [cited 2019 Apr 30];31(1):e1344. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29513805
  • Miehle W. Arthrosis or Osteoarthritis: Do These Terms Imply Therapy With Pure Analgesics or Non-steroidal Antirheumatic Agents? Scand J Rheumatol Suppl [Internet]. 1987 [cited 2019 Apr 30];65:123–30. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3479837
  • Artrosis de rodilla: qué es, síntomas, diagnóstico y tratamiento [Internet]. [cited 2019 Apr 30]. Available from: https://inforeuma.com/enfermedades-reumaticas/artrosis-de-rodilla/
  • Wu, Huaizhu, and Christie M. Ballantyne. “Metabolic inflammation and insulin resistance in obesity.” Circulation research 126.11 (2020): 1549-1564.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.