Volte a correr após uma lesão na panturrilha

· 8 de janeiro de 2019
Se você machucou sua panturrilha e é um corredor habitual, este artigo é ideal para você. Saiba mais abaixo.

Se você é apaixonado por correr e sofreu uma lesão na panturrilha, você deve saber que é muito fácil se machucar novamente e muito difícil retomar o ritmo normal sem medo de cair.

Por esse motivo, queremos falar sobre as melhores dicas que você deve levar em consideração antes de voltar a correr após a lesão na panturrilha.

A lesão na panturrilha entre os corredores é muito comum e geralmente ocorre como resultado do esforço excessivo quando se está correndo ou por não ter aquecido os músculos da maneira correta anteriormente. Tenha em mente que a panturrilha é a área do corpo que suporta todo o peso ao caminhar.

Na verdade, começar a correr muito cedo depois de uma lesão causa lesões mais graves e duradouras. Além disso você também pode se machucar com movimentos bruscos que flexionam o tornozelo enquanto faz exercícios com pesos na academia.

Além disso, é necessário saber quando é o momento certo para voltar a correr após uma lesão na panturrilha. Realmente, o retorno à atividade dependerá do tipo e gravidade da lesão e também do quanto você corre.

Por essas razõesl é sempre melhor falar com um profissional médico, para entender a gravidade e planejar o retorno de forma adequada.

Mulher agachada pronta para dar um tiro de corrida

Dicas para correr após uma lesão na panturrilha

Quando se trata de correr novamente após uma lesão na panturrilha, entender qual foi a causa da primeira lesão é a melhor maneira de impedir que isso aconteça novamente. Progredir lentamente no início para evitar agravar a condição é a opção mais inteligente.

Além disso, você deve começar fazendo 30% da sua quilometragem anterior em um ritmo relativamente lento. Você deve se permitir tirar dois dias de folga entre as sessões para garantir que o músculo possa se recuperar adequadamente do exercício.

Supondo que você já possa fazer suas sessões semanais sem desconforto, aumente a quilometragem em 10% a cada semana, mantendo o ritmo progressivamente.

Da mesma forma, deve-se levar em consideração que a tensão na panturrilha é frequentemente causada pelo aquecimento inadequado antes do exercício. Tenha em mente que o aquecimento ajuda a estimular o fluxo sanguíneo nos músculos, relaxando-os e tornando-os mais tolerantes ao estresse do exercício.

Também o alongamento após o exercício é importante para manter os músculos flexíveis, o que, por sua vez, reduz a suscetibilidade a lesões no treinamento.

Além disso, recomendamos que você diminua a velocidade ou faça pausas quando correr em lugares muito íngremes. Embora pareça mentira, ficar bem hidratado durante a corrida e ingerir regularmente uma bebida esportiva é ideal para evitar qualquer risco de lesão.

Para terminar, recomendamos investir em bons sapatos ou palmilhas para melhorar o seu ritmo e evitar uma queda.

Amigas correndo no parque

O melhor alongamento antes de retornar à atividade

Depois que a dor e o inchaço iniciais diminuírem, você deve começar com um alongamento suave dos músculos da panturrilha. Esse alongamento deve ser de intensidade baixa a moderada e não pode causar um aumento da dor.

Fique em pé em frente a uma parede com os pés paralelos em uma postura ereta. Ambos os pés devem apontar para a frente. Dê um passo com a perna lesionada para trás.

Sem permitir que o calcanhar de trás se levante do chão, mova lentamente o corpo para frente até sentir o alongamento da panturrilha. Mantenha as costas retas por 30 segundos e complete três repetições para aquecer a panturrilha e estar preparado para o treinamento.

Finalmente, se a dor da panturrilha persistir apesar de seguir os conselhos acima, fale com um médico ou fisioterapeuta. Outras medidas, como o uso de muletas ou sessões de fisioterapia, podem ser necessárias para ajudá-lo a se recuperar.

Não se esqueça que correr com dor só irá prolongar o tempo de recuperação e por isso não é recomendado.

Além disso, lembramos que você deve fazer exercícios de alongamento para aquecer a área e evitar novos problemas. Cumprir o conselho acima lhe dará a chave para voltar a realizar suas sessões de treinamento e aproveitar ao máximo a corrida.