Exercícios com Power Ball: você conhece essa nova tecnologia?

· 11 de outubro de 2018
A Power Ball é um dos avanços tecnológicos em fisioterapia que nos permite treinar, fortalecer e reabilitar diferentes partes do nosso corpo de forma muito eficaz e em qualquer lugar.

No campo da cinesiologia e da fisioterapia, surgiu uma nova metodologia de exercícios com notáveis ​​vantagens para recuperação e fortalecimento muscular. São os exercícios com Power Ball, um instrumento prático e fácil de usar para trabalhar desde os dedos até os ombros.

As Power Balls são esferas do tamanho de uma bola de tênis com um giroscópio dentro. Quando rodado em qualquer direção, este giroscópio oferece uma resistência proporcionalmente oposta, e por isso a força necessária para continuar o movimento da mão aumentará.

Benefícios dos exercícios com Power Ball

Seja no campo da reabilitação ou adequação fisioterápica, as Power Balls oferecem grandes vantagens. Entre as principais, encontramos:

  • Aumentam a força muscular
  • Aumentam a resistência e estabilidade dos músculos.
  • Estimulam as conexões cerebrais para criar respostas imediatas aos movimentos necessários.
  • São eficientes: apenas alguns minutos de trabalho diário são suficientes para obter resultados.
As mãos de uma pessoa segundo uma Power Ball

Como segurar?

A Power Ball deve estar localizada no centro da palma da mão. O aperto é feito com todos os dedos, exceto o dedo mínimo, que deve ficar em baixo como um suporte.

Exercícios com Power Ball

Essas esferas são ideais para trabalhar os músculos do braço inteiro. Dos dedos aos ombros, incluindo também os punhos, os antebraços e os cotovelos, todos se beneficiarão do seu uso. Aqui apresentamos alguns exercícios que você pode fazer com elas:

1. Rotação com velocidade moderada

Como todos os exercícios com Power Ball, este consiste em girar a bola em uma direção. A velocidade deve ser entre lenta ou moderada, o que permitirá que o trabalho seja prolongado por mais tempo.

A ideia é fazer entre 1 e 3 minutos com cada mão, alternando em cada série. Se você resistir mais, perfeito, isso dependerá da condição de cada usuário. O melhor é aumentar progressivamente o tempo de trabalho.

2. Exercícios de força e resistência

Ideal para tenistas, golfistas, escaladores e ciclistas, entre muitos outros. Eles consistem em girar a bola um pouco mais rápido que a velocidade inicial e manter o ritmo o máximo possível.

A resistência crescente oferecida por este elemento fará com que a carga no músculo seja cada vez maior. Ao mesmo tempo, a resistência crescerá e também a estabilidade dos músculos em situações de fadiga ou exigência.

Existem muitos esportes que dependem do que somos capazes de fazer com nossos braços. Portanto, os exercícios com Power Ball são extremamente úteis nesses casos.

3. Trabalhos de reabilitação

Um uso alternativo da Power Ball é para trabalhar a síndrome do túnel do carpo. A esfera deve ser segurada com as pontas dos dedos e voltada para baixo. Ou seja, a palma da mão deve formar um ângulo de 90 graus com o antebraço. A rotação deve ser lenta e constante.

Por outro lado, para reabilitar o cotovelo de tenista, você pode esfregar a bola no antebraço.

Uma Power Ball

4.  Planejamento de treino mensal com a Power Ball

A empresa oficial de fabricação dessas esferas fornece um treino em seu site oficial, com exercícios para semana após semana. São exercícios que progridem gradualmente em termos de duração. É o seguinte:

  • Semana 1: 3 séries de 30 segundos com cada mão, alternadamente. Um minuto de descanso deve ser deixado entre cada série. Deve ser feito a cada dois dias.
  • Semana 2: 3 séries de 30 segundos com cada mão com um minuto de descanso, todos os dias da semana.
  • Semana 3: 3 séries de 60 segundos com cada mão com uma pausa. Mais uma vez, deve ser feito a cada dois dias.
  • Semana 4: assim como nos primeiros 15 dias, os exercícios da semana anterior são repetidos (os 3), mas todos os dias.

5. Fortalecimento e reabilitação do ombro

Este exercício consiste em fazer o movimento normal com a Power Ball, mas com o braço levantado. Precisamente, deve estar um pouco acima do nível da cabeça. Serve para fortalecer a área e recuperar a força e a perda de tonificação.

6. Prevenção de lesões por esforço repetitivo

Por menores que pareçam, os movimentos necessários para operar teclados e mouses podem causar lesões por excesso de uso ou estresse. Então, adquirir força e resistência neles, bem como exercitá-los regularmente, pode ser uma ótima alternativa para evitá-las.

Os músculos do antebraço são sobrecarregados com esse uso e, portanto, geram inflamação dos tendões ou incapacidade ou dor para o movimento do punho ou dos dedos. Eles também podem causar síndrome do túnel do carpo. Exercícios com a Power Ball podem prevenir e aliviar estes sintomas.

Como vemos, os benefícios dessas bolinhas são muitos e bastante importantes. Se o seu médico aprovar, não faria mal incorporar esses exercícios à sua rotina. Você pode usá-la enquanto viaja ou trabalha, podendo se exercitar em qualquer lugar.