Qual o momento ideal para fazer alongamentos?

· 6 de novembro de 2018
Algumas pessoas não dão prioridade para os alongamentos. No entanto, essa prática pode beneficiar incrivelmente o corpo e melhorar nossa performance em diferentes exercícios e esportes. Afinal, a flexibilidade facilita movimentos e reduz as chances de lesões.

Quando praticamos esportes e atividades físicas, é preciso fazer alongamentos em algum momento. Os alongamentos consistem em exercícios para esticar os músculos, articulações e ligamentos.

Com eles, é possível alcançar maior mobilidade e elasticidade. Além disso, o alongamento permite colocar o corpo em posturas onde o músculo é esticado além do comprimento que ele pode ter em repouso.

Esticando constantemente os músculos, eles gradualmente ganham flexibilidade. O alongamento é necessário para melhorar o desempenho do corpo em qualquer atividade física.

Além disso, há esportes em que é estritamente necessário ter uma boa flexibilidade, como é o caso do balé, ginástica ou nado sincronizado. Mas qual o momento ideal para fazer alongamentos?

Se você decidiu melhorar sua flexibilidade, mas não sabe o momento ideal para alongar, este artigo é para você. Continue lendo e descubra!

Mulher se alongando em uma pista de corrida

Aquecimento ou alongamento

O alongamento não é o mesmo que aquecimento. O aquecimento nos esportes é realizado quando o corpo está se preparando para uma atividade física.

Ou seja, uma série de exercícios é realizada para condicionar o corpo ao treinamento. Aquecer não é sinônimo de alongamento e na verdade estudos indicam que a melhora hora para se alongar não é antes do exercício.

O alongamento deve, no entanto, ser considerado como parte da atividade física. Seu objetivo é alongar os músculos para alcançar os movimentos necessários para a prática esportiva e relaxá-los após o exercício.

Qual é o melhor momento para fazer alongamentos?

Muitas pessoas pensam que o melhor momento para fazer alongamentos é antes do treino, mas não é. Na verdade, o momento ideal para o alongamento é após a atividade física, já que a eficácia é muito maior. Especialmente se for uma atividade física de alto impacto.

Mulher alongando as pernas

As razões pelas quais o momento ideal para o alongamento é após o treinamento, são as seguintes:

  • Os músculos precisam ser relaxados: após uma sessão em que os músculos são expostos a todos os tipos de contração, eles precisam de relaxamento e oxigenação.
  • O corpo está apto a alongar-se melhor: após o treinamento, o corpo está em sua expressão máxima, ou seja, há um bom fluxo sanguíneo, um bom ritmo cardíaco e os músculos estão acordados. Portanto, isso torna o corpo mais propenso para fazer alongamentos.
  • Não há risco de lesionar o músculo: se você fizer alguns alongamentos fortes sem que o corpo fique aquecido, corre o risco de lesionar o músculo. O alongamento após o treinamento reduz o risco de isso acontecer, já que o corpo está quente o suficiente para alongar.

Tudo é progressivo

Fazer alongamentos após o treinamento é certamente eficaz em tornar os músculos mais flexíveis. Além disso, melhora a postura e ajuda o corpo a relaxar e dormir.

Como em qualquer atividade física, força, velocidade e resistência são adquiridas com prática e perseverança. A mesma coisa acontece com a flexibilidade, isto é, não é algo que você pode obter facilmente em uma semana.

Para ser flexível, você precisa ter paciência e realizar os alongamentos corretamente. Isso significa não se obrigar a adotar posições extremamente dolorosas. O alongamento dos músculos pode gerar um pouco de tensão, mas você deve relaxar e respirar. Não exagere!

Mulher com dor no joelho

Fazer alongamentos após o exercício é muito importante para o cuidado do corpo. Os músculos, ligamentos e articulações precisam entrar em repouso após uma sessão intensa. A melhor coisa é que os músculos podem voltar ao normal depois do treino através do alongamento.

Se você não sabe muito sobre alongamentos, você pode clicar aqui e ver alguns para incluir em sua rotina. Lembre-se de usar roupas apropriadas e se esticar e uma superfície confortável.

Além disso, seja paciente e forte. O alongamento é algo que você deve aproveitar para que o corpo comece a descansar. Então, prepare-se para alongar depois de um bom treino!