Um bom aquecimento diminui o risco de lesões

· 6 de janeiro de 2019
Conheça todos os benefícios de dedicar alguns minutos para o aquecimento; não deixe que o risco de lesões aumente ou que seu corpo não esteja 100% ao iniciar a prática esportiva.

Durante o exercício o corpo realiza a contração de múltiplos músculos, a extensão de articulações e movimentos que nos colocam sob risco de lesão. No entanto, esse risco diminui significativamente com um bom aquecimento.

Muitas pessoas ignoram essa etapa, o que é mais sério do que parece. Treinar com os músculos frios pode causar diferentes danos que são realmente prejudiciais ao desempenho esportivo.

Aquecimento esportivo

O aquecimento esportivo é simplesmente um conjunto de exercícios colocados em prática antes do treinamento a fim de melhorar o desempenho e condicionar os músculos.

Assim como o nome sugere, o aquecimento significa aumentar a temperatura muscular. A maneira de fazer isso é gradualmente através de exercícios de baixa intensidade e depois de alta intensidade e curta duração; não se trata de ficar cansado antes de começar a treinar.

Homem alongando a perna

Um aquecimento eficaz consiste das seguintes partes:

  • Cardio: para elevar a temperatura dos músculos e poder realizar outros movimentos sem problemas.
  • Mobilidade de articulações: aquecer e dar mobilidade ao nosso corpo. Este passo é importante para se livrar das bolhas de ar que geralmente se alojam nas articulações.
  • Alongamento: alongar por segmentos os tendões, os ligamentos e os músculos. É importante destacar que dedicar muito tempo de alongamento pode afetar negativamente o desempenho muscular (por este motivo os alongamentos para melhorar a flexibilidade são feitos no final do treinamento).

Desta maneira, um aquecimento que não atenda a esses requisitos pode ser considerado um aquecimento incorreto uma vez que não iria cumprir todos os exercícios necessários para aumentar o fluxo sanguíneo e a temperatura corporal.

Benefícios do aquecimento

O aquecimento é necessário para prevenir dores ou cãibras, mas também proporciona muitos outros benefícios que, sem dúvida, te farão mudar de opinião sobre pular o aquecimento:

  • Melhora a propriocepção e os processos psicomotores.
  • Aumenta os níveis de força.
  • Promove o fluxo de sangue.
  • Melhora a condição respiratória, a transmissão de impulsos nervosos e os reflexos.
  • Aumenta a capacidade de atenção e de coordenação.
  • Distribui a energia nos músculos de acordo com os exercícios.
  • Aumenta a velocidade de contração muscular.
  • Desperta a mente e o corpo.

O que são lesões esportivas?

É importante levar em conta que uma lesão esportiva não é a mesma que qualquer outra lesão. Basicamente, as lesões esportivas são aquelas que ocorrem durante o exercício e têm um diagnóstico e tratamento diferentes das demais.

As lesões esportivas podem ocorrer por vários motivos: má execução do exercício, acidente, queda ou falta de aquecimento. Existem diferentes níveis de gravidade de uma lesão, no entanto é aconselhável evitá-las a todo custo.

Risco de lesão

Ao fazer exercícios muitas partes do corpo ficam sob pressão, como os músculos, os ligamentos ou as articulações. É de nossa responsabilidade usar todos os meios para garantir que nenhum dano lhes aconteça.

O aquecimento é importante no exercício porque é o que prepara o corpo para a atividade física. Além disso, ao aquecer os músculos obtemos uma melhor capacidade da articulação em extensão e contração, o que proporciona menor risco de lesão.

Iniciar uma atividade física sem aquecimento coloca seus músculos sob risco de danos como encolhimento de tendões, ruptura do tendão de Aquiles, e muitas outras lesões que podem afetar seriamente o seu desempenho atlético.

Aquecer bem para correr menos risco

O aquecimento adequado deve durar no mínimo 15 minutos e no máximo 20. Como você pode ver, não demora muito, então não há razão para treinar com os músculos frios e expor-se a lesões, cãibras ou dores.

Homem correndo perto do mar

Para que o aquecimento garanta uma prevenção de lesões ideal, deve ser bem realizado; não basta colocá-lo em prática por obrigação. 

É importante destacar que nem todos os corpos têm o mesmo sistema: pode ser que, para você, 10 minutos de aquecimento seja suficiente ou que seu corpo precise de mais por causa do seu condicionamento.

Por este motivo, preste atenção ao seu corpo; se você aquecer por 15 minutos e ainda sentir os músculos frios, é recomendável que você aqueça um pouco mais.

Os exercícios de aquecimento são muito simples; no entanto, conforme o atleta progride no esporte, os aquecimentos devem variar. Pode-se pode chegar a um ponto em que um simples aquecimento acabe não despertando os músculos.

Uma lesão significa um tempo de recuperação em que você não poderá fazer atividades físicas. Além disso, uma vez recuperado, você deve ser extremamente cuidadoso para que isso não aconteça novamente. Agora que você sabe disso, é muito melhor que você seja precavido desde já para assim ter menos risco de lesão.