A importância da fisioterapia do sistema locomotor
O aparelho locomotor é responsável pelos movimentos voluntários do corpo. Este aparelho inclui o sistema ósseo e muscular que trabalha junto com o sistema nervoso para realizar os movimentos, sustentar e proteger os órgãos do corpo. Neste post analisaremos o objetivo da fisioterapia do aparelho locomotor.
Fisioterapia do aparelho locomotor
Fisioterapia, de acordo com o dicionário, é definida como o tratamento de lesões por meios físicos, exercícios, massagens ou meios mecânicos. Então a fisioterapia do aparelho locomotor concentra-se no tratamento de problemas nos sistemas esquelético, muscular e nervoso.
O ser humano é composto de diferentes órgãos que são classificados em sistemas. Cada sistema cobre propósitos diferentes e colabora entre si para manter o padrão de qualidade do funcionamento do corpo. O sistema locomotor é composto por:
- Ossos
- Articulações
- Ligamentos
- Músculos
- Tendões
- Cartilagens
Para que tudo isso funcione ocorre a coordenação do sistema nervoso, responsável pela transmissão dos comandos motores. Dessa maneira, os sistemas muscular, ósseo e nervoso trabalham pela mobilidade do corpo e, assim, proporcionam a independência funcional do ser humano.
Nós somos movimento
Muitas pessoas pensam que a coisa mais importante para o ser humano permanecer vivo é água e comida. Isto é verdade, sem comida ou água, o corpo deixa de funcionar.
No entanto, desde os tempos pré-históricos o homem teve que sair para procurar comida e água para sobreviver. Ou seja, para nos manter vivos, o sistema locomotor desempenha um papel extremamente importante.
Sem um bom funcionamento deste dispositivo, o humano não poderia fazer tudo o que ele tem que fazer para satisfazer suas necessidades básicas.
Hoje em dia o trabalho, os estudos, o transporte e todos os elementos que compõem o dia a dia fazem com que o aparato locomotor se desgaste. E até mesmo a negligência disso, já que as energias estão focadas em cumprir todas as responsabilidades.
A verdade é que somos movimento, e se não houver movimento você não pode alcançar as ferramentas necessárias para viver.
O que pode acontecer
Muitas vezes o corpo é exposto a situações que podem afetar seu funcionamento. Há situações que podem causar sérios danos ao sistema locomotor, bem como contextos que causam danos graduais.
Independentemente de qual for o caso, o sistema musculoesquelético é danificado ou desgastado por posturas inadequadas em que o corpo não deve ser colocado.
Essas posturas ruins podem causar dor nas articulações e nos músculos, dores de cabeça, torções, lesões ou fraturas. Portanto, é importante evitar o excesso de posições que são prejudiciais ao corpo.
Também é importante ir devagar se existem certas demandas que o corpo não está acostumado (como no caso de certos esportes, dança, atividades recreativas, etc.). Ao iniciar qualquer atividade devemos ter extremo cuidado.
A cadeira é sua pior inimiga e você não sabia
A boa notícia é que a fisioterapia é responsável por corrigir esses problemas. Naturalmente, é melhor prevenir e ter cuidado com o corpo. É totalmente compreensível que existam situações que não são muito benéficas mas que não podem ser evitadas, e o truque é tentar diminuir o impacto destas.
Existem algumas pequenas alternativas que você pode incluir no seu dia a dia:
- Mude a sua cadeira de escritório para uma bola de Pilates: esta alternativa é mais para pessoas que trabalham em escritórios e que passam a maior parte do dia sentado. Sim, parece estranho ter que usar uma bola de pilates como cadeira.
A razão é que o corpo humano não foi projetado para ficar sentado tanto tempo. Estar sentado a maior parte do tempo pode causar danos às articulações e músculos devido à má postura que é adquirida quando ficamos sentados o dia todo.
Agora, a bola de Pilates muda isso completamente, já que você terá que fazer movimentos de vez em quando para manter o equilíbrio, o que melhora a circulação, alinha a coluna e evita posturas ruins.
- Realizar alongamento diariamente: para manter o sistema locomotor em bom estado é benéfico alongar ou praticar Yoga, Pilates, lutas, entre outras disciplinas. Como os alongamentos aumentam o fluxo sanguíneo, eles oxigenam e fortalecem os músculos, articulações e ligamentos.
- Descansar o necessário: sim, tão simples assim. Se sua rotina é muito exigente em um nível físico, é imperativo que você descanse o que o corpo precisa para evitar dores musculares.
Fisioterapia para o resgate
Há circunstâncias em que você deve recorrer a um fisioterapeuta. Há danos ao sistema locomotor que devem ser tratados por um profissional. Temos como exemplo casos de patologias como osteoartrite, artrite, síndrome do túnel do carpo, lesões, entre outras.
É importante que você preste atenção aos sinais que o seu corpo emite. Se você tiver alguma dor recorrente em seus músculos ou tendões, vá a um fisioterapeuta. Não espere que a dor piore. A boa notícia é que atualmente a fisioterapia é altamente desenvolvida para tratar com sucesso numerosos casos.
Cuide do seu corpo, especialmente de tudo relacionado ao sistema locomotor. Sem o seu bom funcionamento, você não poderá desfrutar de atividades diárias. Além disso, se algo sério acontecer, não hesite em ir a um fisioterapeuta para corrigir os problemas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.