Os benefícios do esporte para as articulações

· 28 de agosto de 2018
Vários estudos já demonstraram que se alimentar de uma maneira saudável e praticar esportes ao longo da vida traz vários benefícios para a saúde das articulações. Saiba mais a seguir.

Praticar esportes de maneira regular ajuda a prevenir e aliviar muitos dos problemas associados às doenças reumáticas. Por isso, hoje vamos falar sobre os benefícios do esporte para as articulações. São tantos que você vai sentir motivação para praticar esportes diariamente.

As articulações são uniões estruturais entre os ossos. Na maioria das vezes, essas uniões devem permitir o movimento, sendo locais em que os extremos dos ossos se encontram e onde existem diferentes tecidos que ajudam a mantê-los unidos.

Existe uma grande variedade de doenças que afetam as articulações. Entre elas, estão a dor articular e a inflamação articular, que é conhecida como artrite. Praticar esportes, normalmente, ajuda a diminuir a incidência desse tipo de doença.

Benefícios do esporte para as articulações

Como comentamos, praticar esportes ajuda a preservar e proteger diferentes partes de nosso organismo como os ossos, o sistema locomotor, os músculos, ligamentos e cartilagens. Vamos explicar, a seguir, os benefícios do esporte para as articulações.

  • Fortalece os músculos e demais estruturas que rodeiam a articulação, dando mais apoio e resistência;
  • Aumenta os diferentes espaços de mobilidade da articulação;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Aumenta a resistência física;
  • Ajuda a perder peso, e assim diminui a sobrecarga sobre as articulações.
Mulher alongando

Conselhos para começar a exercitar suas articulações

Para aproveitar os benefícios do esporte para as articulações, é preciso ter uma preparação prévia. Por isso, se você nunca fez esportes regularmente, vamos lhe dar alguns conselhos para que você comece o mais suavemente possível, evitando assim lesões e aproveitando todos os benefícios possíveis. Leve em conta os seguintes conselhos:

Esteja confortável

Usar roupas confortáveis e sapatos esportivos é o primeiro passo para começar. Além disso, você precisa se hidratar bem e proteger-se do sol para evitar queimaduras. Leve sempre cerca de um litro e meio de água para se hidratar durante a atividade física.

Mulher fazendo exercício ao ar livre

Comece com pequenas caminhadas

Para praticar esportes, você pode começar caminhando 10 ou 15 minutos, cerca de três vezes por semana. Além de não ser um exercício pesado, você pode considerá-lo como um pequeno passeio, o que te ajudará a se motivar. Conforme os dias vão passando, você vai perceber que pode caminhar mais e mais, sem precisar forçar o organismo.

Inclua algumas atividades de resistência

Caminhar é um exercício aeróbico que ajuda a ganhar resistência física. No entanto, para melhorar a massa muscular e fortalecer os músculos e articulações, é preciso incluir algumas atividades de resistência, usando halteres não muito pesados por exemplo.

Evite praticar esportes depois de comer

Com certeza fazer atividades físicas logo cedo fará com que você se sinta melhor durante o dia. Se não conseguir treinar de manhã, ainda assim o ideal é evitar fazer exercícios nas hora antes de dormir, já que isso ativará seu organismo e atrapalhará o sono.

Mulher preparando uma refeição saudável

Evite exercitar articulações sensíveis ou inflamadas

Ao terminar de praticar esportes, podemos massagear a articulação aplicando temperaturas frias, com gelo, por exemplo. Como conselho, nunca aplique temperaturas quentes sobre uma articulação inflamada.

Lembre que a dor é um aviso

Se você sentir alguma dor ao fazer atividade física, pense no que pode estar ocasionando a dor e procure evitar de repeti-lo no futuro.

Depois da atividade, é normal ter cansaço e dores leves

Esse incômodo deve desaparecer, e muitas horas depois do exercício você deve se sentir igual a antes de começar a atividade. Caso isso não aconteça e a dor persista, você precisa parar, já que provavelmente você terá que mudar a intensidade ou a frequência do treinamento.

Concluindo, é preciso ter cuidado na hora de praticar exercícios, fazê-lo de forma constante e com a intensidade adequada. Assim, você poderá aproveitar os benefícios do esporte para as articulações.