6 exercícios de Pilates que farão a diferença

· 9 de dezembro de 2018
Uma das maneiras de exercitar o corpo que ganhou grande relevância nos últimos anos é a prática de Pilates. Conhecer alguns exercícios irá ajudá-lo a incluí-los em suas sessões de treinamento e desfrutar dos seus benefícios.

Os exercícios de Pilates mudaram a maneira que treinamos, porque incorporam a mente ao exercícios físico e ajudam a adquirir controle sobre o corpo e consciência corporal.

Sem dúvida, eles se tornaram o principal aliado de inúmeras pessoas para alcançar um corpo estável, firme e equilibrado. Por este motivo, indicamos a seguir alguns exercícios de Pilates que farão a diferença e o ajudarão na prática de  exercícios.

Benefícios de praticar Pilates

Mulher fazendo exercício de Pilates

Os benefícios do método são percebidos claramente por aqueles que praticam esta disciplina como um treinamento para o corpo.

Além de ajudar a queimar calorias e perder peso, também molda seu corpo e estimula o fortalecimento dos músculos, fazendo você ficar mais tonificado. Outros benefícios são:

  • Corrige a postura corporal: os exercícios de pilates ajudam você a manter suas costas retas e seu estômago contraído. Isto evita dores na área lombar e te faz parecer estilosa.
  • Proporcionam maior flexibilidade: o alongamento fornecido pela prática deste método mantém seus músculos em forma, preparando-os para outras atividades.
  • Aumenta os níveis de energia, melhorando a circulação e estimulando uma técnica de respiração correta.
  • Ajuda a manter o corpo relaxado, induzindo um melhor descanso. Também melhora o autocontrole para que você aprenda a lidar com suas emoções, sensações e sentimentos.

Sem dúvida, oferece um bem-estar físico e mental que aumenta a autoestima, melhorando a forma como concebemos o nosso corpo.

6 exercícios maravilhosos de Pilates

Uma das vantagens de exercícios de Pilates é que você pode fazê-los durante seu descanso ou na sua academia preferida.

Abdômen fortalecido

Fazer este exercício é muito simples e ele traz grandes benefícios. Deite-se de costas, flexione as pernas próximas ao ao peito. Pegue seus joelhos com as mãos e estenda as costas pouco a pouco.

Então, junte suas pernas levando-as para cima e para frente. Além disso, estique os braços para os lados com movimentos acelerados, nunca esquecendo de inalar e expirar. Você pode fazer até cinco repetições.

Alongamento ou roll-up

Trabalhe os abdominais, os ombros e as pernas com este exercício simples. Você só tem que sentar em um tapete e esticar as pernas.

Uma vez nesta posição, tente tocar seus pés com as mãos, tentando manter a tensão muscular em todos os momentos. Tente fazê-lo por quinze segundos em repetições múltiplas. Ele é ideal se você é iniciante no mundo do Pilates.

Fortalecimento da cintura

Para fortalecer a cintura com exercícios de Pilates, você deve se sentar com as costas retas, braços esticados e pernas abertas. Em seguida, gire o tronco para a direita tentando agarrar o pé esquerdo com a mão direita.

Agora, faça o mesmo movimento com o outro lado do corpo. Repita aproximadamente 5 vezes para cada lado. Este exercício é também conhecido como “A serra”.

Flexões

Muitos métodos de exercício usam as flexões, já que trabalham a parte superior de forma muito eficaz. Para fazê-la corretamente, deite-se de bruços em um tapete ou esteira de exercício.

Descanse os joelhos no chão, mantendo suas costas e pescoço reto, e apoie as mãos com os braços esticados. Vá lentamente dobrando os cotovelos. Repita o processo 10 vezes. Para maior resistência, deixe suas pernas esticadas completamente, com o apoio dos pés.

Tonificação

Alunas em uma aula de Pilates

Para manter os músculos de seus braços e pernas tonificados, deite-se no chão. Em uma posição confortável, levante os glúteos, tirando-os do chão, e levante também a perna direita de modo que ela fique suspensa. Alterne a perna e repita até 10 vezes para cada lado.

Fortalecimento da área lombar

Para trabalhar esta parte essencial do corpo, você deve deitar-se em seu tapete de exercício de costas. Então, apoie os braços estendidos e levante as pernas por cerca de 10 segundos sem tirar os glúteos do chão. Isto irá fortalecer a área lombar para evitar lesões em outras atividades. Realize várias repetições.

Realizar exercícios de Pilates o ajuda a manter a forma fisicamente e mentalmente. O melhor de tudo é que você pode fazê-los no conforto de sua casa, na academia ou em um instituto especializado no método. Atreva-se a prová-lo, você não vai se arrepender.