Treine tríceps apoiando seus braços em uma cadeira
Existem centenas de exercícios para fortalecer os braços, e muitos deles sequer precisam de um equipamento profissional. A seguir, mostraremos como você pode trabalhar seus tríceps usando apenas uma cadeira. Ideal para um treino em casa!
Como treinar tríceps: aprenda sobre o músculo
O tríceps é um músculo que todos querem trabalhar para tê-lo bem marcado. No entanto, antes de fazer qualquer exercício, é preciso aprender um pouco sobre o músculo. É composto por três partes e seus objetivos são girar, separar e estender o braço, lançar objetos e empurrar.
É muito importante trabalhar os tríceps não apenas por uma questão estética, mas também para melhorar a força, melhorar a postura, ter uma melhor coordenação dos braços, proteger as articulações do cotovelo e do ombro e evitar a contratura cervical.
Treine tríceps com uma cadeira
Existem muitos exercícios que podem ser úteis para treinar os tríceps, alguns deles requerem elementos especiais – como discos, pesos ou barras – e outros simplesmente precisam de um apoio, como uma cadeira.
O bom dessa última opção é que não precisamos pagar uma academia, já que podemos treinar em casa com o que tivermos à disposição. Dessa forma, iremos trabalhar o músculo, desenvolver força e teremos mais coordenação e equilíbrio. Algumas opções:
1. Flexão de braços na diagonal
A primeira coisa que você deve fazer é colocar a cadeira em um local confortável e com certo espaço para se movimentar sem problemas. Em seguida, apoie as duas mãos na borda do assento e estique as pernas. Isso deve ser feito de forma que o corpo fique em diagonal com relação ao solo.
O próximo passo é flexionar os cotovelos e fazer as famosas flexões de braços que todos nós conhecemos. O tronco deve se mover para frente e o rosto chegar o mais perto possível das mãos.
2. Flexão de costas usando uma cadeira
Outra das opções para trabalhar os tríceps com uma cadeira e que não precisa de muito espaço. Fique de costas para a cadeira e apoie as duas mãos nos cantos dianteiros do assento. Desça o tronco e “ande” alguns passos para a frente.
A ideia é que as coxas fiquem paralelas ao chão, as costas bem retas e os pés fixos a todo momento. Quando os braços estiverem flexionados, os cotovelos devem apontar para trás. Mantenha a postura por alguns segundos e estique os braços, levantando também o corpo.
3. Flexão com duas cadeiras
Para realizar este exercício – cujo nome é tríceps afundo – você precisará de duas cadeiras, uma na frente da outra. Comece como o anterior, de costas para uma delas e colocando as duas mãos na borda do assento. Levante uma perna e apoie na outra cadeira até a altura das panturrilhas.
Flexione os cotovelos e abaixe o corpo, levando as costas para a cadeira de trás e as coxas o mais próximo possível do chão. Conforme você for cumprindo com as repetições determinadas, você estará trabalhando tríceps, peitoral, ombros, trapézios, antebraços, punhos, lombares, abdominais, pescoço, glúteos e dorsais… Muito completo!
4. Exercício com cadeira e halteres
Você não precisa gastar dinheiro em halteres para realizar este exercício… Basta encher uma garrafa de plástico com areia ou água! Ou você pode até usar pacotes de arroz, açúcar ou qualquer outro alimento que tiver em casa.
Para realizá-lo, sente-se na cadeira com as pernas abertas e o tronco levemente para a frente. Pegue o haltere – ou seu substituto – com a mão direita e apoie o tríceps na coxa. Abaixe o braço até que ele chegue o mais próximo possível do chão. Mude de lado depois de completar todas as repetições.
Você sempre tem a opção de inovar usando o que tem em casa e treinar a qualquer hora do dia. Com uma cadeira e um pouco de espaço, que pode ser na sala, na varanda ou no jardim, construa seu treino e trabalhe a área do corpo que mais lhe interessa.
Se a sua ideia é fortalecer os tríceps, com esses exercícios você conseguirá em menos tempo do que o esperado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Vidal, A. F., Drakos, M. C., & Allen, A. A. (2004). Biceps tendon and triceps tendon injuries. Clinics in Sports Medicine. https://doi.org/10.1016/j.csm.2004.06.001
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.