5 posturas de Yoga para aliviar a dor lombar

15 de janeiro de 2019
Existem remédios caseiros, exercícios e medicamentos para reduzir a dor nas costas, mas uma solução muito eficiente é fazer certas posturas de Yoga; há uma grande variedade de posturas que estimulam a região lombar e assim liberam a tensão acumulada.

Se há um lugar onde o ser humano tende a sentir dor é na região lombar. Seja por ficar muito tempo sentado ou em pé, pelo desgaste, pela falta de lubrificação nas articulações, entre outras razões, o que é fato é que essa geralmente é uma dor muito incômoda. A boa notícia é podemos tomar atitudes para aliviar a dor lombar.

O Yoga não apenas será um grande alívio para a dor lombar, mas também vai fazer com que você se conecte consigo mesmo. Além disso, vai te relaxar e também mudar significativamente as energias do seu dia. Se você nunca fez Yoga, então chegou a hora. Vamos compartilhar 5 posturas de Yoga para aliviar a dor lombar!

Posturas para aliviar a dor lombar

1. Salamba bhujangasana

Esta postura, escrita em sânscrito como Salamba bhujangasana, é uma postura bastante acessível para qualquer pessoa. Ou seja, não é necessário ser extremamente flexível nem ter muita resistência para fazê-la.

Salamba bhujangasana

Essa postura de Yoga que é capaz de aliviar a dor lombar também é chamada de postura da esfinge. Nessa postura a coluna é alongada, os músculos abdominais são estimulados e a circulação é melhorada. E, algo ainda mais importante, ela rejuvenesce e libera a tensão na região lombar.

A execução da postura da esfinge é muito simples: deite-se de bruços com a barriga apoiada no chão e as pernas estendidas. Então, levante o peito com os antebraços no chão; você deve olhar para a frente e manter os ombros para baixo.

2. Supta Matsyendrasana

Supta Matsyendrasana em sânscrito significa ‘o senhor supino dos peixes’. Ou, como se diz em português, a ‘torção da coluna’ é uma postura de Yoga altamente recomendada para alongar as costas e relaxar os músculos, sendo capaz de aliviar a dor lombar também.

Supta Matsyendrasana

Esta postura também ajuda a diminuir a enxaqueca, libera o estresse e oxigena os músculos. Para fazê-la, deite-se de costas e então dobre o joelho direito, levando-o em direção ao peito.

Coloque a mão esquerda no joelho direito e faça um pouco de pressão contra o chão. A outra perna deve ficar estendida e o outro braço para o lado, simulando assim a figura de um ‘T’.

3. Marjaryasana-bitilasana

A postura do gato e da vaca, ou Marjaryasana-bitilasana é a combinação de duas posturas básicas em qualquer escola de Yoga. Esta posição dá flexibilidade às costas, preparando-a assim para posturas mais difíceis.

Marjaryasana bitilasana

A postura do gato e da vaca fortalece os braços e os pulsos. Ela também tonifica o tronco, alonga o pescoço e ajuda a obter um melhor equilíbrio. Para fazer esta postura de Yoga, você deve ficar de joelhos e apoiar as mãos firmemente no chão.

Comece com a postura da vaca, fazendo uma curva com as costas, e então empurre o abdômen para baixo o máximo que conseguir. Agora, passe para a postura do gato, curvando as costas para cima.

4. Adho mukha svanasana

Essa postura é muito representativa do Yoga, já que faz parte da ‘Saudação ao sol’. É a postura do cachorro olhando para baixo ou adho mukha svanasana. Essa postura fortalece os ossos, pernas e pulsos. Além disso, também ajuda na oxigenação do cérebro, bem como alivia a dor lombar e nas costas.

Adho mukha svanasana

Para fazer essa postura, separe os pés na largura dos quadris e, em seguida, coloque as mãos no chão a uma distância considerável dos pés. Seu corpo deve formar um ‘V’ invertido, a cabeça deve ficar para baixo e você não deve levantar os calcanhares.

No começo, se você não tiver muita flexibilidade, você pode contar com o auxílio de uma cadeira ou de livros empilhados e apoiar as suas mãos neles.

5. Balasana

A Balasana ou postura da criança é uma postura de Yoga muito relaxante e confortável. Acredita-se que esta postura estimula o chakra do terceiro olho, por isso, se você quiser se conectar com a sua espiritualidade, não hesite em praticar essa postura.

Além disso, ela também alinha a respiração com o funcionamento dos órgãos e ajuda a desenvolver a introspecção.

Postura Balasana

Fazer esta postura é muito simples: sente-se sobre os calcanhares e então coloque os braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Agora, incline seu corpo para a frente até que sua testa toque o chão e então descanse nessa posição.

Praticar essas posturas de Yoga sem dúvida vai diminuir a dor e o desconforto na região lombar. Além disso, essas posturas também estimulam outras partes do corpo, de modo que você ganha muito ao praticar essas posturas de Yoga.

É importante que você faça as posturas em um tapete de Yoga ou então sobre uma toalha, dessa forma vai ficar muito mais confortável. É hora de se livrar da dor lombar!

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