Braços firmes: cinco exercícios para reduzir a flacidez dos braços

· 29 de abril de 2019
Com o passar dos anos e a falta de atividade, a pele vai perdendo a força e a suavidade. Isso pode acontecer em diferentes partes do corpo, como os braços. Para prevenir isso, existem exercícios simples e com resultados muito positivos

O exercício constante e uma boa alimentação são a chave para manter um corpo firme, livre de celulite e estrias. Por outro lado, uma má nutrição pode causar sérios problemas de acumulo de gordura. Esses cinco exercícios para reduzir a flacidez dos braços vão evitar que a pele fique caída e descuidada.

Trata-se de um problema que geralmente é mais recorrente nas mulheres. A idade ou uma alimentação baixa em proteínas e alta em gorduras são algumas das causas da flacidez.

A falta de atividade física ou as mudanças bruscas de peso e volume também são motivos. A flacidez pode desagradar muito quem sofre dela, podendo até se tornar um grande problema para a autoestima de quem sofre desse problema.

A chave é uma boa alimentação

Para conservar os braços firmes são necessárias algumas mudanças de hábito. Uma alimentação balanceada à base de proteínas e baixa em gorduras ajuda a manter os músculos fortes. A quantidade e a hora em que os alimentos são ingeridos também é um aspecto a ser levado em conta.

As frituras e os alimentos muito gordurosos são danosos. As proteínas animais, ao contrário, são necessárias sempre. As carnes brancas são baixas em gordura e os peixes proporcionam ômega 3.

A clara do ovo é rica em colágeno e também é muito nutritiva, assim como o queijo de cabra e o requeijão. Por sua vez, a aveia e o arroz integral trazem nutrientes, evitam o acúmulo de gorduras e diminuem a flacidez. As oleaginosas são ricas em gorduras boas e uma excelente opção para saciar a fome.

O excesso de açúcar e sal também é prejudicial. Uma boa hidratação com água ou à base de cremes e óleos naturais é muito necessária.

Programa de treinamento adequado

Para reduzir a flacidez dos braços, é necessário um programa de treinamento de acordo com as necessidades da pessoa. Daí vem a importância de começar um treinamento que nos ajude a seguir fortes e vigorosos.

Com o objetivo de ficar com braços firmes, recomenda-se realizar um plano de exercícios ao menos três vezes por semana. São treinos que podem ser feitos em qualquer espaço dentro de casa, jardim ou na academia.

Reduzir a flacidez dos braços com pesos ou halteres

Para a realização de exercícios de força, é preciso ter um par de halteres ou pesos entre um e cinco quilos. Eles podem ser substituídos por garrafas de água do mesmo peso.

Não podemos nos esquecer de que todo exercício deve começar com uma boa respiração que ajude a relaxar. Inale pelo nariz, segure o ar no diafragma e, por fim, solte pela boca.

O treino deve ser feito com séries contendo de 10 a 20 repetições. Praticando meia hora por dia você verá resultados em pouco tempo.

Cinco exercícios para reduzir a flacidez dos braços

  1. Voos laterais

O primeiro exercício consiste em ficar de pé sobre o tapete, com as pernas levemente separadas. Levantamos o peso ou os halteres com os braços completamente esticados para o lado. Seguramos por três segundo e depois baixamos.

  1. Com os braços para cima

Pegamos os halteres e esticamos os braços para os lados, na altura dos ombros. Primeiro, levamos um braço para cima, até que fique completamente esticado. Ficamos nessa posição durante três segundos e baixamos.

Depois, repetimos o exercício com o outro braço, intercalando os dois até totalizar três séries de 10 repetições para cada. Essa quantidade de repetições pode ser alcançada pouco a pouco, de forma progressiva.

elevacao lateral

  1. Cotovelos colados ao corpo

Ficamos de pé, com uma perna na frente da outra e as costas retas. Pegamos os pesos e colocamos na frente do corpo, com os cotovelos grudados ao corpo. Nessa posição, esticamos os braços sem tirar os cotovelos do corpo. É preciso fazer três séries de 10 repetições.

extencao de triceps

  1. Braços em ângulo de 90 graus

Com as pernas fechadas sobre o colchonete, pegamos os halteres e levantamos os braços acima da cabeça. Dobramos para trás, flexionando os cotovelos em um ângulo de 90 graus.

É preciso manter a posição de carga natural durante três segundos e voltar à posição inicial. Também devem ser feitas séries de 10 repetições.

exercicio de triceps em casa para reduzir a flacidez dos braços

  1. Com as costas na cadeira

Para esse último exercício pegamos uma cadeira e ficamos de costas para ela, com as mãos apoiadas na borda e os pés no chão. Depois, dobramos os braços até o ângulo de 90 graus e esticamos. As pernas são flexionadas enquanto o estômago se contrai. Essa posição deve ser mantida por três segundos em cada uma das 10 repetições.

Esses cinco exercícios para reduzir a flacidez dos braços vão nos ajudar a nos mantermos firmes e atraentes. Combinados com um bom plano de alimentação, eles oferecem resultados a curto prazo. Faça o teste!

  • IES Dionisio Aguado. Ejercicios de fuerza con mancuernas. Extraído de: http://iesdionisioaguado.org/joomla/images/anibal/fuerzaman.pdf
  • Miguel Vélez Blasco. 2003. Ejercicios de carga natural.  Extraído de: http://fcatletisme.cat/wp-content/uploads/elsexercicisdecarreganatural.pdf