Os 3 melhores ensopados cheios de proteínas

· 28 de abril de 2019
Apenas com uma colherada os ensopados já nos levam de volta ao almoço feito pelas nossas avós. Como é bom lembrar dessa sensação ao mesmo tempo em que ingerimos uma grande quantidade de proteína e nos saciamos de uma maneira saudável!

Parece que os ensopados são cada vez menos consumidos. É uma pena, porque eles têm um grande número de propriedades, saciam e caem muito bem durante os meses mais frios do ano. Por tudo isso, vale a pena passar um tempinho na cozinha para fazer esses ensopados cheios de proteínas.

Outro ponto a favor dos ensopados é que eles podem ser perfeitamente conservados por vários dias. Por serem suculentos e terem caldo, eles voltam a ficar como se fossem recém preparados quando os aquecemos.

É por isso que eles são uma opção a ser considerada se você tiver que preparar marmitas ou congelar alimentos para os dias em que você não tiver tempo para cozinhar.

Receitas de ensopados cheios de proteínas

Neste artigo, propomos três receitas diferentes que você vai adorar. Todas contêm uma quantidade considerável de proteínas, são muito saudáveis e, além disso, podem ser preparadas em menos de uma hora. Tome nota destas preparações e assim inclua os ensopados na sua dieta habitual.

Ensopado de peito de frango com batata e pimentão

O peito de frango é uma das carnes favoritas dos atletas. Isto ocorre porque ele tem 31 gramas de proteína a cada 100 gramas de produto e ao mesmo tempo, quase não contém gordura. Porém, não é comum fazer ensopados com peito de frango, embora essa seja uma opção nutritiva e muito saudável.

Ensopado de peito de frango com batata e pimentão

Neste caso, optamos por um ensopado de peito de frango com batata e pimentão verde. Para fazê-lo, comece picando a cebola e o alho. Então refogue o pimentão.

Depois de cozido, adicione o peito de frango cortado em cubos e uma pitada de sal. Deixe cozinhar em fogo baixo por vários minutos, até ver que a carne está praticamente cozida.

Adicione bastante caldo de carne e as batatas picadas em cubos pequenos. Por fim, cozinhe por 15 minutos em fogo baixo até que o caldo esteja concentrado e as batatas estejam cozidas.

Ensopado de seitan

Quem disse que os ensopados só podem ser de carne? Nossa segunda proposta de ensopado proteico é uma opção vegana e totalmente saudável. Esta receita é perfeita para que as pessoas que preferem não comer carne possam consumir proteínas e apreciar este delicioso prato que é o ensopado.

Neste caso, propomos um ensopado de seitan combinado com cogumelos e tomate. O resultado é um prato saciante, muito saboroso e perfeito para aqueles dias frios em que queremos tomar algo quente.

Ensopado de seitan

O seitan é um substituto da carne, pois contém 24,5% de proteína. Nesta oportunidade, vamos cortá-lo como se fosse carne: corte em pedaços grossos, para que ele não se desmanche na panela.

A primeira coisa que você precisa fazer é cortar a cebola e o alho. Em seguida, adicione os cogumelos para refogar cp, sal a gosto. Por fim, adicione os pedaços de seitan e cozinhe por cerca de 5 minutos.

Uma vez que todos os ingredientes estiverem praticamente cozidos, você deve adicionar o tomate e deixar cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Use bastante tomate para cobrir todos os ingredientes.

Ensopado de vitela com alcachofras

A vitela vem da vaca ou do boi e contém uma grande proporção de proteínas. Mais especificamente, 24% de sua composição é formada por esse nutriente. É por isso que escolhemos este tipo de carne como ingrediente principal desta terceira opção na nossa lista de ensopados cheios de proteínas.

Em relação às alcachofras, é preferível que sejam frescas, para que conservem todas as suas propriedades. Escolhemos este vegetal como acompanhamento para a vitela porque ele é rico em fibras, tem poder diurético e, além disso, tem um baixo teor de calorias.

ensopados com proteínas: vitela com alcachofras

A primeira coisa que você precisa fazer para preparar esse ensopado é limpar as alcachofras. Você deve trabalhar rapidamente para que elas não se oxidem. Deixe-as de molho por alguns minutos para que fiquem completamente limpas.

Então você deve refogar a carne e adicionar a cebola picada. Ao contrário do seitan ou do frango, a vitela leva mais tempo para cozinhar. Se os cubos forem grossos, recomenda-se cozinhá-los em fogo baixo para que assim a parte de dentro não fique crua.

Em seguida, adicione as alcachofras e cubra todos os ingredientes. Você pode fazer isso com caldo de carne ou então usar água e um cubo de caldo de carne ou legumes. Como etapa final, deixe reduzir em fogo baixo por meia hora e sirva enquanto ainda estiver quente.

Todos esses pratos de ensopados oferecem todos os benefícios que podemos obter dos nutrientes. Certamente também não podemos nos esquecer de que eles são deliciosos!